Jump to content

Que sistema de controlo de versões usam?  

48 members have voted

1. 1. Que sistema de controlo de versões usam?

• CVS
      6
    • Subversion
      13
    • Visual Source Safe
      5
    • SourceGear Vault
      0
    • O que é um sistema de controle de versões?
      24

Recommended Posts

Posted

O controle de versões é uma peça imprescindível no dia-a-dia de qualquer programador, sendo mesmo considerado o seu melhor e mais fiel amigo. Vamos lá ver quantos de nós trabalhamos "a sério" e quantos de nós não passamos de curiosos da programação.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

• Replies 63
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

será que é mesmo imprescindível? já programa ha bastantes anos e nunca usei nada disso e para dizer a verdade, não sei bem o seu propósito e a utilidade que me iria dar. se calhar, cenas que demoro montes de tempo a fazer podiam ser simplificadas e feitas mais rápidas usando isso?

a única coisa que eu sei sobre isso, é que em muitos sitios existem os repositorios que usam esse tipo de software para ter montes de versões dos seus programas, tipo, versões de development e assim e um gajo pode sacar e exprimentar se quiser (por exemplo).

mas para mim, que sou programador, e as multiplas versões que existem apenas são para mim (publicamente só as finais), que utilidade teria isso para mim?

Posted

apesar de todo a gente me dizer que o Subversion é actualmente a melhor opção, eu escolhi o cvs.

no entanto aindo o uso à pouco tempo e apenas recorro às funcionalidades mais simples (nada de criar ramos ou coisas do género).

Idem. 😄

Se bem que uso o CVS há muitos anos e migrar para subversion não se justifica até agora.

Quanto aos ramos, não tenhas medo, também stessava com isso no início mas depois de fazeres uma ou duas vezes, aquilo deixa de ter segredos. O "truque" está no facto de o CVS nunca estragar nada e, no limite, podes sempre ir buscar uma versão atrás. 😄

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

será que é mesmo imprescindível?

ARG!!!! Nãããooo...

Essa pergunta  nem se coloca... É totalmente imprescindível.

já programa ha bastantes anos e nunca usei nada disso e para dizer a verdade, não sei bem o seu propósito e a utilidade que me iria dar. se calhar, cenas que demoro montes de tempo a fazer podiam ser simplificadas e feitas mais rápidas usando isso?

Vou-te contar o que me disseram quando comecei a usar o CVS, que é exactamente aquilo que sinto actualmente:

"Antes de usar o CVS pensava, mas para quê? Nunca necessitei disso antes e sempre me dei bem. Agora que uso o CVS pergunto como é possível ter trabalhado tantos anos sem um controle de versões." 😄

O CVS faz uma gestão de controle de versões, permite salvaguardar o teu trabalho, ajuda no desenvolvimento colaborativo de uma equipa, permite criar ramificações e fusões de código.

É uma ferramenta totalmente imprescindível para quem efectua desenvolvimento, não dá mesmo para viver sem um controle de versões, é uma autêntica bóia salva vidas...

Lê o tópico Gestão, Ferramentas, Sistemas e Ambientes em especial a parte do "Ambiente de Desenvolvimento" que ilustra  a necessidade de um controle de versões.

a única coisa que eu sei sobre isso, é que em muitos sitios existem os repositorios que usam esse tipo de software para ter montes de versões dos seus programas, tipo, versões de development e assim e um gajo pode sacar e exprimentar se quiser (por exemplo).

Isso é apenas uma das vertentes, o CVS é muito mais do que isso.

mas para mim, que sou programador, e as multiplas versões que existem apenas são para mim (publicamente só as finais), que utilidade teria isso para mim?

Só o facto de necessitares apenas de ter uma única versão na tua máquina é razão mais do que suficiente.

Quando fazes uma alteração numa dessas versões propagas o código com as outras versões à mão não é? Com o CVS a fusão é automática. 😄

Depois queres saber porque raio uma função estava a funcionar na semana passada e agora não, com fazes? Aposto que é um autêntico molho de bróculos... Primeiro porque não há nenhuma versão da semana passada, ou se há, está num zip que é necessário descompactar e depois é necessário usar um "text diff" manual ou ver as diferenças à mão.

Depois se quizeres experimentar esse código, aposto que renomeias o ficheiro actual para qualquer a começar por um _, e copias o ficheiro antigo para o código novo e quando vires o problema vais apagar o ficheiro e remoear o _ para o seu nome actual... Mas depois começas a ter dúvidas se o ficheiro era o _ ou o __ ou mesmo o ___, porque já existem várias versões desse ficheiro... Um autêntico molho de bróculos...

No CVS é simples, consultas as diferenças da versão actual com a da semana passada ou vais buscar a versão da semana passada e testas e vês o problema, depois voltas a actualiar para a versão actual. Tudo isto com dois ou três clickes de rato (se usares uma interface gráfica) ou com comandos simples como "cvs diff" "cvs up" e "cvs com"...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

a principal utilidade que eu vejo num sistema de controlo de versões, é que permite recuperar versões antigas de ficheiros.

É muito mais do que isso. Essa é a sua vantagem mais imediata, mas é bastante mais do que isso.

Fusão de código, ramificações, suporte ao desenvolvimento de outras versões, fusão de versões, "blame" (ver que é que fez borrada 😄 ), cometários, integração com o bug tracking, enfim, um autêntico canivete suiço...

Como disse ao Nazgulled, lê o tópico Gestão, Ferramentas, Sistemas e Ambientes em especial a parte do "Ambiente de Desenvolvimento" que ilustra  a necessidade de um controle de versões.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Isto é muito mais do que um "brinquedo fixe", é um verdadeiro anjo da guarda.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Estou como a tofas e como o Drone, desconhecia tal "coisa", mas se percebi esse tipo de programas é muito util quando se trata de software a sério porque para min p exemplo não me serve de muit visto que eu só faço programas pequenitos  🙂   ou estarei enganado?

cumps

Posted

Estou como a tofas e como o Drone, desconhecia tal "coisa", mas se percebi esse tipo de programas é muito util quando se trata de software a sério porque para min p exemplo não me serve de muit visto que eu só faço programas pequenitos  🙂   ou estarei enganado?

cumps

Estás enganado, a menos que não te importes de dar em louco por perderes um programa ou dar em louco por não conseguires ver que alterações fizeste que introduziram um bug no programa...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Estás certo, para  mim a mesma coisa que gravo tudo num unico ficheiro php e todo o que faço faço no mesmo ficheiro, é bom para quem tem coisas a sério

ARG!!! Não Gurzi, não... Isso não se faz... Tens de refactorizar e organizar as coisas de outra forma... Qualquer dia queres dás em louco a mexer nisso...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

@M6

não me convenceste... lol... para alem de todas as features que enunciaste, a unica que poderei eventualmente dar uso, seria ao facto de poder obter versões antigas, porque de resto, não estou a ver o uso para mim, que faço os meus projectos sozinhos (até ao dia que isso deixar de acontecer). sinceramente, não tou a ver o uso que lhe irei dar, talvez um dia exprimente isso, para já, não tenho tempo nenhum para perder tempo com isso, prefiro acabar as coisas da mesma forma que sempre as fiz.