Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blitz

Gamepad wireless com alimentação USB

Recommended Posts

Blitz

tenho um cabo USB k não preciso + um gamepad k consome pilhas e bem 😡

ideia: pegar no cabo USB, corta-lo ao meio (ou nem tanto) e ligar 2 dos muitos cabos que ai tem ao + e - da alimentação do gamepad. em principio deve resultar. ja vi lampadas e ventoinhas usb assim nos chineses (muito util  ;))  logo tmbm deve dar.

P.S. não tenho voltímetro. com ele sería facil =)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tuntankamon

Para começar aconselho-te a ir ao chineses e arranjares um voltimetro...

Depois se sabes a voltagem necessária no gamepad, e sabes a voltagem que a porta USB "deita cá para fora", só tens de meter uma resistência para controlares a voltagem...

http://pinouts.ru/Slots/USB_pinout.shtml

Share this post


Link to post
Share on other sites
Blitz

de USB sai 5. gamepad percisa de 4.5 (3*AAA 1.5V) isso ja sei. em principio com 0.5V de diferença o aparelho não queima

offtop

http://pinouts.ru/Slots/USB_pinout.shtml

dominio russo =) es +/- daí?

Share this post


Link to post
Share on other sites
vectorcorpse

atenção! cuidado com a amperagem, claro que um comando não deve consumir muito mas quanto mais não seja para que não fique aqui ninguem a pensar que se pode ligar qq treta as portas usb assim sem mais nem menos só porque são 5v, o maximo que uma porta usb 2 fornece é 0.5A e uma usb 3 0.9A http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus o ideal será usar ou um hub alimentado externamente ou alimentar o comando externamemete (a meu ver a escolha mais logica) o que permitiria ligar o comando a qq tomada mais procima, basta usar um rectificador LM7805 com ou sem resistencias ou LM7803 se não kiseres arriscar queimar o comando (fornecem 1A se começar a aquecer usa 2 em paralelo) e qq transformador entre 7v e 12v (de pelo menos 1A de 5v pode ser usado mas um LM78XX não funciona correctamente ser a entrada nao for pelo menos 2v a cima da saida) facil de arranjar em qq loja de electronica não é uma solução perfeita mas pelo menos não te arriscas a queimar a controladora usb (seja ela dedicada ou integrada no chipset) e assim danificar a board do pc.  :thumbsup:

Share this post


Link to post
Share on other sites
asena

Para soluções de fontes de alimentação sem problemas nem dores de cabeça ::

Fontes de Alimentação - João Caninas

A partir dos 250mA os reguladores de tensão 78xx já aquecem bastante. Pô-los em paralelo sem os equilibrar, resolve as coisas sem as resolver.

Deve usar-se um transistor de potência em paralelo com o 78xx, que fornece o resto da corrente que este não pode. E claro, ou limitar o 78xx a 100mA ou então por-lhe um dissipador de calor pequenino, para ele ficar apenas morno.

Não vai queimar porque tem protecção interna de excesso de temperatura, que o faz desligar a saída. É um inconveniente se estamos a alimentar alguma coisa importante que não pode ser desligada assim depressa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.