Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

celiacon

Criar Directorias em freepascal com a consola linux

Mensagens Recomendadas

celiacon
PROGRAM criadir(input, output);
VAR nomdir:STRING;
   dir:STRING;
   usr:STRING;
BEGIN
   WRITE('Escreva o nome do utilizador  ou root ->');
   READLN(usr);
   WRITE('Escreva o nome da directoria a criar ->');
   READLN(nomdir);
   WRITE('[',usr,'@localhost:~]$ mkdir ',nomdir);
   READLN(dir);
   WRITE ('[',usr,'@localhost:~]$ ls -l');
   READLN;
END.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

celiacon,

"Limpa" um pouco o teu post... Para começar, coloca o código entre tags code, e não utilizes essas maiúsculas todas... E depois, explica qual é a dúvida :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
celiacon

A dúvida é que embora o código compile com sucesso, não faz nada!

Isto é de facto não consigo criar directorias.... mais para teremos de aceder à shell e solicitar a informação de quem está logado para que funcione?

Como posso proceder...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Estás a confundir as coisas.

O que tu estás a fazer nesse programa é simplesmente mostrar texto. Para criares directorias tens que executar programas que criam directorias. Isto é uma dúvida básica que me diz que precisas de investir bastante em aprender a programar, antes de mais nada.. conhecer a linguagem, etc.

Quanto à tua dúvida:

ret := fpSystem('mkdir ' + nomedir);

assumindo que nomedir é uma string com o nome da directoria a criar, e ret um longint.

A função fpSystem devolve um longint com o valor de retorno do comando executado, para poderes saber se funcionou ou não (0 se funcionou, outro valor se tiver dado erro, penso eu).

PS.: O meu pascal está enferrujado, e nunca cheguei a usar freepascal decentemente, por isso se alguém experiente vir isto, por favor corrija :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.