Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

downloader

[Jogo] "Monsters" - Ajuda

Mensagens Recomendadas

downloader

Foi me proposto (como trabalho da faculdade)que fizesse um jogo em c++ em que "uma pessoa" tivesse de fugir de "monstros" e que quando dois monstros chocarem ambos morram. A "pessoa vence" quando todos os monstros morrem e perde quando um "monstro" a apanha. A "pessoa" tem um "magia" que quando eu clico numa tecla(escolhi tab) ela muda para outro sitio para poder fugir mais facilmente dos monstros.

O programinha que fiz até agora está aqui:

http://rapidshare.com/files/389653914/gamemonsters.rar.html

semttuloie.jpg

Eu usei o DEV-C++ para compilar

Apesar disto precisava de alguém que me ajudasse a introduzir no código mais umas funções nas quais estou a ter dificuldades, uma vez que os meus conhecimentos de c++ não são muitos lol.

Eu quero meter estas funções ao jogo:

- Quando dois monstros chocarem, criar um obstáculo fatal para a pessoa e para os monstros.

- Adicionar uma “magia”: tornar a pessoa imortal temporariamente(ao clicar numa tecla a pessoa, independentemente de os monstros a apanharem, não morre durante um "x" jogadas).

- Adicionar uma  “magia”: tornar a pessoa imortal temporariamente, por os monstros a evitar a pessoa, e permiti-la perseguir os monstros para os matar.(ao clicar noutra tecla os papeis do jogo inverter-se durante "x" jogadas e a pessoa tem o poder de ao apanhar um monstro pode mata-lo )

- Criar níveis de dificuldade e atribuir as “magias” por pontuação.(criar um sistema de pontuação)

quanto á pontuação eu estava a pensar nisto:

Por cada movimento em que a pessoa fizesse sem perder ganharia um ponto e caso dois ou mais monstros chocassem ganharia 10.(no final do jogo deverá aparecer a pontuação.)

Ficaria :cheesygrin: caso alguém me desse umas dicas ou até me ajudasse na criação do código.

Espero por dicas  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Metaluim

eu se fosse a ti começava por usar uma libraria gráfica para teres gráficos de jeito, tipo uma SDL. Depois, o Dev-C++ é um IDE, não um compilador.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ziwdon

eu se fosse a ti começava por usar uma libraria gráfica para teres gráficos de jeito, tipo uma SDL. Depois, o Dev-C++ é um IDE, não um compilador.

1. O objectivo de um trabalho deste tipo (de faculdade) não deve ser os gráficos mas sim a forma como é implementado. Os gráficos deve ser a última coisa com que o downloader se deve preocupar, isto é, uma vez implementado o sistema, então, caso sobre tempo, fazer melhorias (gráficas ou de outro tipo).

2. O Dev-C++ não é um compilador...contudo é disponibilizado juntamente com o MinGW, que por sua vez é um compilador. Ou seja, o Dev-C++, através do MinGW, compila o código escrito.

Quanto às questões do downloader.

Aquilo que colocaste aqui é muito genérico e duvido que alguém seja capaz de te ajudar ou de te "disponibilizar" as funções que pretendes, uma vez que isso implicaria entender tudo aquilo que já fizeste, como fizeste, etc.

Seria mais fácil se iniciasses tu a construção das funções e fosses postando aqui os problemas/dúvidas que tiveres. É só uma sugestão.

Cumprimentos.

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Decao

Eu fiz um trabalho exactamente assim... Bem não exactamente, foi dos primeiros do 10º ano de programação, no início de outubro...

Naquelo de carregares numa tecla e os papéis inverterem-se, pressuponho que tenhas os bichos a seguirem-te tipo se o teu boneco tiver mais a baixo e mais a direita os bonecos andam y++ e x++ e vice-versa, para isso basta trocares as variáveis,  metes ifs e quando a tecla for pressionada metes o if mas em vez de ++ poems --

No de seres "imortal" aquando o pressionamento de uma tecla, basta simplesmente pores um if onde não tenhas a parte do código de morreres quando se tocam, do género

if (posicaoboneco==posicaojogador)

cout<<"Morreste";

Basta meteres qualquer coisa como;

if (posicaoboneco==posicaojogador);

se meteres o ponto e virgulo logo asseguir ele não faz nada... simplesmente continua a jogar...

Dos monstros chocarem metes tipo:

if (posicaoboneco1==posicaoboneco2)

//o que quiseres por.....

Agora o que dá algum trabalho é isso dos níveis, o resto faz-se facilmente, mas na parte dos níveis podes por exemplo fazer um void do desenhar e posicionar os bonecos e aumentas a velocidade deles...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
downloader

1. O objectivo de um trabalho deste tipo (de faculdade) não deve ser os gráficos mas sim a forma como é implementado. Os gráficos deve ser a última coisa com que o downloader se deve preocupar, isto é, uma vez implementado o sistema, então, caso sobre tempo, fazer melhorias (gráficas ou de outro tipo).

Sim, de facto a parte gráfica não interessa nada, simplesmente ganharia uns pontos mais na nota do trabalho.

Naquelo de carregares numa tecla e os papéis inverterem-se, pressuponho que tenhas os bichos a seguirem-te tipo se o teu boneco tiver mais a baixo e mais a direita os bonecos andam y++ e x++ e vice-versa, para isso basta trocares as variáveis,  metes ifs e quando a tecla for pressionada metes o if mas em vez de ++ poems --

No de seres "imortal" aquando o pressionamento de uma tecla, basta simplesmente pores um if onde não tenhas a parte do código de morreres quando se tocam, do género

if (posicaoboneco==posicaojogador)

cout<<"Morreste";

Basta meteres qualquer coisa como;

if (posicaoboneco==posicaojogador);

Era mais ou menos isso que eu estava a tentar fazer, mas não consegui pôr a funcionar....e também já entreguei o trabalho...agora seria tarde...lol...

Entreguei só com um sistema de pontuação que funcionava com cada movimento da "Pessoa" :confused:

Bem.....thanks a todos :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.