Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Wise

[Ajuda] Buscar o id de uma tabela (filme)

Mensagens Recomendadas

Wise

Boas!

Bem queria saber se o pessoal aqui do P@P me poderia ajudar em uma coisinha que não sei se é possível ou não..

Basicamente o que eu queria era que um administrador quando fosse a inserir um filme, inseria apenas alguns campos e quando carrega-se numa tecla (por exemplo "seguinte") ele ia buscar logo o id do filme e inseria o resto dos campos.

Para ajudar aqui vai o código da form da primeira página (onde apenas estão disponíveis o Titulo, Titulo original, ano e cds)

echo '
   <table>
   <form method="post" name="adicionafilme" action="index.php?opcao=enviarfilme">
   ';

echo'
   <div class="header2">Inserir Filme</div>
   <tr>
     <td align=left colspan="2" class="labelcell"><label for="titulo">Titulo:</label></td>
     <td colspan="2" class="fieldcell"> <input type="text" name="titulo" id="titulo" tabindex="5" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align=left colspan="2" class="labelcell"><label for="titulo_original">Titulo Original:</label></td>
     <td colspan="2" class="fieldcell"> <input type="text" name="titulo_original" id="morada" tabindex="6" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align=left colspan="2" class="labelcell"><label for="cds">Número de Cds do filme:</label></td>
     <td colspan="2" class="fieldcell"> <input type="text" name="cds" id="cds" tabindex="7" /></td>
   </tr>
   <tr>
   <td align=left colspan="2" class="labelcell"><label for="ano">Ano:</label></td>
   <td colspan="2" class="fieldcell"> <input type="text" name="ano" id="ano" tabindex="9" /></td>
   </tr>
   <tr>
   </tr>
<table width=100%>
<td align=right colspan="6"><input type="submit" name="enviar" id="enviar" value="Seguinte" tabindex="10" class="button"/><input type="reset" name="limpar"  id="limpar" value="Limpar Dados" tabindex="11" class="button"/></td>
</table>
  ';

echo '</form></table>';

Depois disto vai obviamente buscar o "enviarfilme" e insere os dados na tabela filme :

$registar = mysql_query("INSERT INTO `$filme` (titulo, titulo_original, cds, ano)
VALUES ('$titulo','$titulo_original','$cds','$ano')", $db); //insere os campos na tabela

if ( $registar == 1 ){
    echo "Filme Inserido";

(este tem mais código atrás, mas acho que não é relevante para aqui, apenas vai ver se um campo não foi inserido dá erro..)

Agora o que eu queria saber se era possível, era se no código de inserção do filme, em vez de fazer o echo " filme inserido", ele fosse buscar o id do filme que foi inserido e já pudesse adicionar os restantes campos através de uma nova form...

Se surgir alguma dúvida digam...

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jcg2000

Podes experimentar o seguinte:

if ( $registar == 1 ){
    echo "Filme Inserido";

$result2 = mysql_query("select @@identity as id");
    if (!$result2) {
         die('Invalid query_result2: ' . mysql_error());
    }
    $result2 = mysql_fetch_assoc($result2);
    $id = $result2['id'];
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.