Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

gambas

Desenvolvimento para desktop

Mensagens Recomendadas

Knitter

Isso é quase a discussão do sexo dos anjos. Se procurares no fórum existem imensos tópicos sobre o assunto, todos com longas e profundas dissertações sobre o tema (ou não), e que podes consultar.

Mas resumindo o que neles vais encontrar: cada um recomenda a sua linguagem preferida, logo qualquer linguagem é boa para software, seja Desktop ou outra coisa qualquer. Eu considero Java um boa linguagem para esse fim.

Sem brincadeiras, não há a melhor linguagem ou as melhores, existem bons IDEs para as linguagens mais usadas, existem bibliotecas gráficas que podes usar em muitas linguagens diferentes, enfim, o que não falta por aí são linguagens para desenvolvimento, e todas elas boas para aplicações em Desktop. Se tiveres outros requisitos, como muiltiplataforma, já restringes um pouco a lista mas mesmo aí, tens sempre muitas alternativas.

Talvez Java e C# seja bastante usadas por quem começa. (Lamento aos defensores do VB mas não consigo colocar isso na categoria de linguagem de programação :))

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Ainda bem que nem todos pensam como tu Knitter.

Mas as sondagens falam por si, once again: http://www.tiobe.com/content/paperinfo/tpci/index.html

VB está à frente de linguagens como: C#, Perl, Phyton e Delphi (entre as mais conhecidas).

Com o tempo, vocês habituam-se.  :confused:  :biggrin:

Quanto ao tópico, aconselho claramente o VB.NET. E apesar de não ter qualquer conhecimento prático em C#, posso-te também aconselhar o mesmo para o desenvolvimento de aplicações desktop. Se deres uma pesquisa rápida, irás notar que entre VB.NET & C# a sintaxe é muito parecida. Apenas mais algumas "mariquisses" (  :D )  que o C# possui (Ex: ; { } e afins)

Deixo-te dois links para perceberes melhor:

http://www.macoratti.net/vbn_cshp.htm

http://www.harding.edu/fmccown/vbnet_csharp_comparison.html

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Isto não é uma discussão do sexo dos anjos.

Embora muitas das linguagens possam fazer o trabalho. Nem todas o fazem

mesmo nível.

Eu recomendo que não uses vb.net, como alguém já te recomendou. Recomendo que utilizes algo que possa realmente ser utilizado em várias plataformas.

Já agora o que o tiobe faz, não são sondagens. Uma sondagem é outra coisa, o tiobe utiliza um método baseado em buscas em motores de busca. Que na minha opinião apenas vão medir hype, ligações cruzadas para o mesmo conteúdo. Não é uma forma minimamente objectiva para medir a utilização de uma linguagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedro_kispert

Eu cá recomendo vb.net , linguagem simples (as formulas teem logica no sentido pratico) e eficaz! :smoke:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Isto não é uma discussão do sexo dos anjos.

Embora muitas das linguagens possam fazer o trabalho. Nem todas o fazem

mesmo nível.

Eu recomendo que não uses vb.net, como alguém já te recomendou. Recomendo que utilizes algo que possa realmente ser utilizado em várias plataformas.

Antes de mais, vê este tópico:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=35813

Quanto ao negrito, não me quero alongar muito, mas posso-te adiantar que estou a fazer uma aplicação que tem nível para se integrar nacionalmente em VB.NET. Se podia fazer com outras linguagens? Claro que sim. O que está em causa não é o facto de ser ou não melhor, o que está em causa é demonstrar que o VB.NET é tão capaz como as outras linguagens. O que está em causa é dizimar de vez os pensamentos iguais a: "VB.NET é para amadores"; "VB.NET é para desenrascar.".

Em relação à multi plataforma, então aí estamos de acordo e creio que java possa ser das melhores opções.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
O que está em causa é dizimar de vez os pensamentos iguais a: "VB.NET é para amadores"; "VB.NET é para desenrascar.".

Não vai acontecer (dica: está lá mesmo no nome, básico!)

Comparar VB.Net com C#... vais longe!  ;)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Não vai acontecer (dica: está lá mesmo no nome, básico!)

Tudo o que faças com C# fazes com VB.NET.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Not. Unsafe e fixed.

P.S.: assim de repente, claro; há mais...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Darkblood

Eu gosto de Python. Tem uma sintaxe agradável, suporta várias plataformas, tens bastantes bibliotecas já integradas e tens muitas mais externas. Eu digo isto do Python mas também poderia dizer o mesmo sobre Perl ou Ruby, se bem que eu prefiro a sintaxe do Python.

Podes usar os toolkits gráficos GTK+ ou Qt (que correm em várias paltaformas também) em conjunto com essas linguagens.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

E tu conheces VB.NET ?

Not. Unsafe e fixed.

P.S.: assim de repente, claro; há mais...

LOOOL

O que Unsafe e fixed? Sabes?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

A resposta a essa pergunta é, como o Knitter disse, discutir o sexo dos Anjos...

Daqui poderás ficar com uma ideia das hipóteses que tens, mas a decisão terá de ser tua.

Se pretendes desenvolver unicamente para Windows, aconselho-te a usares algo da Microsoft, em particular C# ou C++.

Se pretendes desenvolver unicamente para Linux, aconselho-te a usares C++, Python e GTK ou Qt.

Se pretendes desenvolver para várias plataformas, aconselho-te a usares Java/RCP, Python.

Algumas das coisas acima não são linguagens de programação mas sim toolkits que são excelente aliados para desenvolver aplicações desktop. Ah, e não estranhes o facto de eu referir o C++ em Windows e Linux mas excluí-los das várias plataformas, é que na verdade manteres a tua aplicação C++ em várias plataformas é uma enorme chatice.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

E tu conheces VB.NET ?

Infelizmente, tive que conhecer no passado.

Não, mandei só a papaia para o ar...  :dontgetit:

Ainda bem que alguém escreveu uma posta sobre isso no meu site pessoal. Interrogo-me sobre quem terá sido...  ;)

Quando um admin faz assumpções precipitadas e idiotas sobre as pessoas, isso diz muito sobre um fórum...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Não, mandei só a papaia para o ar...  :dontgetit:

Realmente não conhecia, pois o VB.NET não tem ponteiros(das poucas coisas que não tem), ou lá como isso se chama, como o C# não tem por exemplo XML Literals (entre outras coisas).

Como só mandaste papaias para o ar, pensei que fossem apenas isso.

Quando um admin faz assumpções precipitadas e idiotas sobre as pessoas, isso diz muito sobre um fórum...

Um admin é um utilizador como outro qualquer, agora chamares-me idiota é não admito que me chames. Respeita os outros se queres respeitado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Um admin é um utilizador como outro qualquer, agora chamares-me idiota é não admito que me chames. Respeita os outros se queres respeitado.

As assumpções sobre pessoas que não se conhece é que são precipitadas e idiotas. Eu não sei o que tu sabes (ou o bioshock, que a resposta foi para ele), logo, não me ia dedicar a uma explicação detalhada, passível de ser entendida como paternalista, sobre os conceitos. De igual modo, esperava que não partissem do princípio que eu não sabia do que estava a falar.

Mas a tua resposta foi:

LOOOL

Penso que, de entre todos os membros, pelo menos os admins deviam evitar este tom gozão e condescendente. Não fica bem ao admin, supostamente uma referência a todos os níveis, e não fica bem a um fórum ter um admin que assim trata os membros. Isto é o meu ponto de vista, claro; o teu, aparentemente, é divergente.

By the way, a minha posta no meu site pessoal é quarto hit no google.pt para a pesquisa "unsafe fixed".

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Penso que, de entre todos os membros, pelo menos os admins deviam evitar este tom gozão e condescendente. Não fica bem ao admin, supostamente uma referência a todos os níveis, e não fica bem a um fórum ter um admin que assim trata os membros. Isto é o meu ponto de vista, claro; o teu, aparentemente, é divergente.

Eu nunca entro em discussões aqui para evitar este tipo de confusões, mas sinceramente não gostei de e acho que não é nada saudável para a discussão, não detalhar e simplesmente criticar. É facil ir ao google e encontrar comentários de outros.

Quando alguém diz:

Isto é, das duas uma: ou gozo ou total desconhecimento (na minha opinião é claro!) Ou achas que é isso que faz o C# ser tão superior ao VB.NET?

Estamos a falar de duas linguagens que um conversor (e existem vários), converte cerca de 99% do código, e em que a própria Microsoft diz serem duas linguagens com as mesmas capacidades e com uma estratégia de co-evolução, onde na versão 2010, as duas linguagens, estão mais próximas do que nunca.

As principais diferenças, pelo que sei, são os Iterators (que o VB.NET não tem) e os XML Literals (que o C# não tem).

By the way, os meus posts sobre XML Literals ocupam o 5º, 6º e 8º lugar na pesquisa em google.pt, e o em google.com  :)

Mas já não respondo mais a este tópico, pois parece que confundem uma opinião pessoal com a de administrador, que perde horas e horas voluntáriamente a tentar trabalhar para uma comunidade. É pena ...

PS: Sempre que respondo como administrador, indico isso!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Começando já pelo fim:

Mas já não respondo mais a este tópico, pois parece que confundem uma opinião pessoal com a de administrador, que perde horas e horas voluntáriamente a tentar trabalhar para uma comunidade. É pena ...

Vê se entendes uma coisa: eu não tenho um problema com a tua opinião. É tua. Eu discordo e tenho a minha. Mas tenho um problema com um admin que responde assim:

LOOOL

Eu nunca entro em discussões aqui para evitar este tipo de confusões, mas sinceramente não gostei de e acho que não é nada saudável para a discussão, não detalhar e simplesmente criticar. É facil ir ao google e encontrar comentários de outros.

Quem é que foi ao Google encontrar comentários de outros? A resposta foi:

O que é falso. Podia ter respondido apenas "é falso". Mas não, até dei o exemplo. Eu não tenho que detalhar; parto do princípio - erradamente, é claro agora - que pessoas que se envolvem nesta discussão conhecem ambas as linguagens. Quando eu não sei do que estou a falar, mantenho a matraca fechada.

Isto é, das duas uma: ou gozo ou total desconhecimento (na minha opinião é claro!) Ou achas que é isso que faz o C# ser tão superior ao VB.NET?

Onde é que eu disse que uma é superior à outra? Relê tudo. O que eu disse é que são incomparáveis. É lógico que se pode obter os mesmo resultados com uma e outra, mas isso aplica-se a qualquer linguagem de alto nível hoje em dia. E usar esse tipo de argumentação é um disparate, também se pode ir de Lisboa ao Porto de bicicleta, mas só quem não joga com o baralho todo o faz.

Se eu tiver que desenvolver um plugin para Excel (que já me aconteceu), podes crer que me vou manter à distância do C#. Se eu tiver que desenvolver um programa de alta performance que trabalhe com arrays gigantes, podes crer que me vou manter à distância do VB. Simple as that.

Estamos a falar de duas linguagens que um conversor (e existem vários), converte cerca de 99% do código, e em que a própria Microsoft diz serem duas linguagens com as mesmas capacidades e com uma estratégia de co-evolução, onde na versão 2010, as duas linguagens, estão mais próximas do que nunca.

Claro que a MS diz isso: eles só não acabam com uma delas, porque não querem que a base de utilizadores pense, sequer, em usar outra fora deles, como Java. Tomara eles poderem acabar com uma delas, mas não podem por motivos comerciais.

As principais diferenças, pelo que sei, são os Iterators (que o VB.NET não tem) e os XML Literals (que o C# não tem).

Há mais (nomeadamente o exemplo que dei, que para mim é um deal breaker), mas admito que essas sejam as que ainda geram mais discussão. Seja como for, e na mesma linha do que disse atrás, é suposto existirem diferenças.

A única coisa que eu defendo, é que uma linguagem que contém Basic no nome nunca vai ser levada a sério. Há razões, nem que sejam meramente históricas, para essa denominação. Se os devs fazem bem ou mal em insistir nessa discriminação é uma discussão palerma: o bom dev sabe que para cada panela há uma tampa.

By the way, os meus posts sobre XML Literals ocupam o 5º, 6º e 8º lugar na pesquisa em google.pt, e o em google.com  :)

Não sabes localizar um site apenas para utilizadores duma dada língua? É fácil, é só ires ao Webmasters Tools do Google e indicares que queres restringir o teu site a um dado país.

Por falar nisso, tens o sistema de tags engatado no teu site. Qualquer tag que contenha espaços dá raia (pelo menos no Firefox). Considera verificar se existem espaços na tag e substituir por %20 antes de os colocar no href dos a.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
(as formulas teem logica no sentido pratico) e eficaz

Formulas?

Vê-se que percebes mesmo disto...

O que está em causa é dizimar de vez os pensamentos iguais a: "VB.NET é para amadores"; "VB.NET é para desenrascar."

E é essencialmente para amadores, amadores que usam window$. Não quer dizer que não se consiga fazer coisas interessantes com vb.net, mas não sou da opinião que seja a solução mais adequada para mais que coisas pequenas, atadas ao window$ e sem grande exigência.

Existem uma série de mitos a respeito do vb.net por causa do seu IDE e por causa da sua popularidade, mas um IDE não é a única coisa que faz com que o desenvolvimento seja rápido (nem há apenas um método único de desenvolvimento rápido), nem a popularidade significa qualidade.

Em relação à multi plataforma, então aí estamos de acordo e creio que java possa ser das melhores opções.

Isso depende de outras coisas, por exemplo há casos em que usar Java é mais complicado e complexo do que usar outras linguagens, há casos em que não temos recursos para usar Java, etc...

PS: Sempre que respondo como administrador, indico isso!

Não és duas pessoas, és apenas uma. Um administrador e um moderador deveriam agir de forma adequada. Ou então não andem por aí a exibir títulos e se o fazem têm que assumir as vossas responsabilidades.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky

E é essencialmente para amadores, amadores que usam window$. Não quer dizer que não se consiga fazer coisas interessantes com vb.net, mas não sou da opinião que seja a solução mais adequada para mais que coisas pequenas, atadas ao window$ e sem grande exigência.

Existem uma série de mitos a respeito do vb.net por causa do seu IDE e por causa da sua popularidade, mas um IDE não é a única coisa que faz com que o desenvolvimento seja rápido (nem há apenas um método único de desenvolvimento rápido), nem a popularidade significa qualidade.

Porque é que VB.Net é para amadores. Eu não sou adepto da linguagem mas reconheço o seu valor. Como linguagem é mais poderosa que Java por exemplo. Java é também para amadores? Quais são os requisitos para uma linguagem deixar de ser amadora?

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Porque é que VB.Net é para amadores. Eu não sou adepto da linguagem mas reconheço o seu valor. Como linguagem é mais poderosa que Java por exemplo. Java é também para amadores? Quais são os requisitos para uma linguagem deixar de ser amadora?

Também não percebo esta onda contra o VB. Podem não gostar, tal como tu também não sou fã da linguagem. Mas tem o seu lugar no mercado e permite fazer muita coisa.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.