Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Linux 64 ou 32bits

Mensagens Recomendadas

magician

Boas acabei de comprar o Sony Vaio VPC-EA1S1E com processador Inter i3 330, mas como não utilizo Windows mal o tirei da caixa e dei um passeio pelo Windows 7 que ainda não tinha visto decidi instalar o querido Linux xD

Ora foi ai que fiquei na duvida lol embora tenha um desktop com um core 2 dua também a 64bits tenho até agora sempre utilizado S.O de 32bits, pois agora resolvi instalar 64bits dado que até o próprio Win7que vem é de 64.

O (K)Ubuntu tem como referencia de 64bits a AMD64 alias o nome do ISO vem mesmo com AMD, por outro lado o Opensuse vem referenciado como X86_64, tanto uma como outra distro me agradam e são as que normalmente uso embora tenho uma leve preferência pelo (K)Ubuntu devido aos pacotes deb.

É a mesma coisa? Tanto faz um ou outro? A minha pergunta pode ser muito ridícula mas realmente hardware para mim ainda mais arquitecturas de processadores está muito longe de ser o meu forte lol

Desde já agradeço toda a ajuda :)

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Ya, amd64 é o nome original que a amd lhe deu, e que depois a Intel licenciou. x86_64 é o nome genérico para a mesma coisa.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician

Então tanto o Ubuntu como o opensuse vão funcionar bem no meu i3 330?

Já agora alguma contra indicação aos 64bits no linux?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Não deve haver problema. Eu uso 32bit (só tenho 2GB de RAM), mas segundo tenho lido em todo o lado funciona tudo bem.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NCS_One

Boas.

Eu uso o Ubuntu AMD64 num laptop à uns meses e ainda não tive qualquer tipo de problema.

Se a vida te voltar as costas aproveita e apalpa-lhe o cu.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician

Boas.

Eu uso o Ubuntu AMD64 num laptop à uns meses e ainda não tive qualquer tipo de problema.

É o que vou por também mas eu vou antes para o kubuntu que sou mais adepto do kde que do gnome lol

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NCS_One

Por agora estou a experimentar o Gnome mais tarde logo experimento o KDE.

Se a vida te voltar as costas aproveita e apalpa-lhe o cu.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.