Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
fmmdias

Jogo de tabuleiro

Recommended Posts

fmmdias

Boas...

É o seguinte, estou a elaborar um jogo de tabuleiro, ja esta practicamente tudo feito, comecei por desenvolver uma form para inserir as perguntas numa base de dados, a base de dados das perguntas do jogo que sao visiveis numa datagrid presente nessa mesma form. As perguntas ficam guardadas entao numa base de dados. Depois criei uma form que é o tabuleiro em si, e contem tambem dois dados, feitos com o random em duas labels e tem mais duas labels cada uma agregada a uma da labels anteriores. Por exemplo no dado de cima sai "5" e com a categoria "desporto", e no dado debaixo sai "4" e a categoria "cinema". E ai o jogador escolhe o que lhe melhor seja favoravel. A minha duvida reside em criar uma random na form do tabuleiro, para as perguntas, pois tem de ter as condiçoes acima referidas e se errar nao joga passa ao jogador 2 e se acertar joga novamente, e vice versa. as perguntas seram mostradas numa form aparte. Sera que me conseguem ajudar?

Agradeço a disponibilidade

Cumprimentos Fábio Dias

Tuntankamon

Tens várias problemáticas aqui, primeiro a parte de relacionar os dados com as categorias terá de ser por exemplo pelo ID.

BD exemplo

1 - Desporto

2- Historia

3 -Musica

4 - Cinema

5 - Português

6 - Mundo

Random dos dados devolve um valor entre 1 e 6, só tens de ir à base de dados recolher qual o nome correspondente e apresentar no label.

Depois do utilizador seleccionar a que lhe mais convêm, basta utilizar outro random entre 1 e o número máximo de perguntas que existem naquela categoria e apresentar essa pergunta.

O utilizador responde, e só tens que validar com a base de dados se é a resposta esperada. Se sim segue, senão muda de jogador.

Outra forma de fazeres isto era tipo os testes de condução, ter uma pergunta e ter 2 ou mais respostas para ela e só uma ser a correcta.

fmmdias

Mas nas categorias é isso mesmo que esta a acontecer para fazer o random, cada uma tem o seu numero, e esta a funcionar muito bem o meu problema é mesmo como haveria de fazer um random com as perguntas

Se bem percebi tenho de fazer um random para cada categoria.

Tuntankamon

O processo é o mesmo, do random das categorias...

Exemplo:

Dim comandoSelect As New OleDb.OleDbCommand("SELECT COUNT(*) FROM tabelaPerguntas WHERE Categoria=@VALOR", con)
        Dim numeroPerguntas As Integer
        Dim rnd As New Random(Now.Ticks)
        Dim numero As Integer
        comandoSelect.Parameters.Clear()
        comandoSelect.Parameters.AddWithValue("@VALOR", 1) 'Valor que calhou no outro dado

'Ligacao à bd
         con.Open()
         numeroPerguntas = comandoSelect.ExecuteScalar
         con.Close()

numero = rnd.Next(1, numeroPerguntas) 'Neste momento tens o ID da pergunta que queres
        'Ler da bd e apresentar...

bioshock

Ele esqueceu-se de colocar algo do género:

Dim BaseDados As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source='" & My.Application.Info.DirectoryPath & "\BD.mdb';Persist Security Info=True;"

Dim con As New OleDbConnection(BaseDados)

O "con" é para abrir a conexão.

fmmdias

É o seguinte quero que a pergunta aparça numa forme diferente, como a mando para la?

aguardo resposta