Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pwyll

PAP framework

Mensagens Recomendadas

Pwyll

Nao sei se ja foi falado alguma vez ou ate mesmo se existe (sinceramente nao procurei ) mas o que acham de criar uma PAP Framework em VB.NET ?

Quando se programa qualquer programador comeca a ter frameworks proprias por uma questao de facilidade e de rapidez no dia a dia de trabalho.

A comunidade poderia usar os pedidos de esclarecimento para ir criando essa propria framework e ser um projecto open source da comunidade.

P.S. Se estiver off-topic, desde ja o meu pedido de desculpas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Cheira-me a vaporware, como alguém uma vez chamou a este tipo de coisas (Heckel ?)

De qualquer maneira, o que tinhas em mente, especificamente?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pwyll

Existem certos pedidos de esclarecimento que sao uma constante, tipo :

Ler dados de uma base de dados

Ligacao a uma base de dados

Ler ficheiros de texto

Preenchimento de combos, etc

Colocar os dados prontos para serem inseridos num statement de SQL etc

Pegar nos pequenos exemplos de codigo que sao colocados aqui e ali e comecar por criar uma classe shared, e quem sabe evoluir a partir dai.

Exemplo simples:

Public Class PapFramework

Public Enum DataTypeEnum As Integer
        [Text] = 0
        [int] = 1
        [Decimal] = 2
    End Enum

Public Shared Function SQLValue(ByVal pValue As Object, ByVal pType As DataTypeEnum, Optional ByVal SemPlicas As Boolean = False, Optional ByVal pReturnsNulls As Boolean = False, Optional ByVal pMaxLen As Int16 = -1) As String
        Dim res As String = ""
        Dim temp As String = ""
        temp = CStr(pValue)
        If pReturnsNulls AndAlso (pValue Is Nothing OrElse pValue Is DBNull.Value) Then Return "NULL"
        Select Case pType

Case DataTypeEnum.Text
                If pMaxLen >= 0 Then temp = temp.Substring(0, pMaxLen)
                res = IIf(SemPlicas, "", "N'").ToString & temp.Replace("'", "''") & IIf(SemPlicas, "", "'").ToString

Case DataTypeEnum.Int
                If temp.ToUpper = "TRUE" Then pValue = "1" ' por causa das checkbox ligadas a campos do tipo Bit (Boolean)
                res = CInt(pValue).ToString

Case DataTypeEnum.Decimal
                If CDbl(pValue) = 0 Then Return "0"
                If temp.LastIndexOf(",") > temp.LastIndexOf(".") Then ' se o separador decimals usado foi a virgula
                    temp = temp.Replace(".", "").Replace(",", ".")
                Else ' se o separador decimals usado foi o ponto ou nenhum
                    temp = temp.Replace(",", "")
                End If
                res = temp

' outros data types

End Select

Return res
    End Function

end class

Apesar de pensando um pouco concordo contigo quando dizes que te cheira a vaporware

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Acho que isso é mais interessante a nível pessoal. É uma boa ideia guardar bocados de código numa classe com métodos estáticos, ou mesmo um snippet.

Agora como um projecto, creio que não valha a pena para distribuição. Tinhas de te preocupar com algumas situações, por exemplo, ter o cuidado de separar as diversas classes em packages/namespaces, optimizar o código para ter um nível de abstracção apropriado para considerar o maior número de casos, etc.

Mas isto sem te querer desencorajar, é apenas a minha opinião.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pwyll

Foi apenas uma ideia ( se calhar nao muito boa ) para "facilitar" o desenvolvimento de algumas aplicacoes.

A nivel pessoal apenas evoluo as frameworks que ja tenho e que fazem parte de todos os meus projectos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.