Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

PJM

fgets

Mensagens Recomendadas

PJM

#include <stdio.h>

int main()
{
char cenas[255];
int a;

while (1)
{
	printf("Nome:");fgets(cenas,255,stdin);
	if (cenas[0] == '\n') break;
	printf("Num:");scanf("%d\n", &a);
};

return 0;
}

Alguém sabe porque é que isto não funciona bem?

O que eu queria fazer era inserir um texto e depois um numero n vezes, pois não sei quantos elementos irei inserir.

(Isto é um código de teste para depois implementar no trabalho)

Basicamente o input tanto pode ser:

Evento1

15

Evento2

16

Como:

Evento15

90

Evento16

50

Evento17

95

basicamente a única forma de delimitar o nr de eventos seria ao ler o nome e verificar se este tinha uma quebra de linha acho

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Nunca mistures métodos de leitura diferentes, scanf e fgets não se dão bem, ou usas sempre scanf (desaconselhado) ou usas sempre fgets e depois eventualmente outras funções para tratar os dados.

Isso não funciona por uma razão simples, o primeiro fgets lê dados do stdin, o primeiro scanf lê o número e deixa lá o '\n', mesmo que coloques o \n no texto não estás a dizer para o scanf o ler, na verdade está a ficar no buffer. O segundo fgets quando for ler já lá tem um \n pendurado, e nem precisa que o utilizador introduza dados porque o '\n' que lá está é suficiente para ser considerado dados a ler.

Se quiseres usar mesmo o scanf, depois de cada leitura terás de fazer algo do género de:

char ch;
while ((ch = getchar()) != '\n' && ch != EOF);

E podes limitar o número de caracteres lidos desta forma

scanf("%255s", cenas);

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Pode sempre dizer ao scanf para descartar o \n.

Ex. (ler uma string até 50 char e descartar o \n no final)

scanf("%50s%*[\n]", cenas)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Isso na verdade não descarta os valores, se o utilizador introduzir mais de 50 caracteres continua a existir dados dentro do buffer e pior, estás a indicar que o scanf tem de ler até 50 caracteres seguidos de um \n, que se não for o caso resulta num valor vazio para a leitura porque o scanf não lê se encontrar um falha de leitura.

De qualquer forma, é sempre possível acrescentar mais protecções e limitações mas mesmo isso não impede todos os problemas do scanf, o melhor mesmo é deixar de usar o scanf e usar apenas o fgets. É o recomendado e é o que dá menos problemas, quer com buffers, quer com limitação de dados. Para input do utilizador o scanf é simplesmente mau.

Já agora deixo um óptimo recurso, http://c-faq.com/questions.html especialmente a secção 12, sobre leitura de dados, e a pergunta 12.20 http://c-faq.com/stdio/scanfprobs.html que inclui duas explicações longas sobre o uso e o problema dos scanfs.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Repara que até é uma solução, no entanto abre mais problemas. Por isso é que não gosto de usar muito o scanf ou então, se usar o scanf só uso essa função e depois de cada um uso o truque para limpar os dados do buffer. Mas acho que cada solução que surge com o scanf abre mais um conjunto de problemas :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Não, não é solução nenhuma porque o input era variável e eu estava a dizer que além dos 50 chars queria o '\n' xD

Foi mesmo uma boa oportunidade de não ter dito nada lool. De qualquer modo, também gosto mais de fgets e só dps sscanf ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PJM

A sério? O scanf é má politica?

Ainda estou a aprender, no entanto não testei essa solução mas resolvi o problema com:

while (!feof(stdin)) AddEvent( etc...)

e funciona, pois enquanto não chegar ao fim do stdin ele continua adicionando dados

Obrigado pela explicação :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.