vbmaster Posted July 11, 2006 at 01:47 PM Report #37519 Posted July 11, 2006 at 01:47 PM EDIT: PARA TODOS OS QUE VOTARAM, NÃO DEIXEM DE FAZER DE FAZER A REVIEW RESPECTIVA 😉(sem ela a thread perde muito do seu sentido original) Decidi fazer algo que possa servir para aconselhar um user que não conheça nada sobre o mundo GNU/Linux da distro certa que deverá instalar, bem como um sítio de discussão sobre distros (aquelas guerrinhas). Gostaria que em função da vossa escolha, não da melhor distro, mas sim da que se enquadra melhor no uso que lhe dão, ou seja, na que vos acenta que nem uma luva, façam uma pequena análise de prós e contras de essa mesma distro, e no final uma pequena avaliação (coerente) de 0 a 20, segundo esta estrutura modelo: Nome da Distribuição: XPTO Linux Versão actual: y.z.x (da qual vão fazer a análise) Análise: (onde digam os prós e contras, porque é que essa distro é boa para vocês - o que também têm a ver com os conhecimentos que possuem de GNU/Linux) Cotação: (de 0 a 20 - e peço-vos que sejam coerentes) Penso que será uma boa iniciativa e um thread a consultar por quem não tem ideia nenhuma da distro que deverá instalar. Não tenham medo de escrever. 😛 P.S.: No post posterior ficarão guardadas todas as análises feitas, para que o utilizador não tenha de as procurar no meio da dicussão sobre distros que possa porventura haver. ? P.S.D.: Pode haver mais que uma review da mesma distribuição, desde que não seja feita pelo mesmo utilizador. Uma review por user, sff. 👍
vbmaster Posted July 11, 2006 at 01:49 PM Author Report #37520 Posted July 11, 2006 at 01:49 PM Análises dos utilizadores Ghetto_Smurf Slackware 10.2 http://img363.imageshack.us/img363/4471/slackware6xs.png Nome da distribuição: Slackware Versao actual: 10.2 Análise: O Slackware tem muitas particularidades: - É a distribuição mais antiga e ainda activa - Ser semelhante ao UNIX - Conceito KISS (keep it simple, stupid!) - Toda a distro é mantida por apenas uma pessoa, Patrick Volkerding (ah, granda velho!) Vantagens: O Slackware tem a vantagem de possuir uma instalação simples, porém totalmente personalizada. Isto permite a um novato instalar a distribuição sem qualquer problema, e qualquer pessoa experiente instalar o que realmente deseja. Como disse, toda a distro é mantida pelo velho, por isso ele é a unica pessoa a decidir os pacotes que serão incluidos na distro, o que torna o sistema bastante seguro e estável, mesmo que isso implique usar software um tanto desactualizado (todo o software recente é colocado numa secção para testes) Possui vários DE's e WM's, e foi recentemente removido o GNOME, sendo substituido pelo todo-poderoso DropLine GNOME (o mais puro dos GNOME's) É ideal para servidores, e tambem para um simples desktop, dispondo de ferramentas para as duas ocasiões. Possui um formato seu, o .tgz Extremamente seguro, estável e limpo Desvantagens: Ainda usar uma 2.4.x kernel tree (sendo na versão 11 ter um 2.6.x tree de raiz) Não resolver a dependencia de pacotes, como o apt-get (apesar de ser opcional usar o swaret ou o slapt-get, que fazem exactamente o mesmo que o seu primo apt-get para debian e versões baseadasno mesmo) Cotação: 19 (É mesmo merecedor) CR_ Ubuntu Dapper Drake http://img335.imageshack.us/img335/8435/ubuntu9hs.png Nome da distribuição: Ubuntu Versao actual: 6.06 Análise: Particularidades: - Debian Based - É possivel encomendar gratuitamente para nossa casa Vantagens: Fácil instalação CD install+Live Tal como o debian tem milhares de pacotes disponiveis online através de um simples comando (apt-get) ou pelo Synaptic Tem vários WM sendo distinguido pelo nome (ubuntu, Xubuntu etc...) Grande comunidade que se destingue por ter muitos tutoriais para a distro Updates regulares Desvantagens: Por vezes simplifica demais Não é tão estável como outras distros como Debian ou Slackware Cotação: 15 Nota: Ubuntu destaca-se pela simplicidade de utilização e pelo enorme número de tutoriais e how-tos para esta distro. A classificação reflete-se mais por causa da comunidade e ajuda disponivel para a distro do que a própria distro. (estas duas últimas reviews foram feitas por estes utilizadores num thrad homóloigo no fórum btuga) m6 Caixa Mágica Desktop 10 Nome da Distribuição: Caixa Mágica Versão actual: 10.0 (última actualmente) Análise: nada a declarar à distro em si, não me deparei com nenhum erro grosseiro, embora tenha algumas falhas a apontar a algumas coisas no KDE e a algumas aplicações que por lá andam... Nota: 17 valores. vbmaster Gentoo Linux 2006.0 http://img87.imageshack.us/img87/5061/gentoo2dn.png Nome da distro: Gentoo Linux Versão:2006.0 Análise: Se dás valor ao conhecimento, se tens montes de paciência e não te importas nem tens qualquer dificuldade em pedir ajuda nos fórums, esta é a distro ideal, aprende-se bastante, tem-se total controlo sobre o SO, a comunidade é tão grande como a do ubuntu e bastante activa e no fundo, fazes verdadeiramente um sistema à tua medida, sem lixo desnecessário e tendo-se sempre a noção do que se está a fazer. Tem a desvantagem do portage não ser o melhor sistema em termos de rapidez (compilação sempre que se quer instalar algo), mas pode-se ganhar bastante em eficiencia com esse método, como tal, é um mal menor. Os conteúdos são abundantes, e em várias línguas, como tal, não há desculpas... É uma distro que vale a pena... para quem dá valor ao conhecimento claro... 😉 Cotação:18 (com remorsos por não dar 19) neon_prannock Fedora Core 5 http://img363.imageshack.us/img363/3138/fedora0co.png Nome da distro: Fedora Core Versão: 5 Características: Gnome é o default WM e os pacotes utilizados são RPMs. Vantagens: Distribuição grátis da importante empresa Red Hat Estabilidade, sendo em muitos casos usada como servidor Grande suporte de software, sendo das primeiras distros a receber ports de software (bons drivers para placas gráficas) Facilidade de instalação de software e utilização Mesmo sendo o Gnome o WM default, tanto o KDE como o Xfce podem ser instalados muito facilmente, mesmo na instalação Desvantagens: Poderia ter melhor suporte de placas de som O gerenciador de pacotes Yumex, embora seja bom, não atinge o nível do synaptic Alguns problemas, raros, com permissões de certos dispositivos, sendo perciso às vezes acede-los em 'root' Cotação: 19 deathseeker25 Ubuntu Dapper Drake http://img335.imageshack.us/img335/8435/ubuntu9hs.png Nome da distro: Ubuntu Versão: 6.06 Características: Sistema apt-get é fantástico. Facilidade de apreensão de conhecimentos. Distribuição ideal para quem se inicia e não quer perder horas e mais horas e mais horas na configuração de um sistema eficaz. Vantagens: É grátis e, se quisermos, mandamos vir os cds pela internet através do ShipIt. Sistema de facil configuração e de fácil apreensão de conhecimentos. Comunidade gigantesca. Inúmeros pacotes disponíveis para brincarmos com o SO. Documentação muito boa, em várias linguas. Muitos Window Managers diferentes (Kubuntu,Xubuntu,etc). Updates regulares. Lançada uma nova versão de 6 em 6 meses. Desvantagens: Como todos os sistemas GNU/Linux, não é fácil por jogos a bombar.... 😛 Cotação: 19 QuickFire Ubuntu Dapper Drake http://img335.imageshack.us/img335/8435/ubuntu9hs.png Nome da distro: Ubuntu Versão: 6.06 Características: Gnome como principal Desktop Manager; Baseada em Debian; #1 no DistroWatch Vantagens: Muito fácil de usar, e bastante boa tanto para o novato como para o entendido 🙂 Larga comunidade de apoio Pode ser desvantagem para alguns mas sendo baseada em debian usa apt-get Extremamente fácil de instalar Chega-nos pelo correio, sem encargos nenhuns Como já foi dito é muito fácil instalar novos WM 🙂 E a mais importante, tem o Nelson Mandela como apoiante! Grande suporte de drivers (pelo menos tudo o que meti aqui ele detectou... desde a placa wireless usb até ao telemovel 🙂 Entre outros... Desvantagens: Torna-se extremamente viciante ao fim de uns minutos 👍 Não me lembro de mais nenhum assim de passagem :| Cotação: 18 JotaCe Damn Small Linux Nome da distribuição: Damn Small Linux (DSL) Versao actual: 3.0.1 Análise: Particularidades: - O iso só ocupa 50mb - Capaz de bootar por pen Vantagens: - Corre em máquinas antigas (min 486 16mb RAM) - Tem 1 conjunto de Apps básico mas suficiente prá maioria dos users - Facilidade em instalar novas aplicações através do sistema "my-dsl" - Capacidade de se transformar num sistema Debian-like Desvantagens: - Não inclui compiladores - Por vezes torna-se difícil de instalar em pc's mais antigos - É limitado quando comparado com outras distros - Não existe assim tanto user feedback,, o que leva a que alguns problemas sejam uma autêntica dor de cabeça para resolver Cotação: 15 Nota: O principal destaque do DSL é mesmo o seu tamanho: 50mb. Apesar disso até é bastante completo, Browser, leitor multimedia, cliente FTP... No entanto peca por alguns pontos, nomedamente, a falta de compiladores (obviamente que se podem instalar depois) e o uso do Kernel 2.4.x No geral é uma distro bastante "engraçada", visto que até é possivel corrê-la dentro de outra distro ou do próprio windows.
Rui Carlos Posted July 11, 2006 at 02:31 PM Report #37530 Posted July 11, 2006 at 02:31 PM eu votei Fedora pois não está lá o CentOS. foi a primeira distribuição que usei, é fácil de aprender a usá-la e encontra-se software facilmente. a vantagem do CentOS (em relação ao Fedora) será, à partida, ser mais estável. recentemente experimentei o Slackware, pois achava o Fedora/CentOS um pouco pesado, mas aparentemente o Slackware é a mesma coisa, desde que não instalemos todo o lixo que vem nos CD's do Fedora, podemos obter um desempenho semelhante. quando tiver tempo tenho que instalar novamente o CentOS. Rui Carlos Gonçalves
Dabubble Posted July 11, 2006 at 03:03 PM Report #37538 Posted July 11, 2006 at 03:03 PM Votei Gentoo, porque: 1º Foi a primeira disro que utilizei e aprendi tudo o que sei de linux com ela 2º E uma das senao a distro mais performante (compilar tudo quando se faz um emerge custa mas vale a pena) 3º Tem muitas features so encontradas com a mesma qualidade em distros comerciais E complicadita mas vale a pena
M6 Posted July 11, 2006 at 04:19 PM Report #37560 Posted July 11, 2006 at 04:19 PM Nome da Distribuição: Caixa Mágica Versão actual: 10.0 (última actualmente) Análise: nada a declarar à distro em si, não me deparei com nenhum erro grosseiro, embora tenha algumas falhas a apontar a algumas coisas no KDE e a algumas aplicações que por lá andam... Nota: 17 valores. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
vbmaster Posted July 11, 2006 at 05:39 PM Author Report #37572 Posted July 11, 2006 at 05:39 PM Ora aqui vai a minha história e consequente review: Há mais de um ano, finalmente a curiosidade tomou conta de mim e quis experimentar uma distro de GNU/Linux. No meu pc principal de casa estava fora de questão, pois o xp ocupava todo o disco e não quis por em risco aquilo que não era meu, como tal instalei caixa mágica desktop 10 num velhinho pentium 2. Enfim, achei muita no meu primeiro choque com uma distribuição, mas devido á lentidão com que corria não pude aprofundar muito a coisa e mantive-me nela apenas umas poucas semanas, até que mudei para Damn Small Linux. Neste tive uma batalha renhida para conseguir pôr o meu speedtouch a funcionar, mas como o kernel era 2.4 foi mesmo a qdistro que levou a melhor e acabei por ter sempre ali um sistema offline. No entanto, no meio de tudo isto fui aprendendo muita coisa principalmente a como mexer na consola, lendo muita coisa da Linux Bible. Entretanto este ano, pelo Natal, finalmente comprei um disco para o meu pc principal e, finalmente também, tive rédea livre para a experimentação de distros. Meti-me a fundo no Ubuntu Breezy Badger e gostei bastante, tornou-se o meu SO principal e estive neles uns bons meses até que fiz lá umas aldrabices que não devia ter feito, actualizei repositórios para uma versão que não era a minha e aquilo ficou tudo estragado. Fui experimentar a Flight 6 de Dapper. Enfim, nada de especial, ainda com muita incompatibilidade e voltei ao windows, à espera que saísse o Dapper Drake final. Entretanto experimentei SuSE 10.1 e apesar de ter tudo corrdido mais ou menos bem, odiei a distro, era bugs no opera, o ET a corre lento como eu nunca tinha visto numa distro de GNU/Linux, e desta maneira caguei naquilo. No entanto a vontade de instalar uma distro era grande de mais, e apesar de já ter saído o Dapper drake, quis instalar uma distro que me ensinasse algma coisa. Deixar de lado as distros user-friendly dando primazia ao conhecimento e ao total controlo sobre a distribuição da nossa parte. As hipóteses seriam Debian/Gentoo, etc... Decidi-me mesmo pela distro que, excluíndo o LFS, tem a fama de ser a mais sado-mazo... 😛 , além disso agora tinha um router, logo estava sem limitações nenhumas. Era o príncipio de Junho e como tive uma aberta nos trabalhos escolares tentei instalar o gentoo, caso corresse mal, so o voltaria a fazer depois dos exames. Peguei no handbook (algo fundamental se querem instalar a vossa distro com sucesso) e atirei-me de cabeça na instalação minimal... 1ª instalação: Não me pareceu muito díficil, segui-me pela minha intuilção, cheguei ao final da instalação e deu grub error. Estudei melhor como o grub funcionava e lá consegui entrar no gentoo. Tentei fazer emerge gnome e deu falta de espaço em disco, tinha-me enganado nas partições (como tenho 2 xp's e uma partição fat32 o meu sistema diferia bastante do exemplo do handbook). 2ª instalação tudo já correu bem, cheguei ao gentoo e fiz emerge gnome. Cheguei ao gnome... (por acaso extremamente lento)....Felicidade! Corri um comando, enganei-me e lixei o sistema todo... Caguei, logo fazia aquilo depois dos exames.. Depois dos exame lá vim eu cheio de pica para finalmente por o Gentoo... Informei-me bem no #gentoo e atirei-me, na primeira vez fui mal informado no canal, e aquilo ficou pior que estragado. Ok, 2nd time.. desta vez já com uma instalação i686 em vez da que andava a fazer, a x86. Correu tudo bem, tive por várias fazes de recompilar o kernel e reparei que havia muito que escapava ao handbook. Reparei no porquê da lentidão, faltava-me ligar o DMA na drives, assim fiz, e assim tentei o emerge gnome. Deu erro, nem tive paciência para ir aos forums, pus fluxbox... Entretanto o sistema tem estado just great, já tenho aceleração 3d, o Enemy Territory corre como nunca correu em windows, o sistema está bem nice em termos de visual, a net está bem confgurada (tive um problema com dns's mas resolvi), um sistema estável e estou muito contente com isto... Resumindo, aprendi muito, desde configurar à mão xorg's a grub's, até acabei por instalar, na ultima das vezes, o sistema remotamente por ssh, e achei muita piada e, no fundo, não tenciono sair do Gentoo. grande distro! Nome da distro: Gentoo Linux Versão:2006.0 Análise: Se dás valor ao conhecimento, se tens montes de paciência e não te importas nem tens qualquer dificuldade em pedir ajuda nos fórums, esta é a distro ideal, aprende-se bastante, tem-se total controlo sobre o SO, a comunidade é tão grande como a do ubuntu e bastante activa e no fundo, fazes verdadeiramente um sistema à tua medida, sem lixo desnecessário e tendo-se sempre a noção do que se está a fazer. Tem a desvantagem do portage não ser o melhor sistema em termos de rapidez (compilação sempre que se quer instalar algo), mas pode-se ganhar bastante em eficiencia com esse método, como tal, é um mal menor. Os conteúdos são abundantes, e em várias línguas, como tal, não há desculpas... É uma distro que vale a pena... para quem dá valor ao conhecimento claro... 😉 Cotação:18 (com remorsos por não dar 19)
neon_prannock Posted July 11, 2006 at 06:11 PM Report #37584 Posted July 11, 2006 at 06:11 PM Nome da distro: Fedora Core Versão: 5 Características: Gnome é o default WM e os pacotes utilizados são RPMs. Vantagens: Distribuição grátis da importante empresa Red Hat Estabilidade, sendo em muitos casos usada como servidor Grande suporte de software, sendo das primeiras distros a receber ports de software (bons drivers para placas gráficas) Facilidade de instalação de software e utilização Mesmo sendo o Gnome o WM default, tanto o KDE como o Xfce podem ser instalados muito facilmente, mesmo na instalação Desvantagens: Poderia ter melhor suporte de placas de som O gerenciador de pacotes Yumex, embora seja bom, não atinge o nível do synaptic Alguns problemas, raros, com permissões de certos dispositivos, sendo perciso às vezes acede-los em 'root' Cotação: 19 http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
deathseeker25 Posted July 11, 2006 at 06:47 PM Report #37607 Posted July 11, 2006 at 06:47 PM vbmaster, devo dizer que acompanhei toda a tua evolução pelos sistemas GNU/Linux desde que brincavas com o DSL... 😁 Ainda me lembro quando o insultavas por realmente ser destinado a máquinas velhinhas e por não teres acesso á internet devido ás incompatibilidades com o SpeedTouch. Vou tentar resumir a minha história dentro do mundo Linux. Tal como o vbmaster, há coisa de um ano atrás, meti-me pela TechzonePT dentro a ler umas threads onde muita gente ia discutindo os prós e os contras da nova versão do Ubuntu. Tinha acabado de saír o Ubuntu 5.04 e lia comentários que me fizeram água na boca. Decidi experimentar, sabendo que me teria de habituar a algo diferente do que se fazia em Windows. Estive algum tempo exclusivamente em Ubuntu, sempre excitiado com a minha evolução no SO, sempre a acompanhar as novidades através da comunidade do Ubuntu e da TechzonePT. Mostrava o meu interesse na distribuição tambem aqui no fórum (se fizerem umas pesquisas, encontram muitos posts relacionados com o assunto). Numa manhã qualquer, ao ler as notícias do Newsforge que me chegam diariamente ao e-mail, deparei-me com a análise de uma distribuição chamada MEPIS. O jornalista que analisou a distribuição mostrava-se radiante com a mesma e salientava o facto de ser possível aceder á internet enquanto se instalava o MEPIS. O installer gráfico fez com que voltasse a ganhar brio no mundo GNU/Linux e lá andei a passear com MEPIS durante uma semana mais ou menos. A dada altura, surgiu-me um problema com as ligações de rede que resolvi não resolver. Voltei ao Windows, onde a ex-namorada lá ia fazendo exigências para ligar a webcam e falar com ela via SKype. No Natal, apeteceu-me mergulhar em Ubuntu novamente, desta vez já no 5.10. Lembro-me de uma tarde em que estava no x-chat(no canal #p@p da PTNet) em ubuntu á conversa com o vbmaster que só falava no seu novo disco rígido e na capacidade que teria, a partir daí, de testar novas distribuições. A minha estadia em Ubuntu durou cerca de um mês. De Fevereiro a finais de Maio, esqueci o mundo GNU/Linux. Até que me vieram falar no Gentoo. Imprimi o handbook, e decidi tentar instalar. Acontece que nem sequer cheguei a instalar o SO, pois não me safei com a instalação. Seja como for, deu para aceder aqui ao P@P, num ambiente sem janelas (muito console-style). Simplesmente brilhante 😛 Pretendo voltar a instalar Ubuntu e ter mais umas aventuras naquela brilhante distribuição. Quero ver se começo ainda hoje. Nome da distro: Ubuntu Versão: 6.06 Características: Sistema apt-get é fantástico. Facilidade de apreensão de conhecimentos. Distribuição ideal para quem se inicia e não quer perder horas e mais horas e mais horas na configuração de um sistema eficaz. Vantagens: É grátis e, se quisermos, mandamos vir os cds pela internet através do ShipIt. Sistema de facil configuração e de fácil apreensão de conhecimentos. Comunidade gigantesca. Inúmeros pacotes disponíveis para brincarmos com o SO. Documentação muito boa, em várias linguas. Muitos Window Managers diferentes (Kubuntu,Xubuntu,etc). Updates regulares. Lançada uma nova versão de 6 em 6 meses. Desvantagens: Como todos os sistemas GNU/Linux, não é fácil por jogos a bombar.... 😉 Cotação: 19
vbmaster Posted July 11, 2006 at 06:51 PM Author Report #37610 Posted July 11, 2006 at 06:51 PM Queremos a cotação deathseeker, a cotação! 😉😛👍
David Pintassilgo Posted July 11, 2006 at 07:00 PM Report #37613 Posted July 11, 2006 at 07:00 PM A minha opinião pouco vale para o caso porque a minha esperiencia é pouca ou quase nula. Mas o meu voto vai para ubuntu porque foi o unico que eu consegui meter a trabalhar. Cheguei a tentar mais 2 ou 3 difrentes antes dessa mas sem sequer conseguir meter aquilo a funcionar (os conhecimentos na area não ajudam, né? 😉 ) cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
QuickFire Posted July 11, 2006 at 07:25 PM Report #37622 Posted July 11, 2006 at 07:25 PM A minha opinião é obvia visto que sou Ubuntu-fanboy 😉 Mas vamos lá fazer uma mini-review: Nome da distro: Ubuntu Versão: 6.06 Características: Gnome como principal Desktop Manager; Baseada em Debian; #1 no DistroWatch Vantagens: Muito fácil de usar, e bastante boa tanto para o novato como para o entendido 👍 Larga comunidade de apoio Pode ser desvantagem para alguns mas sendo baseada em debian usa apt-get Extremamente fácil de instalar Chega-nos pelo correio, sem encargos nenhuns Como já foi dito é muito fácil instalar novos WM 🙂 E a mais importante, tem o Nelson Mandela como apoiante! Grande suporte de drivers (pelo menos tudo o que meti aqui ele detectou... desde a placa wireless usb até ao telemovel 🙂 Entre outros... Desvantagens: Torna-se extremamente viciante ao fim de uns minutos 😛 Não me lembro de mais nenhum assim de passagem :| Cotação: 18
pedrotuga Posted July 11, 2006 at 07:37 PM Report #37623 Posted July 11, 2006 at 07:37 PM Pessoal... classificacao? qcho que a pergunta da poll até está bem feita. Não é do tipo: "Qual a melhor?". Mas classificação. É preciso lembrar que são são aproximações diferentes... para a maior parte do ppl aqui do forum aconselho uma cena tipo ubuntu, pela simples razao de ser facil. para quem precisa de performance de pico ou extabilidade... gentoo sem qq duvida. Quem quer correr um SO num pc mais antigo... slack ou dsl... e por aí fora...
vbmaster Posted July 11, 2006 at 08:32 PM Author Report #37639 Posted July 11, 2006 at 08:32 PM Pois, ter-se-á de ler as análises dos users e ver se a distro é realmente boa conforme o que foi dito na review. É verdade que não se poderá comparar directamente, e nem tinha pensado muito nisso...
neon_prannock Posted July 11, 2006 at 09:25 PM Report #37649 Posted July 11, 2006 at 09:25 PM A cotação neste caso é mais satisfação do utilizador, não deve ser tanto um termos de comparação... 😉 http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
pedrotuga Posted July 11, 2006 at 10:07 PM Report #37663 Posted July 11, 2006 at 10:07 PM yaps... é isso. Mas ainda bem que não foi uma pergunta do tipo: "qual é o melhor" ... ok... vou escolher o ubuntu pois foi a que me permitiu tirar efectivamente partido do linux. Já tive o gentoo instalado e tenho que admitir que é muito melhor. Mas dá muitas chatices a um utilizador modesto como eu... só para experts, n fo p mim... assim sendo... ubuntu! já agora... se é ubuntu... o voto no debian fica implicito.
Triton Posted July 12, 2006 at 10:37 PM Report #37911 Posted July 12, 2006 at 10:37 PM A distro que me conseguiu cativar mais tempo foi a Fedora e usei-a pelo menos 2 semanas. 😄 É completamente estável, fácil de usar, detectou-me tudo à primeira e tem um look & feel excelente. Adoro Linux, mas o CS é a única coisa que me agarra ao Window$, apesar de ter conseguido correr no Linux mas os fps eram mesmo muito baixos. Quanto ao Ubuntu, é a distro que mais está na moda, e usei-a umas horas, mas não achei nada de especial. Fiquem bem! <3 life
JotaCe Posted July 17, 2006 at 12:49 AM Report #38565 Posted July 17, 2006 at 12:49 AM Nome da distribuição: Damn Small Linux (DSL) Versao actual: 3.0.1 Análise: Particularidades: - O iso só ocupa 50mb - Capaz de bootar por pen Vantagens: - Corre em máquinas antigas (min 486 16mb RAM) - Tem 1 conjunto de Apps básico mas suficiente prá maioria dos users - Facilidade em instalar novas aplicações através do sistema "my-dsl" - Capacidade de se transformar num sistema Debian-like Desvantagens: - Não inclui compiladores - Por vezes torna-se difícil de instalar em pc's mais antigos - É limitado quando comparado com outras distros - Não existe assim tanto user feedback,, o que leva a que alguns problemas sejam uma autêntica dor de cabeça para resolver Cotação: 15 Nota: O principal destaque do DSL é mesmo o seu tamanho: 50mb. Apesar disso até é bastante completo, Browser, leitor multimedia, cliente FTP... No entanto peca por alguns pontos, nomedamente, a falta de compiladores (obviamente que se podem instalar depois) e o uso do Kernel 2.4.x No geral é uma distro bastante "engraçada", visto que até é possivel corrê-la dentro de outra distro ou do próprio windows.
pedrotuga Posted July 19, 2006 at 05:10 PM Report #39085 Posted July 19, 2006 at 05:10 PM pa.. qq SO pode arrancar duma pen
vbmaster Posted July 19, 2006 at 07:23 PM Author Report #39109 Posted July 19, 2006 at 07:23 PM pa.. qq SO pode arrancar duma pen Nem todo o SO cabe numa pen.
neon_prannock Posted July 19, 2006 at 07:40 PM Report #39115 Posted July 19, 2006 at 07:40 PM O Damn Small Linux é que, para além de poder arracar duma pen, também pode caber todo na pen, evitando assim arrancar pelo disco. http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
Recommended Posts