Jump to content

C - Ficheiros em pastas

Nat0ne
 Share

Recommended Posts

Como não tenho muita experiência em API's vou-te deixar uma solução um pouco rudimentar mas funcional.

Começar por ter uma string apenas com "dir" (é portável), depois pedes o path da pasta e depois concatenas (função strcat, por exemplo) à primeira string o que pediste agora. Depois disto, fazes uma simples chamada ao sistema dessa string.

char str[1024] = "dir ";
scanf("%s", &str[4]);
system(str);

Isto é um exemplo, atenção que não aconselho a usar a função scanf.

here since 2009

Muito obrigado pela tua resposta. Mas, eu devia ter sido mais especifico.

Preciso de manipular os ficheiros desconhecidos dessa, portanto de algum modo queria obter o nome deles em strings ou se possivel directamente os apontadores.

Será que me sabes ajudar?

Agradecendo

Nat0ne

Windows ou POSIX (Unix/Linux/MacOSX)?

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Tens que usar as funções FindFirstFile e FindNextFile. Exemplo:

HANDLE hFind;
WIN32_FIND_DATA FindFileData;

if((hFind = FindFirstFile("C:/some/folder/*", &FindFileData)) != INVALID_HANDLE_VALUE){
    do{
        printf("%s\n", FindFileData.cFileName);
    }while(FindNextFile(hFind, &FindFileData));
    FindClose(hFind);
}

Neste caso, a variável FindFileData ficará com os dados sobre o ficheiro, numa estrutura do tipo WIN32_FIND_DATA.

BTW, se quiseres suportar ficheiros com caracteres unicode, tens que saber como usar a WINAPI em modo unicode: http://www.cplusplus.com/forum/articles/16820/

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Olá de novo.

Estou a tentar usar esse código no Microsoft Visual C++ 2010, mas aparece o erro: "cannot convert parameter 1 from 'const char [31]' to 'LPCWSTR".

Coloquei (LPCWSTR) ao lado da string e não dá erro, mas a função FindFirstFile devolve sempre INVALID_HANDLE_VALUE. Como já experimentei este código há algum tempo não me lembro bem, mas aquele asterisco faz parte da string, certo? Não é algo que eu tenha de alterar consoante seja o meu caso...

Agradecendo a resposta

Nat0ne

LPCWSTR é um apontador para chars Unicode. Tens que definir a string como sendo Unicode usando a macro _T().

Experimenta:

if((hFind = FindFirstFile(_T("C:/some/folder/*"), &FindFileData)) != INVALID_HANDLE_VALUE){

E tens que fazer include ao ficheiro Tchar.h para usar a macro _T().

São strings unicode 😉 Em vez de char, é suposto usares TCHAR, que usa ASCII ou Unicode conforme o que sistema onde estiveres a compilar suporte.

http://www.codeproject.com/KB/cpp/api_crt_cpp_lib_et_al.aspx#UnicodeAwareness