Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

XicoXperto

Linguagem de programação compatível com várias plataformas

Mensagens Recomendadas

XicoXperto

Boas tardes pessoal,

Gostava de saber se alguém conhece algum programa, ou como usar um editor de texto que facili-te a criação de cifras.

Eu estou a criar um livro de cifras, comecei pelo notepadd++. Apesar de ser bom para fazer cifras, não é apropriado, nem da jeito nenhuma para criar um livro.

Passei então para um editor de texto (Pages, o word do mac) mas se alterar as fontes, os acordes não ficam na posição correcta.

Andei a procura de um programa que fizesse isso (sem tablatura/pautas), visto que não encontrei pensei em fazer um. Por isso precisava de algumas ideias, e ajuda pois percebo bastante de algoritmia, mas no entanto percebo pouco de programação visual.

Precisava então de saber:

- se alguem já tentou fazer um word processor

(se sim, por onde devo começar, com que me devo preocupar mais, etc. :hmm: )

- se podia faze-lo numa linguagem que se pode-se simplesmente compilar nas variadas plataformas.

(trabalho com o  OS X (Mac OS) / Win XP / Ubuntu (linux) :thumbsup: )

- e qualquer opinião/ideia é sempre vem vinda. :)

Obrigado por todas as ajudas.

Abraco  ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Eu pensei em C++ mas não sei se ao criar  numa plataforma se é possivel compilar noutra.

É, desde que escrevas C++ standard.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Podes usar o Java ou o Python, corre (virtualmente ) em qualquer plataforma.

O OpenOffice é construído sobre Java, o que lhe permite estar disponível em várias plataformas.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Hmm, que aplicação usam para programar C++ visual?

Não sei se estou certo mas caso programes em Visual, com GUI, terás de fazer uma para cada plataforma ou usar algo que funcione nos 3 SO's (acho (?) que o GTK também funciona em Windows e Mac OS)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Existem vários editores para C/C++, entre Codeblocks, Codelite, Bloodshed Dev C++, Eclipse, NetBeans IDE, até editores de texto simples, como Notepad++, Vim, etc. Se usares o Visual Studio C++ tens de ter mais atenção ao código e às bibliotecas que usas porque é fácil o IDE fazer uso de coisas que só existem em Windows.

Existem várias frameworks para desenvolvimento de aplicações gráficas, sendo a Qt e a GTK as mais faladas, ambas são multiplataforma.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Podes usar o Java ou o Python, corre (virtualmente ) em qualquer plataforma.

O OpenOffice é construído sobre Java, o que lhe permite estar disponível em várias plataformas.

O OpenOffice é feito em C++ (isso de ser feito em Java é um mito). Tem é suporta para plugins em Java.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O OpenOffice é feito em C++ (isso de ser feito em Java é um mito). Tem é suporta para plugins em Java.

Estás enganado. O OpenOffice é desenvolvido em Java e em C++, a parte do Java não é nenhum mito nem sequer se resume a plugins como afirmas: http://en.wikipedia.org/wiki/OpenOffice.org#Use_of_Java

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Estás enganado. O OpenOffice é desenvolvido em Java e em C++, a parte do Java não é nenhum mito nem sequer se resume a plugins como afirmas: http://en.wikipedia.org/wiki/OpenOffice.org#Use_of_Java

No próprio link que deste tem uma lista do que precisa de Java. Não é nada essencial à suite.

http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Java

Java is required for complete OpenOffice.org functionality. Java is mainly required to use the new embedded Java technology based HSQLDB database engine, or to make use of accessibility and assistive technologies. If you do not require database tables or accessibility integration or some wizards, then you do not need to download and install Java.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Achas então que nada disto é essencial ao OpenOffice:

* the media player on Unix-like systems

* all document wizards in Writer

* accessibility tools

* Report Autopilot

* JDBC driver support

* HSQL database engine (used in OpenOffice.org Base)

Parece-me claro que sem estas funcionalidades a suite não seria o que é (há mais coisas mas estas por si só são essenciais ao OO).

PS: houve protótipos do OO totalmente escritos em Java, pelo menos a cena das apresentações foi um desses casos...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Triton o OpenOffice.org, não depende do JRE, mas depende de Java. A diferença é que o código de java é compilado para código nativo do OS com as ferramentas GNU em vez de correr num JRE que usa uma JVM. O JRE é usado para esses restantes componentes não críticos...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O JRE bem podia ser corrido de vez, a única coisa que faz é comer mais memória e tornar o arranque mais lento...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Triton o OpenOffice.org, não depende do JRE, mas depende de Java. A diferença é que o código de java é compilado para código nativo do OS com as ferramentas GNU em vez de correr num JRE que usa uma JVM. O JRE é usado para esses restantes componentes não críticos...

Nada disso está em questão...

Parece-me claro que sem estas funcionalidades a suite não seria o que é (há mais coisas mas estas por si só são essenciais ao OO).

Bem, temos noções diferentes do que é essencial então. Pessoalmente nunca vi ninguém usar essas funcionalidades, mas não nego a importância de coisas como acessibilidade. Mas têm razão, pelos vistos o Java já é usado em mais do que pensava.

Anyway, vamos deixar o off-topic.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Podes também mudar-te para o mundo das SaaS(Software as a service) mais conhecidas por aplicações web. Neste aspecto alem de ter várias linguagens web com tudo o que uma aplicação necessita como PHP(até abre e lê ficheiros), tens tambem muitas IDE's que suportam a conversão e muitas ferramentas apenas para a conversão. Mais uma vez o Lazarus tem várias ferramentas externas que podes usar, como o PHP toolkit(recomendo) ou o PHP4Delhpi. A partir deste ponto apenas tens de te preocupar com o servidor para onde a tua aplicação vai.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
XicoXperto

Bom, não tenho hipotese de passar por aqui em 2 dias, e isto fica um caos!  :cheesygrin:

:biggrin:

Mas de qualquer forma deram opções do que posso usar, fiquei de olho no Qt e GTK, mas ainda vou ver RAD Lazarus, não fazia a minima ideia que pascal ainda era usada para programas extra aprendizagem...

:D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Darkblood

Bom, não tenho hipotese de passar por aqui em 2 dias, e isto fica um caos!  :cheesygrin:

:biggrin:

Mas de qualquer forma deram opções do que posso usar, fiquei de olho no Qt e GTK, mas ainda vou ver RAD Lazarus, não fazia a minima ideia que pascal ainda era usada para programas extra aprendizagem...

:D

Esses toolkits são boa escolha. Podes usar Ruby, Python ou C(++) (ou se calhar outras) com eles.

O GTK+ talvez seja mais difícil/confuso de portar, porque é composto por vários componentes. O Qt tem tudo mais integrado. 

Já agora, estás a pensar desenvolver software proprietário ou livre?

PS: Usar Pascal não me parece boa ideia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
XicoXperto

Livre, mas eu sou um noob na matéria  :down:

Vamos lá ver... tava a pensar em procurar por um editor de texto simples open source e altera-lo apartir daí para o que eu tenho em mente...

Qualquer ideia/proposta é bem vinda  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
não fazia a minima ideia que pascal ainda era usada para programas extra aprendizagem...

E não é! Pelo menos por mais que meia duzia de gatos-pingados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.