Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jarvas

Aplicação para PDA

Mensagens Recomendadas

jarvas

Boas pessoal...

Eu pretendo fazer uma aplicação para correr num pda industrial, para realizar uma assistência de uma reparação que por sua vez  irá a um servidor registar e buscar dados.

Tou a pensar em utilizar o JavaME. Uma vez que vou necessitar de ler o código de barras do aparelho.

Por isso pergunto à comunidade se devo utilizar o JavaME ou escolher outra tecnologia?

Abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Isso dependerá muito das capacidades do equipamento e dos requisitos que tens. Pelo que indicaste, não vejo porque não usar Java, e tendo em conta as alternativas mais comuns creio que Java será a opção mais viável.

Mas pessoalmente, seria complicado eu escolher ou recomendar a alternativa Microsoft, por isso sou certamente parcial.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jarvas

Antes de mais obrigado pela prontidão da resposta...

Também estava mais inclinado para Java. Só que qual o motor de base de dados que usaria?

Seria melhor utilizar o JavaME ou através de JSP?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Se a tua aplicação vai correr dentro do PDA tens de usar JavaME.

Se a tua aplicação vai correr num servidor web e acedes à mesma através do browser do PDA usas JSP.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

JME Vs JSP já é uma questão diferente. Se a base de dados ficar num servidor externo, qualquer base de dados servirá, se a quiseres no PDA, um servidor de bases de dados mais contido será melhor, um HSQLDB no caso de queres bases de dados relacionais ou um DB4O caso pretendas uma base de dados para objectos.

Se quiseres optar por JSP, o que permite uma independência completa do PDA dado que acedes por browser, usar DB4O é capaz de ser uma boa opção dado que eliminas qualquer escrita de SQL ou transformação dos dados.

Sinceramente, JSP ou JME são opções viáveis, se não tens mais requisitos usa o que te for mais fácil/confortável. Eu talvez escolhesse JSP com DB4O como base de dados o que permitiria que a aplicação estivesse disponível em qualquer equipamento, não só PDAs, facilita o desenvolvimento porque o ciclo de desenvolvimento/teste é mais rápido e não estás dependente do PDA ou de um emulador, enfim, sem requisitos que me obriguem a fazer a aplicação especialmente para o PDA, uma aplicação WEB seria a minha escolha. Claro que isto é apenas uma opinião, um MySQL ou um Postgresql serviriam perfeitamente como motor de bases de dados, e tanto JSP com JME permite fazer o que indicaste.

Portanto, tendo em conta que não há muitos requisitos envolvidos e apenas indicaste entre JSP e JME, a minha implementação ira para o uso de Apache Tomcat, JSP para desenvolvimento da aplicação e DB4O para base de dados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jarvas

Para ser franco é a primeira vez que tomo contacto com jsp e/ou javaME.

Pois a intenção era utilizar software livre. Que outro tipo de soluções possíveis conheces?

Pois o objectivo é ter um servidor com as bases de dados e o PDA mesmo na "China" conseguisse ter acesso e "manipula-las".

Pretendia que aplicação não consumisse muitos recursos, pois é para ter um formulário (já com alguns dados preenchidos)e enviar esses dados para o servidor.

Muito obrigadão pelas dicas  :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Com software livre, e consumindo apenas os recursos que o browser requer, além de permitir uma maior mobilidade, acho que a solução de usar JSP ou outra linguagem que permite desenvolvimento WEB é a melhor opção.

Repara, se pensarmos que vais usar o browser, então não precisas de instalar o de te preocupar com o PDA. Fica apenas necessário saber o que usar no servidor, nesse caso, usa o que te é mais familiar. PHP é uma boa opção, é capaz de ser das mais faladas no que toca a desenvolvimento WEB aqui pelo fórum, mas o número de linguagens é enorme.

Não digo que não uses JSP se é isso que pretendes usar, mas se não tens conhecimentos com JSP e tens com Python ou com PHP, então é capaz de ser mais produtivo para ti usar uma que já conheças. Se não conheces nenhuma aí a escolha é completamente livre. Java, Python, PHP, Perl, são tudo linguagens/tecnologias livres. Se recorreres a um servidor de bases de dados como o MySQL, considerando que não vais para JSP porque aí acho o DB4O melhor opção, então tens imensa documentação e informação de como fazer o sistema.

E o teu desenvolvimento resume-se a desenvolver um site, que funcione bem nas dimensões reduzidas do PDA. Tiras o PDA da equação e ficas com mais possibilidades.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jarvas

Eu acho que optar pelo php, porque tenho algumas noções. Do que pelo JSP, que para já teria que aprender tudo.

Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade. :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jarvas

Agora surgiu mais uma dúvida...

Se eu pretender "ler" um código de barras de um determinado equipamento através de uma daquelas "pistolas", conseguirei utilizar php para fazer isso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Todos os leitores de códigos de barras que usei simulam a digitação dos valores por um operador.

Se tiveres o foco numa caixa de texto e leres um código de barras o valor do código de barras é escrito na caixa de texto.

Logo isso não tem a ver com a tecnologia que tu usas dado que nem vais interagir com o leitor.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.