Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

diokhan

por onde começar em java?

Mensagens Recomendadas

diokhan

boas,

eu programo em PHP, consigo desenrascar-me em PERL, costumo usar AJAX e JAVASCRIPT, e sou razoável em SQL, mas agora surgiu-me a oportunidade e necessidade de aprender JAVA, por onde devo começar? o que preciso, que ferramentas recomendam para eu começar a programar em JAVA? 🤔

...Join the dark side...and get a free cookie...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Pessoalmente, creio que nenhuma dessas linguagens te prepara para Java.

Os problemas que podes ter, ou não dependendo do tipo de programador que sejas, vão centrar-se principalmente no POO e na quantidade de código que é comum escrever-se em Java, a queixa que mais oiço é que o Java é uma linguagem "verbosa", muitas chavetas declarações, etc. Portanto o que considero importante para se começar é perceber bem o que é POO, porquê a importância do paradigma e das soluções típicas associadas.

Não quero dizer que devas seguir sempre todas as regras de POO, mas que para se poder quebrar as regras é necessário perceber bem o que se está a trocar e o que se vai ganhar, e isso só é possível se perceberes bem POO.

Como ferramentas, cada um tem o IDE que gosta, pessoalmente sou utilizador de NetBeans IDE e é esse que recomendo se precisares de começar a programar em Java e, principalmente se precisares de desenvolver aplicações para Desktop com Swing. Eclipse IDE poderá também ser uma boa opção, são os dois IDEs mais comuns e com mais funcionalidades.

Na Wiki do P@P existe um tutorial de Java que podes seguir, está em desenvolvimento mas tem bastante informação sobre a linguagem e a tecnologia. Podes também ver o tutorial de Java da Sun, principalmente o really big index.

Fora isso, no fórum existirá sempre quem te possa dar umas dicas sobre a linguagem e sobre POO, bem como ajudar na resolução de alguma dúvida.

No fundo não há nenhuma fórmula para se aprender Java, tudo depende de como és como programador e como te sentes melhor a aprender uma tecnologia nova.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

como programador não te sei dizer como sou, mas penso que sou razoável ou ate aceitável, desde que entrei na empresa que estou aprendi muito e desenvolvi as minhas técnicas e aprofundei os meus conhecimentos em PHP.

desde já agradeço as dicas e sugestões, quanto ao IDE, eu costumo usar Eclipse, e já tive a ver para usar o JAVA pelo Eclipse.

Vou instalar no meu portátil também para poder praticar em casa e assim. Sobre POO é muito diferenciado do PHP? Ou o conceito é parecido? Que por acaso o JAVA sempre foi uma linguagem que tive interesse em aprender, por isso estou empenhado em aprender, e agradeço toda a ajuda

:)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

PHP não implemente bem POO, ou pelo menos não de forma completa, por várias razões as diferenças são grandes e importantes. Notam-se no uso de interfaces, ou no polimorfismo. Além de que PHP como é uma linguagem dinâmica, não te obriga a respeitar o POO como o Java.

Se já usas o Eclipse, poderás continuar a usar, mas se precisares de criar aplicações para Desktop recomendo vivamente o NetBeans com o seu editor de interfaces gráficas. Para tudo o resto, se estás habituado a isso não vejo razão nenhuma, além da preferência pessoal, para mudar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

eu vou ler e estudar o tutorial da wiki, e vou experimentado algumas coisas em casa e coloco aqui as minhas duvidas.

fora isso, é preciso instalar algo no computador para poder programar em JAVA? algum package do java ou assim?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Precisas do JDK, podes confirmar se está instalado executando o comando javac na consola, mas se tens o Eclipse é possível que já tenhas o JDK, senão, podes sacar no site do java, java.sun.com, ou seguindo link http://java.sun.com/javase/downloads/widget/jdk6.jsp

Mas no tutorial estão as ferramentas necessárias com links, basicamente precisas o JDK para poderes programar/compilar aplicações Java, e de uma ferramenta para escrever o código.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

pelo que percebi vou programar para Desktop, mas se eu quiser programar para web, a sintaxe é a mesma? ou há diferenças? eu vou instalar o NetBeans e começar a testar e aprender

PS: algo que esqueci de mencionar no 1º post, eu já dei Delphi, ajuda ou é completamente diferente do JAVA? 🤔

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Delphi também não ajuda muito :) , a não ser que desenhasses os teus próprios componentes e objectos, aí talvez te dê algumas bases, mas é na mesma onda de PHP.

Para WEB já estaremos a fazer de um "Java" diferente. Aí estarás a usar JSP, e precisas também de um Servlet Container, ou de um Servidor Aplicacional, o NetBeans tem suporte para os dois casos, se apenas quiseres fazer sites dinâmicos sem necessidade de servidores aplicacionais, o Tomcat é uma boa opção, se precisares de todas as funcionalidades de um servidor aplicacional, o Glashfish é uma boa escolha. Seja como for, primeiro convém que saibas Java e depois passes para um versão WEB, é a mesma sintaxe, são as mesmas classes, e no fundo é tudo similar apenas com o extra de teres de saber também JSP que é similar a PHP, e saberes trabalhar com o servidor que vais usar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
diokhan

ok, tão neste momento vou concentrar-me em aprender JAVA e mais tarde dedico-me a web, obrigado pela ajuda e dicas :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Já agora, eu estou a desenvolver o tutorial na wiki e qualquer sugestão ou indicação de algo menos explicito será sempre bem vinda. Hoje alterei um pouco a estrutura de modo a actualizar para o conteúdo base que irá ter, e espero ter a parte principal para a aprendizagem completa, especialmente as secções dentro do ponto 5, Características.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.