Jump to content

datetimepicker - data menos dias?!? [RESOLVIDO]

j.mendes24
 Share

Recommended Posts

boas pessoal a minha duvida é o seguinte:

eu tenho um datetimepicker em que tem uma data. depois tenho uma textbox que vai conter X dias. e ao carregar num botao ele faça a data do datetimepicker - os X dias. e dpeois consiga por o resultado(data) noutro datetimepicker.

fiz-me entender?

Cump´z

O datatype Date tem uma tareia de métodos que te ajudam com qualquer operação com datas que possas imaginar.

Eis uma forma de fazer as coisas:

Dim Dias As Integer = 5
        DateTimePicker1.Value = DateTimePicker1.Value.AddDays(-1 * Dias)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

obrigado Pessoal!

Solução:

Dim Dias As Integer = 5
        DateTimePicker1.Value = DateTimePicker1.Value.AddDays(-Dias)

Se vais pedir os números a retirar numa textbox, faz como eu disse...ou seja, (supondo que é o textbox1, datetimepicker1, datetimepicker2 )

'texbox1 onde inserem os dias a descontar
'datetimepicker1 data a partir da qual descontar os dias
'datetimepicker2 onde ira apresentar a data referente depois de subtraida

datetimepicker2.value = datetimepicker1.value.adddays(-textbox1.text)

CUMPS

"use windows, você merece!"

Se vais pedir os números a retirar numa textbox, faz como eu disse...ou seja, (supondo que é o textbox1, datetimepicker1, datetimepicker2 )

'texbox1 onde inserem os dias a descontar
'datetimepicker1 data a partir da qual descontar os dias
'datetimepicker2 onde ira apresentar a data referente depois de subtraida

datetimepicker2.value = datetimepicker1.value.adddays(-textbox1.text)

Que não é uma boa prática.

Usa antes:

datetimepicker2.value = datetimepicker1.value.adddays(-Integer.Parse(textbox1.text))

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Que não é uma boa prática.

Usa antes:

datetimepicker2.value = datetimepicker1.value.adddays(-Integer.Parse(textbox1.text))

Depende dos programadores! Devias não subestimar nem rebaixar as pessoas...mostraria humildade...é certo que não sei o que tu sabes, mas também não sou burro nenhum....

Isto para dizer que, eu antes de fazer essa operação iria validar o número, e se possível,  converte-lo para inteiro, como tu dizes em cima....mas claro, o estilo e modo de fazer as coisas, varia de programador em programador....

se calhar estou errado, mas pelo menos aceito sempre correcções com humildade... 😄

Cumprimentos

Nenhum dos métodos é uma boa prática...  😄

Porque ambos vão falhar caso o utilizador na textbox tenha outra coisa que não números...

Se calhar uma boa prática era verificar antes de tentar utilizar o número algo como o TryParse.  👍

E não se chateiem, que não vale a pena.

Depende dos programadores! Devias não subestimar nem rebaixar as pessoas...mostraria humildade...é certo que não sei o que tu sabes, mas também não sou burro nenhum....

Isto para dizer que, eu antes de fazer essa operação iria validar o número, e se possível,  converte-lo para inteiro, como tu dizes em cima....mas claro, o estilo e modo de fazer as coisas, varia de programador em programador....

se calhar estou errado, mas pelo menos aceito sempre correcções com humildade... 😄

Cumprimentos

Bem, que péssima reacção. Há alguma coisa que me queiras dizer e não consigas, para responder desta forma a "não é uma boa prática" ?

@duduml

É um simples reparo, sem segundas intenções.

Se estás a passar a propriedade Text, nunca vai passar mais nada a não ser string, por mais validações que faças à textbox.

As minhas intenções não são, nunca foram, nem hão-de ser, mostrar estar acima ou abaixo seja de quem for.

Não chamei burro a ninguém, nem pouco mais ou menos e se foi, por ti, intrepertado assim, lamento e peço desculpa.

@r00fixxxer, não é dessa prática que estou a falar, mas sim uma das que considero mais importantes, que é operar datatypes iguais ou semelhantes o suficiente.

Isto porque só no VB (salvo seja) é que te é permitido operar inteiros com strings que representem inteiros.

Mesmo no VB, por norma, tenho o Option Strict ligado para que me impeça de o fazer.

Sérgio Ribeiro

Nenhum dos métodos é uma boa prática...  👍

Porque ambos vão falhar caso o utilizador na textbox tenha outra coisa que não números...

Se calhar uma boa prática era verificar antes de tentar utilizar o número algo como o TryParse.  😕

E não se chateiem, que não vale a pena.

lol

eis uma coisa que iria proibir... 😄

quanto a simbolos, há maneiras de ver isso... 😛 como todos vos sabeis...

só há um pequeno pormenor, se o utilizador colocar "-1", aí, deverá somar um dia...

porque o número continua a ser inteiro... - com - dá + ...logo, +1...

Bem, que péssima reacção. Há alguma coisa que me queiras dizer e não consigas, para responder desta forma a "não é uma boa prática" ?

@duduml

É um simples reparo, sem segundas intenções.

Se estás a passar a propriedade Text, nunca vai passar mais nada a não ser string, por mais validações que faças à textbox.

As minhas intenções não são, nunca foram, nem hão-de ser, mostrar estar acima ou abaixo seja de quem for.

Não chamei burro a ninguém, nem pouco mais ou menos e se foi, por ti, intrepertado assim, lamento e peço desculpa.

@r00fixxxer, não é dessa prática que estou a falar, mas sim uma das que considero mais importantes, que é operar datatypes iguais ou semelhantes o suficiente.

Isto porque só no VB (salvo seja) é que te é permitido operar inteiros com strings que representem inteiros.

Mesmo no VB, por norma, tenho o Option Strict ligado para que me impeça de o fazer.

Pronto ribeiro, interpretei mal e sendo assim devo eu pedir desculpa... Peço desculpa.

Abraço

bem que discussao, cada um tem a sua maneira de programar e prontos.

pessoal eu viz como disse que ia fazer so alterei o nome dos DTP e na texbox onde o utiulizador insere os numeros ta controlado para só aceitar numeros. e nao utilo o textbox.text, em vez disso igualei uma variavel ao text caso ele nao seja = " ", e se for a variavel fica = 0

e funciona na perfeição.

Cump´z