Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

kamaliao

Duvidas com pseudocodigo

Mensagens Recomendadas

kamaliao

Bons dias caros programadores, estou a escrever este tópico para saber como lidar com o pseudocodigo.

Agradeço caso haja alguns manuais ou até mesmo aqui no forum!

É fácil de ler, mas falta-me o raciocínio de criar!

Abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Como assim lidar? Pseudo-código não é código, é apenas texto que tu usas para estruturar a resolução de um problema. Uma receita de culinária é tão pseudo-código como qualquer texto organizado com "se... então" e outras construções do género.

A não ser que tenhas um conjunto de regras a seguir, é algo que se escreve de forma livre e sem grande preocupação com o conteúdo, o importante é estruturar correctamente as ideias que tens para a resolução do problema.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
kamaliao

Tenho algumas dificuldades em lidar com este pseudo-código, não consigo perceber o porque de usar(se, então, enquanto etc) e em que situações devo usar, estou a usar o portucol!

abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O pseudo-código é apenas uma forma de dizeres o que o programa deve fazer.

É uma forma intermédia entre a língua (portuguesa neste caso) e uma linguagem estruturada como é uma linguagem de programação.

Se descreveres o teu programa em língua portuguesa, passar essa descrição para pseudo-código é simples.

O se/então é usado sempre que tens uma condição. O enquanto é usado quando tem um ciclo. Etc..

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Como o M6 disse, é uma questão de descreveres o programa em português. Não sei bem como é o portucol a nível de sintaxe, mas tendo em conta o exemplo básico de linguagens como C, tens condições e ciclos escritos como: if; if...else; while; do... while; for; Ao tentarmos passar isto para português é que surgem outros termos como: se; se... então; enquanto; faz... enquanto; para cada;.

Mas cada programador adapta isto da maneira que lhe dá mais jeito, por isso é que falei em se tinhas ou não regras. É comum um professor definir um conjunto de palavras para que todos se entendam, mas no fim, acaba por ser a escolha pessoal do professor a ditar as regras e pouco mais.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.