Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

mribeiro

[Projecto] Meos Canais

Mensagens Recomendadas

mribeiro

Olá malta,

(Não sei se é aqui que se colocam os projectos, se não for, peço desculpa...)

acabei a pouco de fazer um projecto pessoal, mas quero que fique como deve ser e em condições, ou seja, preciso das vossas críticas e sugestões.

Este programa serve para ver a programação dos canais presentes no pacote MEO.

Já deve de andar aí muita aplicação deste género, mas pronto, é mais uma...

Basta sacarem pelo link abaixo e descompactarem num lado qualquer e correrem o "Meos Canais" (sempre com a pasta lib junto). A primeira vez que o abrirem irá criar um ficheiro "fav.lst". Este ficheiro guarda os vossos canais favoritos que podem ser configurados em "Definições"->"Favoritos"

Fico à espera de feedback :D

Link de download : http://36dp.sl.pt

Build 2:

NOTA: Esta build tem uma GRANDE falha de segurança que ainda não tratei (caso usem o Pond, a password fica em plaintext no ficheiro pond.properties).

Melhorias:

--> Feedback na obtenção de canais / Programas / Envio de recomendação

--> Possibilidade de enviar para o SAPO Pond a recomendação de determinado programa

--> Inclusão de mais umas imagens

--> Tratamento de alguns bugs

--> Spinners apenas permitem input por rato

Preciso de ajuda em:

--> Validar datas introduzidas (não sei porque mas não consigo "apanhar" o evento lostFocus dos componentes)

--> Permitir input nos spinners por teclado (o problema q tive e que apenas quando se clica noutro componente editavel é que assume o valor....)

Build 2.1:

Correcções:

--> Falha de segurança corrigida (no entanto se ainda houver alguma falha avisem :( )

Preciso de ajuda em:

--> Validar datas introduzidas (não sei porque mas não consigo "apanhar" o evento lostFocus dos componentes)

--> Permitir input nos spinners por teclado (o problema q tive e que apenas quando se clica noutro componente editavel é que assume o valor....)

--> Codificar correctamente strings (com acentos e c cedilhado) para enviar para o Pond (se alguém já o fez para o twitter, é igual :) )

Build 2.2:

Correcções:

--> Filtragem de incoerencias existentes no serviço EPG da SAPO

--> Melhoria nos posts do Pond

Preciso de ajuda em:

--> Codificar correctamente strings (com acentos e c cedilhado) para enviar para o Pond (se alguém já o fez para o twitter, é igual :) )

Build 2.3:

Correcções:

--> Encoding correcto da String para o SAPO Pond

Preciso de ajuda em:

Mais uma vez, bugs e feedback são muito bem vindos :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

• Todos os menus devem conter um item do menu. O menu sobre fica "pendurado" quando se clica porque não é um item, coloca um item nesse menu.
  • Não há qualquer feedback sobre a actualização, não sei se os dados estão a actualizar ou não.
  • A janela não permite redimensionar, o que neste caso afecta a utilização da aplicação, em certas situações dá jeito poder aumentar a janela, especialmente a ver os nomes dos episódios.
  • Dá para colocar horas inválidas, sem que me seja dada informação sobre isso, as cores não são suficientes
  • Para algo tão simples, a interface parece forçada, por exemplo: as datas podiam ser automáticas sem estarem na interface principal.
  • A aplicação não está preparada para Mac :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

• Todos os menus devem conter um item do menu. O menu sobre fica "pendurado" quando se clica porque não é um item, coloca um item nesse menu.

Resposta: Easy :( Será resolvido na proxima build

• Não há qualquer feedback sobre a actualização, não sei se os dados estão a actualizar ou não.

Resposta: eu bem tentei por uma label a ser mostrada no inicio da actualização e quando fosse concluída era escondida, no entanto, os dados actualizavam e a label não aparecia. Sugestões?

• A janela não permite redimensionar, o que neste caso afecta a utilização da aplicação, em certas situações dá jeito poder aumentar a janela, especialmente a ver os nomes dos episódios.

Resposta: Isso é algo que quero alterar mas a o problema é que o designer as vezes se arma em parvo e fazer uma interface em condições não é fácil. Vou tentar fazer com layouts a ver no que da.

• Dá para colocar horas inválidas, sem que me seja dada informação sobre isso, as cores não são suficientes

Resposta: Por acaso faltou-me testar isso, irei rectificar na proxima build.

• Para algo tão simples, a interface parece forçada, por exemplo: as datas podiam ser automáticas sem estarem na interface principal.

Resposta: As datas estão ali porque uma pessoa pode querer filtrar a programação obtida através das horas. No entanto, para obter a programação do dia não é preciso mexer em nada (automaticamente é preenchido com a data do dia e o primeiro e ultimo minutos do dia)

• A aplicação não está preparada para Mac :D

Resposta: O que significa preparada? Não tenho nem nunca programei para mac... Qual é a diferença?

Desde já obrigado  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Para actualizações, precisas de usar threads.

Quanto ao designer, se estiveres a usar o NetBeans IDE, atenção aos layouts, especialmente ao free form layout.

Quanto às datas, pode ser algo nas opções, em que por omissão vai buscar um conjunto de horas e datas, por exemplo, 7 próximos dias. É o mais comum quando queremos consultar uma programação. Eventualmente ter um botão ou opção que permite alterar os filtros mais rapidamente.

Existem algumas diferenças, mas o aspecto não se está a adaptar, e os menus não funcionam como os menus das aplicações Mac, não é importante, mas seria um ponto a favor :D . Claro que sem um mac é complicado testares por isso não vale a pena pensares nisso para já.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Bem apesar de poder servir como experiência de aprendizagem, não me parece ser um projecto particularmente interessante...

Principalmente tendo isto em conta: http://services.sapo.pt/Metadata/Service/EPG?culture=PT

O projecto está a violar a lei, ao violar a GNU Lesser General Public License. Pois inclui o jcanlendar que é licenciado com essa licença sem incluir uma cópia da licença, ou uma forma directa de aceder à licença.

Isto é uma violação grave do direito de autor. E como tal exige que os moderadores do site tomem acção em relação à distribuição ilegal deste software a partir de uma ligação deste site, que agora é do conhecimento deles.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Bem apesar de poder servir como experiência de aprendizagem, não me parece ser um projecto particularmente interessante...

Principalmente tendo isto em conta: http://services.sapo.pt/Metadata/Service/EPG?culture=PT

O projecto está a violar a lei, ao violar a GNU Lesser General Public License. Pois inclui o jcanlendar que é licenciado com essa licença sem incluir uma cópia da licença, ou uma forma directa de aceder à licença.

Isto é uma violação grave do direito de autor. E como tal exige que os moderadores do site tomem acção em relação à distribuição ilegal deste software a partir de uma ligação deste site, que agora é do conhecimento deles.

Epa, foi mesmo sem querer... eu tinha a copia da licença, mas como fiz CLEAN AND BUILD so me la deixou os ficheiros no .zip.

Irei rectificar isso.

Além disso o projecto pode não ser particularmente interessante (eu sei) só que está para abrir um concurso na minha escola (ESTG Leiria) cujo o prémio é atribuição de uma bolsa de estágio. A regra é usar um (ou mais) dos serviços da sapo disponiveis em services.sapo.pt

edit: já agora, penso que não era necessário fazer um report directo aos moderadores, bastava enviar uma pm para mim e caso eu nao regulariza-se a situação então reportava os mods...

edit2: informo que o ficheiro de licença já está disponível :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
_7_up_

Bem pensado :D E já devias ter informado o autor do calendar para por o mribeiro em tribunal. Isto realmente...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Além disso o projecto pode não ser particularmente interessante (eu sei) só que está para abrir um concurso na minha escola (ESTG Leiria) cujo o prémio é atribuição de uma bolsa de estágio. A regra é usar um (ou mais) dos serviços da sapo disponiveis em services.sapo.pt

Não sei como são as regras do concurso, mas quando lá andei, o patamar era mais elevado. Não desfazendo o trabalho, não justifica qualquer prémio e existem serviços do Sapo que permite coisas mais interessantes.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Não sei como são as regras do concurso, mas quando lá andei, o patamar era mais elevado. Não desfazendo o trabalho, não justifica qualquer prémio e existem serviços do Sapo que permite coisas mais interessantes.

Sim eu sei, e já tive umas boas ideias para isso, no entanto é para desenvolver um aplicativo em 15 dias. Além disso tenho mais 3 cadeiras que, neste momento, estão ao "rubro", isto é, tenho que andar a desenvolver add-ons para SAP B1 (e o que me lixa é a documentação deficiente), estudar Inovação e Empreendedorismo e como projecto final de curso estou a desenvolver um projecto para o uma entidade do estado, daí querer fazer uma coisa simples mas "completa".

Este aplicativo não entra para qualquer tipo de avaliação (era bom se fosse :( ).

E até posso fundamentar o porquê de fazer isto... Comecei a fazer em .net para brincar com WPF, só que havia um erro qualquer no serializer do SAPO o que fazia com que certos métodos devolvessem sempre null, no entanto, em JAVA já funcionava  :nono1:... enfim...

E sim, tenho perfeita noção que este programa tem um nível de exigência baixíssimo (isto é coisa para ter feito no 12º)

Já agora, se não sei se andas-te no superior com a nova reforma, mas para que conste, BOLONHA SUCKS :D

O que eu dava para ter a licenciatura de 5 anos...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Já agora, se não sei se andas-te no superior com a nova reforma, mas para que conste, BOLONHA SUCKS :)

O que eu dava para ter a licenciatura de 5 anos...

Apanhei os dois, posso garantir-te que Bolonha só falha porque os alunos não sabem o que é andar no ensino superior. Um aluno que tire os 3 anos actualmente é exposto a mais conhecimentos e tem, potencialmente, mais conhecimentos do que um aluno que fez os 5 anos. Os 5 anos não eram necessários, razão pela qual muito poucos eram os países que tinham 5 anos num curso que desse um bacharel. Sim, porque os únicos 3 graus que existem são Bacharel, Mestrado e Doutoramento, Licenciaturas são coisas de um ou outro país latino. Por isso, estudavas 5 anos para seres reconhecido como um Bacharel e depois nos dois anos extra não tinhas acesso a mais áreas do que o que tinhas nos 3 anos iniciais.

E para que querias tu um ano onde metade fosse projecto e outra metade um estágio? No fundo tinhas mais um ano de aulas e não mais 2.

O problema é que a potencialidade dos 3 anos de Bolonha se esgota com alunos que não estudam em casa, que não se esforçam para trabalhar e que querem tudo dado, tão dado que o grau de exigência da escola começou a cair a pico. As aulas práticas, por exemplo, são locais onde se tiram dúvidas e não onde se espera que o professor explique a matéria dada na teória... enfim é um assunto que para mim se resume a uma coisa simples: os alunos portugueses são preguiçosos.

Ainda em lembro de estar no 3º ano, e estar numa aula com alunos que não sabiam o que era uma String. Ou entrar numa aula onde se usava .net e perder 4 horas de aula a ouvir a prof falar do que são vectores. Tenham dó, um aluno de 2º ano já devia ser capaz de aprender uma linguagem nova, seja ela qual for, usando o manual da linguagem. Naturalmente não domina a tecnologia mas consegue fazer os básicos num par de horas.

Uma licenciatura de 5 anos ia dar-te muito amargo de boca se realmente comparasses o que tinhas aprendido nesses 5 anos com o que um aluno de Bolonha teve a oportunidade de aprender, infelizmente poucos são os que realmente aproveitam. Da minha parte Bolonha foi um descanso, poder aprender por mim e ter muito mais liberdade para o que queria, além disso ter um conjunto de cadeiras novas, que os alunos de 5 anos apenas sonhavam em ter, foi óptimo e aprendi mais no último em que apanhei Bolonha no curso do que em todos os outros 7 que lá andei.

Sempre foi um curso prático, mas Bolonha deu-me a oportunidade para praticar com mais áreas, para ver valorizado o meu esforço na aprendizagem, e trouxe uma satisfação maior que muito do que tinha atingido antes.

E pelo que dizes, mas razão tenho para pensar que o antigo formato não seria vantajoso para ti, se te queixas de apenas 3 cadeiras ao rubro e não consegues gastar 15 dias em desenvolver um pequeno protótipo com mais cuidado, quando eram 6 por semestre, todas elas com trabalhos que se equiparam aos actuais projectos de fim de curso, talvez te fosse mais complicado gastar os ditos 15 dias :D .

Existem serviços no Sapo que te dão para fazer coisas interessantes numa tarde. Se estás a usar WebServices e Java, os dois IDEs mais usados permitem fazer quase todo o código por ti, tanto o NetBeans IDE com o Eclipse têm bom suporte para WebServices, e o editor de interfaces gráficas do NetBeans IDE deixa-te fazer uma aplicação em alguns minutos, no fim só tens de ligar o código da interface ao código gerado para aceder aos webservices.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

E pelo que dizes, mas razão tenho para pensar que o antigo formato não seria vantajoso para ti, se te queixas de apenas 3 cadeiras ao rubro e não consegues gastar 15 dias em desenvolver um pequeno protótipo com mais cuidado, quando eram 6 por semestre, todas elas com trabalhos que se equiparam aos actuais projectos de fim de curso, talvez te fosse mais complicado gastar os ditos 15 dias :D .

Sim, é verdade, se fosse o semestre passado não tinha hipótese... Eram 6 projectos + estudo teórico.

Eu ao todo já devo ter gasto +- 3 dias para isto e não posso investir muito mais... Mas por acaso tenho umas ideias engraçadas para isto :)

Btw, Build2 is out :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Epa, foi mesmo sem querer... eu tinha a copia da licença, mas como fiz CLEAN AND BUILD so me la deixou os ficheiros no .zip.

Irei rectificar isso.

Já vi que já corrigiste. Ainda bem!

Tem mais atenção para a próxima.

edit: já agora, penso que não era necessário fazer um report directo aos moderadores, bastava enviar uma pm para mim e caso eu nao regulariza-se a situação então reportava os mods...

Eu comentei aqui e reportei aos moderadores. Estava a contar que visses o aviso aqui.

A intervenção dos moderadores deve ser feita independentemente da te avisar. Sei que não é simpático, mas entre deixar isto empatar e fazer queixa às autoridades, achei que era a acção permitiria dar-te uma hipótese de corrigir e ainda assim fiz algo em relação ao qual teria uma legitima expectativa garantir o impedimento da continuação da violação da lei.

Do ponto de vista moral e ético foi o que achei mais equilibrado para garantir o cumprimento da lei. No entanto reconheço que a mensagem privada teria sido uma forma mais adequada de garantir que eras avisado, mas não o fiz por esquecimento (e peço desculpa por isso).

Bem pensado :) E já devias ter informado o autor do calendar para por o mribeiro em tribunal. Isto realmente...

Trata-se de um crime público, não é preciso avisar o autor.

Preferi dar-lhe a hipótese de corrigir, pois nem sempre estas coisas acontecem pelos piores motivos (má fé), mas por outros, como parece ter sido o caso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
undercover

falco foste indelicado e isso é imperdoável, ele estava em falta bastava mandares PM e depois logo se via.

Tem mais atenção para a próxima.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
_7_up_

Trata-se de um crime público, não é preciso avisar o autor.

Preferi dar-lhe a hipótese de corrigir, pois nem sempre estas coisas acontecem pelos piores motivos (má fé), mas por outros, como parece ter sido o caso.

Penso que estás enganado. Só é se o autor se queixar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
_7_up_

Não acompanhei a conversa, mas crime não é quando existem queixas, mas sim quando se violam direitos ..

Sim, no caso geral é assim. Mas aqui estava-se a falar da violação de direitos de obras protegidas por licença GNU. Segundo li algures, nessas licenças, só o autor da obra é que pode tomar acção de fazer valer os direitos da licença.

Resumindo, se o autor não se queixar podem fazer o barulho que quiserem que ninguém vai tomar qualquer medida.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Não é por nada mas...  😳 podiam antes ter conversas on-topic?  :P

Se me dessem ideias para o programa era nice  :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Acho que uma input box e pesquisa por keyword ficava muito bem aí :D Não sei se o serviço do sapo permite isso...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Acho que uma input box e pesquisa por keyword ficava muito bem aí :D Não sei se o serviço do sapo permite isso...

Não permite, mas tendo a lista do meu lado posso fazer...

Estas a falar em procurar programas ou canais?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
falco foste indelicado e isso é imperdoável, ele estava em falta bastava mandares PM e depois logo se via.

O que eu fiz foi o que era necessário.

Não é a primeira vez que este tipo de coisas acontece aqui e já anteriormente foi necessário fazer pressão de forma pública para que os moderadores agissem. Como tal agi da forma correcta.

Penso que estás enganado. Só é se o autor se queixar.

Trata-se de um crime público e isso faz com que não seja preciso haver queixa do autor da obra.

Sim, no caso geral é assim. Mas aqui estava-se a falar da violação de direitos de obras protegidas por licença GNU. Segundo li algures, nessas licenças, só o autor da obra é que pode tomar acção de fazer valer os direitos da licença.

Estás enganado!

Tratava-se de uma violação da lei, pela violação da licença.

Em primeiro lugar a licença é omissa quanto a isso (porque não cabe a uma licença tratar disso).

Em segundo lugar o que determina esse tipo de coisas é a lei e nenhuma licença vale mais que a lei.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
flexiblecoder

Por amor de Deus. O autor cometeu um pequeno deslize sem intenção, foi alertado para tal (não sei se foi da forma mais correcta ou não nem quero julgar ninguém) mas corrigiu de imediato.

Ponham tudo para trás das costas e voltem ao tópico.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Pessoal, a situaçao já foi corrigida, como podem ver no ficheiro disponibilizado. Peço-vos que continuem a discussão sobre o software em si, tal como foi pedido pelo autor do tópico.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.