Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

dicas3d

Lazarus Portugal

Mensagens Recomendadas

dicas3d

Olá companheiros.

Foi hoje lançada a comunidade lazarus Portugal para todos os amantes deste fantástico software.

Gostávamos de fazer alguns projectos conjuntos com a comunidade portugal-a-programar a fim de divulgar este software por terras de D. Afonso Henriques.

Também gostávamos de vos convidar a entrar e dar sugestões.

Por isso aqui vai o link http://sites.google.com/site/lazarusportugal/

Obrigado pela vossa atenção.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

O site não está nada intuitivo, além de não explicarem que só funcionam por mailing list, o processo de registo mostra apenas parte da página do google, o que dificulta o registo e não dá o feedback correcto.

E porque é que no IRC só estão a versão inglesa e do Brasil? Onde está o canal português?

Ahhh, tirem o fundo preto e não usem o raio das letras amarelas... web de 90s...

E porque raio é que o site oficial do Lazarus aparece dentro de uma caixinha na vossa página? Se o utilizador quer o site oficial não o quer dentro de uma frame no vosso site.

Para terminar nas queixas, o que raio são "Credores", é algo que está na página dos criadores.

Gosto da ideia, afinal uso o Lazarus para algumas brincadeiras, mas o site deixa um pouco a desejar e não me parece ser um ponto de atracção para novos utilizadores.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

O site é muito recente e eu, o único webmaster, ainda sou pouco experiente em webdeveloping.

De qualquer forma o site é recente e todas as queixa ou sugestões serão tidas em conta.

Já procedi a correcção do erros ortográfico, e outros, que mencionaste.

Quanto ao fundo e as letras diz lá o que escolherias, já que este um site dos utilizadores para os utilizadores.

Quanto ao IRC ainda não exite o IRC português mas prometo que será criado em breve.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Fazendo um análise mais completa:

As cores usadas nada têm a ver com o Lazarus, que usa o azul mais escuro, o vermelho o cinza e o branco, essas seriam a primeira escolha, ou pelo menos podiam ser usadas como base, de modo a manter alguma coerência e a aproximar o aspecto do site com o logótipo do Lazarus.

O texto "Lazarus Portugal" podia ter um destaque maior, talvez um texto maior e não ter o fundo mas simplesmente uma linha em baixo a dividir do resto do menu. O uso das cores para criar zonas, como tens, não me parece a melhor opção, eventualmente uma divisão feita com cores que crie zonas horizontais e não "quadrados" na página. A criação de várias secções pequenas e separadas cria um efeito de quebra.

O fundo usado nas letras não deve ser diferente do fundo usado na secção onde estás a escrever, se a secção tem fundo branco não vais alterar o fundo do texto, e vais escrever a preto ou a cores escuras que permitam a leitura fácil.

Quanto ao menu, texto mais curto e mais directo. Em vez de "Criadores da comunidade e moderadores" usar "Sobre" ou "Equipa" ou "Quem Somos". A ordem alfabética é importante mas creio que no caso do menu principal, a ordem de relevância dos links é melhor, por exemplo, a página que informa quem é a equipa é das menos importantes para os utilizadores, por outro lado, a página principal é a mais relevante e deve vir em primeiro lugar. Se colocares os links por ordem de relevância, não só ajudas a que essa relevância seja tida em conta como os utilizadores podem encontrar mais facilmente o que procuram.

A secção de Actividade Recente, ou desaparece, por não ser relevante, ou passa para cima dos anúncios, do mesmo modo, os anúncios, se servirem para apoiar a comunidade nas suas despesas ficam, mas se não servirem só estarão a piorar o aspecto do site.

Não sei que limitações tens em usar o serviço do google, mas pelo tipo de site que está criado, algo como os blogs do wordpress poderá ser mais útil. De qualquer modo, se a comunidade pretende crescer, então será importante ter um espaço próprio e não um site alojado nos serviços do google.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Então o site não diz em destaque na página principal o que é o Lazarus? Parece-me uma grande

falha!

Foram meter isso no Google?

Não gosto nada da ideia. Não gosto de mailing lists do Google, porque obrigam quem quer inscrever-se a criar uma conta no Google.

Também não gosto que usem tabelas de HTML no layout (vai contra o standard).

Como Lazarus é Software Livre, poderiam ter pedido ajuda à Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), que se calhar tinha oferecido pelo menos uma mailing list, se não mesmo algum espaço para o alojamento do vosso site.

Quanto ao IRC ainda não exite o IRC português mas prometo que será criado em breve.

Que queres dizer com não existe IRC português?

Não tenho tempo para uma analise mais detalhada...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

O que quero dizer é que o canal de IRC do Lazarus Portugal ainda não foi criado, mas vai ser criado assim que houver tempo.

AS outras sugestões serão tambem atendidas.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Boas dicas3d  😎

A ideia é interessante, contudo tenho de concordar com os colegas do P@P... O Site não está nada bom, e se queres criar uma comunidade ou algo do género, não é muito boa ideia estar alojado num servidor, seja o Google seja outro do género...

Um conselho: procura um bom sítio para alojar o site, e estuda mais um pouco de desenvolvimento web...

Boa sorte  :)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Gostávamos que vocês entretanto começassem a usar a lista, nem que seja apenas para dar sugestões, já que está pouco activa.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Temos uma nova secção no nosso site.

Como iniciámos agora o Projecto "Blogando pelo Lazarus" visível na nossa secção projecto, criámos a secção respectiva no nosso site.

Para que publiquemos o vosso blog no nosso site usem uma das seguintes formas de contacto:

Lista de discussão: http://groups.google.pt/group/lazarus-pt

Emial oficial: lazarusportugalwebmasters@gmail.com

O único requerimento é ser em português.

Podem também enviar-me uma private message.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa madrugada,

Já por lá andei... Isso está com "coragem" :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
portaro

Obrigado gostva de aprender qualquer coisa mas ainda tenho que ler muito.

Mesmo assim gsotei e dá muito jeito ter algo em português para aprender.

:cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Pascal ainda que antigo, acaba por ser interessante se utilizares Lazarus, ou delphi, que na sua base é pascal mas orientado a objectos. Não é propriamente uma linguagem recente, mas ainda tem os seus "encantos".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Olá de novo utilizadores de Delphi e Lazarus do P@P.

Nós andamos a precisar de dinamizar a nossa lista e o nosso fórum com alguns tópicos de interesse para programadores em lazarus, delphi e pascal no geral.

Esta é uma forma de tornar o nosso site mais interessante.

Assim sendo já criei um post para um tema de interesse("Software Opensource em Lazarus") e gostávamos que dessem mais ideias desse género. Para já apelo a visita do tópico acima referido.

Obrigado.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Olá utlizadores do P@P. Venho por este meio avisar que o o velhinho site sites.google.com/sites/lazarusportugal ou o que era foi fundido com o site oficial da comunidade Lazarus Portugal.

Isto significa que alem das velhinhas opções vão aparecer na secção "Comunidade Portuguesa" as seguintes opções:

•       Conteúdos Dinâmicos
  •       Top4 do nosso canal do Youtube
  •       Visite-nos no Google Groups
  •       Chat online

Pedimos desculpa pelo incomodo e esperamos que gostem das novas opções.

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
branco

Aproveitar este tópico para fazer uma pergunta, porque a minha pesquisa no google não relevou muitos frutos.

É possível meter o Lazarus a trabalhar numa janela só? Isto de ter cinco janelas é um pouco confuso...

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dicas3d

Sim, é possivel pôr o lazarus a funcionar numa só janela, mas tens de instalar um extra qualquer do qual já não me lembro do nome.

Pergunta  no fórum internacional do lazarus( no 1º link da minha assinatura).

Abraços

dicas3d

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Boas, dicas3d.

Por curiosidade, fazes parte da administração do Lazarus Portugal?, suponho.

Acabei de me registar, por enquanto pela mera curiosidade e por gostar de iniciativas que tentem trazer o Pascal "ao de cima" ;)

Cumpz.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.