Jump to content

Sistema de backups ao Microsoft sql express

jomisilva
 Share

Recommended Posts

Boas a todos,

Estou a criar um programa para poder criar rotinas de backups ao sql express, neste momento ja consigo fazer os backups e zipar, mas para finalizar queria poder agendar os mesmos.

Existe alguma forma de criar essa função em vb .net.

jorge silva

Boas,

Eu estou a fazer o backup atraves de sqlcommand. Ate aqui esta tudo ok , consigo fazer manualmente o backup o meu problema e como criar backups agendados, por exemplo tudos os dias a um a determinada hora fazer automaticamente o backup.

Jorge Silva

Podes sempre executar o comando sql para efectuar o backup directamente via código.

Ou podes criar um serviço que funcione com a tua aplicação e que faça o serviço.

Ou podes arranjar uma aplicação de terceiros que faça o mesmo.

Ou até se isso for em windows podes agendar isso.

Boas,

Eu estou a fazer o backup atraves de sqlcommand. Ate aqui esta tudo ok , consigo fazer manualmente o backup o meu problema e como criar backups agendados, por exemplo tudos os dias a um a determinada hora fazer automaticamente o backup.

Jorge Silva

Bem, se a aplicação estiver a ser executa à X horas que definiste então é fácil. Caso não esteja terás que fazer com o agendamento do Windows.

Antes de mais nada vais ter de arranjar um método de "Refrescamento", para que a aplicação faça um refresh ao código para verificar certos aspectos. Neste caso ele vai comparar a hora do sistema à hora que definiste, caso esteja no intervalo de tempo que definiste ele executa X comando.

A outra forma é pelo Windows » Acessórios » Agendar Tarefas.

Já exprimentas-te com código e um comando SQL ? tipo

Dim Cmd2 As New SqlCommand("BACKUP DATABASE [" & TextBox2.Text & "] TO DISK = '" & DirTemp & NomeFich & ".BAK'", CN)

Cmd2.CommandTimeout = 600

Try

Cmd2.ExecuteNonQuery()

Catch ex As Exception

'"* * * Erro ao aceder à base de dados, Backup Cancelado * * * - " & ex.Message

End Try

Onde:

Textbox2 e a base de dados que tu queres (catalogo)

DirTemp é o directorio

NomeFich é o nome da base de dados

CN é a SQLConnection

Queres o codigo do restore tb ? ou usas o software do sql para o fazer ?.

Jorge Rocha