Jump to content

C - Ficheiros em pastas

Nat0ne
 Share

Recommended Posts

Como não tenho muita experiência em API's vou-te deixar uma solução um pouco rudimentar mas funcional.

Começar por ter uma string apenas com "dir" (é portável), depois pedes o path da pasta e depois concatenas (função strcat, por exemplo) à primeira string o que pediste agora. Depois disto, fazes uma simples chamada ao sistema dessa string.

char str[1024] = "dir ";
scanf("%s", &str[4]);
system(str);

Isto é um exemplo, atenção que não aconselho a usar a função scanf.

here since 2009

Muito obrigado pela tua resposta. Mas, eu devia ter sido mais especifico.

Preciso de manipular os ficheiros desconhecidos dessa, portanto de algum modo queria obter o nome deles em strings ou se possivel directamente os apontadores.

Será que me sabes ajudar?

Agradecendo

Nat0ne

Windows ou POSIX (Unix/Linux/MacOSX)?

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Tens que usar as funções FindFirstFile e FindNextFile. Exemplo:

HANDLE hFind;
WIN32_FIND_DATA FindFileData;

if((hFind = FindFirstFile("C:/some/folder/*", &FindFileData)) != INVALID_HANDLE_VALUE){
    do{
        printf("%s\n", FindFileData.cFileName);
    }while(FindNextFile(hFind, &FindFileData));
    FindClose(hFind);
}

Neste caso, a variável FindFileData ficará com os dados sobre o ficheiro, numa estrutura do tipo WIN32_FIND_DATA.

BTW, se quiseres suportar ficheiros com caracteres unicode, tens que saber como usar a WINAPI em modo unicode: http://www.cplusplus.com/forum/articles/16820/