Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

IRX773

Criado "CD" Com Capacidade Para 1 Milhão de Gigas!

Mensagens Recomendadas

IRX773
A empresa Storex Technologias acaba de anunciar uma tecnologia de armazenamento holográfico, em 3 dimensões, que promete ter uma capacidade de 1 PetaByte (1 Milhão de GigaBytes) num disco do tamanho de um CD, DVD ou Blu-Ray, ou seja, um disco de 12 centímetros de diâmetros e 1,2 milímetros de grossura. O armazenamento holográfico é uma tecnologia de onde se espera muito devido a potencialidade de poder armazenar grandes capacidades de informação

Eugen Pavel, cientista, foi o responsável pela criação desta empresa em 2007 e revelou que se tem aplicado muito no desenvolvimento deste produto.

A empresa já registou diversas patentes relacionadas com os mecanismos de leitura e gravação em discos ópticos com capacidade de armazenamento de alta densidade.

Esta não deixa de ser uma noticia curiosa, numa altura em que muitos consideravam os discos ópticos, tal como os conhecemos na actualidade, praticamente em vias de desaparecer sendo substituídos em breve pelas "pen-drives" ou discos rígidos portáteis...

Original

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Não deixa de ser uma coincidência engraçada (ou então, na volta, não é coincidência) terem-no anunciado no mesmo dia que faz 110 anos do nascimento de Dennis Gabor, o pai da holografia. A Google até fez um doodle alusivo ao tema e tudo...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

muito interessante... esta tecnologia promete muito, e se quem a esta a desenvolver conseguir gerir o que fazer e as alturas certas para o fazer poderá não só ganhar muito como dar a ganhar a todos...

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Talvez tenha chegado um pouco tarde de mais e por isso a sua implantação seja limitada a certos tipos de utilização, mas só o tempo o dirá.

O pessoal está a largar os CDs/DVDs para flash drives e afins.

O Bluray deve ser o último formato nesse tipo de suporte.

Tenho curiosidade em saber quando isso sair a nível comercial quem o irá adoptar em detrimento dos SSDs e Bluray...

Talvez tenha alguma utilidade para determinadas indústrias, ou para backups...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Nem vejo o interesse deste CD, sem ser para uma empresa, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas. Actualmente tudo quer flash drive e tem muito mais lógica,seria mais útil evoluírem as capacidades de armazenamento destas mesmas;

O futuro das "mémorias" tem  por definição ser "pequeno" ,original e que permita gravar o maior número de dados possível.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Nem vejo o interesse deste CD, sem ser para uma empresa, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas. Actualmente tudo quer flash drive e tem muito mais lógica,seria mais útil evoluírem as capacidades de armazenamento destas mesmas;

O futuro das "mémorias" tem  por definição ser "pequeno" ,original e que permita gravar o maior número de dados possível.

Vejo eu vantagem. Em casa do meu pai temos alguns terabytes de storage e só tenho medo que os discos se estraguem. Podiamos tentar usar RAID, mas perde-se bastante storage. E como não é prático gravar tudo em DVDs nem em Blu-rays, esta tecnologia era um god-send. :D

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Vejo eu vantagem. Em casa do meu pai temos alguns terabytes de storage e só tenho medo que os discos se estraguem. Podiamos tentar usar RAID, mas perde-se bastante storage. E como não é prático gravar tudo em DVDs nem em Blu-rays, esta tecnologia era um god-send. :D

Possa, tens alguns servidores de companhias aéreas?  :thumbsup:

Fácil, fazes backup para outros discos rígidos. Ficavas com clones de todos... XD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Possa, tens alguns servidores de companhias aéreas?  :D

Fácil, fazes backup para outros discos rígidos. Ficavas com clones de todos... XD

Se me ofereceres os discos, eu não me importo. :thumbsup:

E alguns terabytes hoje em dia não é assim tanto, principalmente se fizeres backup de todos os DVDs que tens, CDs de música, jogos, etc.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Tenho uns 7 ou 8 discos, por isso preciso de pelo menos mais alguns para meter tudo num nível decente de RAID. Not fun (€).

Espera mais uns tempos. Vão sair de 10 TB...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark

Só precisas de um disco extra para paridade, em RAID 4/5, para ter segurança em caso de falha de um dos discos, e a probabilidade de falharem 2 ao mesmo tempo é irrisória.

Desaparecido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Só precisas de um disco extra para paridade, em RAID 4/5, para ter segurança em caso de falha de um dos discos, e a probabilidade de falharem 2 ao mesmo tempo é irrisória.

A lei de Murphy diz o contrário, e a minha experiência pessoal comprova-o ;) Não foi exactamente ao mesmo tempo, mas foi antes de ter tempo de comprar um novo (três ou quatro dias).

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

O problema está em conseguir fazer isso sem discos extras. Já que para meter em RAID é preciso formatar os discos (se não for digam-me como, que estou interessado). ;)

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.