Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
GsmCyber

Next & Previous button

Recommended Posts

GsmCyber

Boas,

Estou a desenvolver uma aplicação em C# mas ainda estou muito verde nisto, por isso espero que me possam ajudar.

Para começar, queria saber como é que posso fazer uma aplicação com botões next e previous, tal como nos setups de instalação. Já encontrei uma possível solução, que é escrever this.hide(), newform.showdialog(), no entanto em baixo na barra de tarefas a barra da primeira Form desaparece, e aparece a barra da nova Form, como se abrisse uma nova aplicação e fechasse a outra, e não me agrada esta solução, existe alguma mais simples e eficaz?

Outra coisa que eu desejava fazer, que vem um bocado em encontro do que já falei, era criar umas tabs que indicam a evolução (digamos da instalação, se fosse o caso).

sn-Software_Setup_Tab.gif

Esta imagem serve de exemplo para o que quero. Em cima tem as tabs, que dá para seleccionar, mas o que eu queria era umas tabs que não dessem para seleccionar, e quando carregasse no botão de Seguinte da minha aplicação, a tab mudava, ou seja, se tivesse no início mudava de "Passo 1" para "Passo 2".

Resumidamente e basicamente o que desejo é fazer uma aplicação muito semelhante à interface do setup de instalação de uma aplicação, como já tinha referido. Já agora posso dizer que a aplicação final seria um protótipo de venda de bilhetes de cinema.

Cumprimentos e Obrigado

softklin

Existem várias abordagens à situação: uma delas é, como pensaste, usar o tabcontrol para fazer de wizard, e ir avançando as diversas tabs.

Outra maneira, que dá um pouco mais de trabalho, mas fica com o efeito exactamente que queres, é usar panels. Cada panel é um "ecrã" do teu "setup", no qual tens os teus botões, opções, etc. Se os criares por ordem decrescente, isto é, do ecrã final para o inicial, os teus botões next e previous resumem-se a invocar o método hide() e show() de cada panel, tal como imagens em camadas no Photoshop, por exemplo.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

GsmCyber

Obrigado pela resposta!

Já consegui fazer o que queria, agora não consigo é bloquear a tabcontrol, ou seja, não queria que desse para selecionar as tabs, mas a única coisa que consigo fazer é bloquear tudo, ou seja, a tab e todos os controlos sob aquela tab. Alguma ideia de como fazer isso?