Jump to content

Refresh Formulário

João Sousa
 Share

Recommended Posts

Boas Pessoal!

Estou a fazer a minha PAP de final de curso e preciso de ajuda...

O meu programa tem um form principal com uma combobox ligada á base de dados(sql),essa combobox exibe os nomes dos PC's existentes na base de dados.

No programa, o utilizador insere um PC num form de inserção de PC's,e os PC's existentes "supostamente" carregam nessa combobox no form principal.

O problema é que quando o utilizador insere  o PC, a combobox com os nomes não actualiza,sendo necessário fechar o programa e voltar a abrir!!!

Preciso de algum código que faça o refresh do formulário ou da combobox...

Não sei o que hei-de fazer,a minha stôra de Programação também não,preciso mesmo da vossa ajuda!

Obrigado  😄

Hehehe, grande "stôra"...

Mesmo, ahaha.  😄

Para ser mais claro, tens duas opções: Ou tens um button que faz actualização da combobox, chamando, como tu fazes, os dados da base de dados para preencher a combobox, ou então, e esta para mim é a mais viável, no Evento GotFocus da combobox, chamas os dados.  👍

Não gosto dessas duas opções...  👍

Primeiro botão, dá um ar pouco pro à coisa, e de qualquer modo teria de chamar a tal função de preencher novamente a combo.

Segundo, o GotFocus é uma hipotese, mas mais uma vez se calhar em 90% dos casos vais estar a preencher a lista sem necessidade, e tal como na outra opção terá de chamar a tal função.

Por isso vale mais só preencher quando for necessário, e isto é quando é adicionada nova info.  😄

Não gosto dessas duas opções...  👍

Primeiro botão, dá um ar pouco pro à coisa, e de qualquer modo teria de chamar a tal função de preencher novamente a combo.

Segundo, o GotFocus é uma hipotese, mas mais uma vez se calhar em 90% dos casos vais estar a preencher a lista sem necessidade, e tal como na outra opção terá de chamar a tal função.

Por isso vale mais só preencher quando for necessário, e isto é quando é adicionada nova info.  😄

Repara, se a nova info for adicionada num form aparte, terá de utilizar uma das opções que eu disse. (Que eu saiba), porque senão, como faz alteração? Ou há um PerformClick(), ou então o outro exemplo que dei.

Repara, se a nova info for adicionada num form aparte, terá de utilizar uma das opções que eu disse. (Que eu saiba), porque senão, como faz alteração? Ou há um PerformClick(), ou então o outro exemplo que dei.

bioshock, em vez do gotfocus na combobox, sugeria chamar o procedimento no evento "enter" do form...😄 isto por experiência própria, se fizeres no gotfocus, vai estar sempre a carregar escusadamente....enquanto que se for no evento enter do form, carrega quando volta ao form...👍 eheh

ou é má pratica??

CUMPS

"use windows, você merece!"

Ai poderá ser aceitável...

Mas imagina que é uma lista terrível, que cause algum delay, a melhor abordagem será sempre fazer o reload sempre que a lista sofra alterações...

Mas como na maior parte dos casos os dados são poucos, poderemos aplicar o método do Bioshock (o 2º) e/o teu...