Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

herakty

E esta? Hackers Could Remotely Disable Your Car's Brakes, Report Finds

Mensagens Recomendadas

herakty

hackedcar.jpgheader.png

e esta hein? para os que não acreditam na insegurança nas TI... aqui vai uma daquelas mesmo, mesmo h3h3h3h33h

claro que isto é muito sério e não me agrada nada que não tenham tomado todas as precauções necessárias para evitar o cracking da rede wireless que alguns carros possuem... pois é.. tudo tem um custo e ter alta tecnologia no carro pode-vos fazer espetar direitos numa parede... claro que é um cenário quase surreal... mas em ultima instância pode acontecer  :ipool:

Hackers Could Remotely Disable Your Car's Brakes, Report Finds

As cars are increasingly equipped to wirelessly access the Internet, the potential for security breaches grows. According to The New York Times, computer security researchers from the University of Washington and the University of California, San Diego (UCSD) have proven in a study that it's possible to remotely control many of a car's functions by hacking its computer. The researchers were able to remotely disable the brakes, apply the brakes, shut off the engine and more. While they wouldn't identify the make or model, the researchers confirmed in the study that they used two types of newer cars in both the lab and field.

UCSD researcher Stefan Savage compared this security problem with the one faced by the PC industry as it became increasingly wireless and networked. In the early days, there weren't enough safeguards in place to prevent hacks. "We found ourselves thinking we should try to get in front of this before it suddenly becomes an issue," he told the Times, speaking about security flaws in car computer networks. The researchers were also able to show that hackers could manipulate the car's computers to destroy any evidence of hacking in the first place.

Of course, your vehicle would have to be connected via wireless services like OnStar to be susceptible to an attack, but many newer models are being shipped with built-in wireless positioning and remote diagnostic systems. Fortunately, we're not too worried. We haven't been able to afford a new car in years.

Mais em:

http://www.switched.com/2010/05/16/remote-car-hacking-a-real-danger-report-finds/

http://www.nytimes.com/2010/05/14/science/14hack.html?partner=rss&emc=rss

Instituto que fez a investigação:

http://www.autosec.org/index.html

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Intrigante e ao mesmo tempo interessante...  :hmm:

Tens mais alguma coisa sobre o assunto?

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

Eu já estudei um pouco sobre este assunto e neste momento pelo que tenho conhecimento é necessário aceder ao carro fisicamente para ser possível controlá-lo remotamente.

Através do bluetooth ainda não se conseguiu fazer grande coisa... Porque muitos deles têm independência do sistema central do carro.

Relativamente a ligações directas ao carro é possível controlar o carro quase todo, depende obviamente do que o computador central é capaz de fazer. Por exemplo, um carro com travão de mão electrónico, luzes e luzes automáticas, velocímetro digital, etc. tudo isso é possível mexer através da típica ligação de diagnóstico pois até agora nenhuma empresa se lembrou de ter um sistema de segurança no computador de bordo do carro.

Eu neste momento só estou à espera que cheguem uns circuitos impressos que encomendei para também fazer uns testes num dos carros cá de casa que tem imensa coisa possível de testar.

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Fiquei a pensar neste tema nenhum tem mais informações sobre o assunto???  :hmm:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
herakty
Fiquei a pensar neste tema nenhum tem mais informações sobre o assunto???
Eu já estudei um pouco sobre este assunto e neste momento pelo que tenho conhecimento é necessário aceder ao carro fisicamente para ser possível controlá-lo remotamente.

Através do bluetooth ainda não se conseguiu fazer grande coisa... Porque muitos deles têm independência do sistema central do carro.

eu falei das ligações wireless à Internet e não noutros sistemas  :);)

As cars are increasingly equipped to wirelessly access the Internet, the potential for security breaches grows

isto é a questão principal... estão se a equipar os carros com ligações wireless não seguras...info sobre isso? não, pois isto é tudo segredo industrial... as coisas pertecentes a um carro de uma marca são segredo e propriedade dessa marca

mas para bom entendedor meia palavra basta... computadores com wireless desprotegido....

a questão é que os carros hoje dependem muito da electrónica e a electrónica é muito vulnerável.. vejam os sistemas de jamming ou ondas de interferência para anular os sistemas dos aviões ou de misseis.. é muito usado para enganar os sistemas dos misseis ar-ar ou terra-ar

se os carros começam a basear os seus sistemas cada vez mais na electrónica mais possibilidades há de interferir no mesmo... até os ladrões já tem sistemas altamente sofisticados para manipular a electrónica dos carros, devido ao facto de a chave ter um chip unico, etc, etc

já há sistemas usados pela policia dos USA que podem parar um carro através da velha técnica de jamming, isto é, enviar ondas eléctricas para parar todos os sistemas, como se faz nos aviões... não há é info publico sobre esses sistemas, como é óbvio

também sei que já há um sistema na policia dos USA para parar camiões através de uma cena que o carro da bófia tem na sua frente e ao encostar no camião os travões dos mesmos são accionados sem o controle do condutor

mas é info reservada e não muita coisa publicada de acesso publico sobre estes temas, pois são questões ou militares ou policiais

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

isto é basicamente o lado escondido da tecnologia....

Ela existe, todos sabem disso, mas ninguém sabe como???

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
herakty

Descobri agora um artigo com info sobre um sistema que falei em cima, o de jamming, ou o envio de sinais externos para interferir num outro sistema, neste caso um carro... normalmente o jamming é o envio de montes de sinais confusos para confundir, o que é ainda mais perigoso, pois descontrola completamente o alvo, mas parece que já há mesmo sistemas de sinais específicos para acções especificas, como podemos ver em baixo

Putting the brakes on car theft

The car will then be located by GPS and a signal is sent directly to the vehicle, blocking its electrical system - literally stopping the car in its tracks.

como os carros são hoje controlados electronicamente é possível interferir sobre esse sistema e está aqui uma artigo que fala num sistema a ser usado no Brazil para detectar e PARAR o carro enviando sinais para o CPU do carro afim de acionar os travões

http://news.bbc.co.uk/2/hi/7792469.stm

um sistema destes nas mãos de ladrões...

isto é basicamente o lado escondido da tecnologia....

Ela existe, todos sabem disso, mas ninguém sabe como???

isto é algo que eu condeno, pois as agências são financiadas com o nosso guito e nem sabemos o que andam a fazer e se é eticamente correcto... sei que estão a ser desenvolvidas coisas QUE NÃO SÃO HUMANAS NEM ÉTICAS... mas como pode a população de um pais se queixar senão sabe e quando alguém descobre é considerado louco?

é claro que sei que há questões militares e que se devem manter em segredo, apesar de achar que isso era mais no tempo da guerra fria, pois hoje não nenhuma situação de guerra eminente, a não ser AS PROVOCADAS PELOS USA

porque é que os USA não querer que outros países não tenham armas nucleares? PARA OS PODEREM INVADIR IMPUNEMENTE... eu entendo que o IRÃO se preocupe, pois os USA já mostraram que MENTEM PARA ARRANJAR motivos para guerras, como as armas de destruição que não existiam do Iraque... o que é certo é que O GOVERNO ADMITIU ter-se enganado, mas a guerra foi feita e continua... para países como o IRÃO ter armas NUCLEARES é APENAS DEFENSIVO, POIS SABEM que se as USAREM PRIMEIRO desaparecem do mapa... todo o planeta desaparece...

não há motivo para recear que outros países tenham armas nucleares... são tantos os que tem, porque é que alguns não podem ter? AS ARMAS NUCLEARES SÃO AO CONTRARIO DAS OUTRAS...SERVEM PARA IMPEDIR A GUERRA E  O ATAQUE

isto foi um desabafo off topic... desculpem

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky

Descobri agora um artigo com info sobre um sistema que falei em cima, o de jamming, ou o envio de sinais externos para interferir num outro sistema, neste caso um carro... normalmente o jamming é o envio de montes de sinais confusos para confundir, o que é ainda mais perigoso, pois descontrola completamente o alvo, mas parece que já há mesmo sistemas de sinais específicos para acções especificas, como podemos ver em baixo

Putting the brakes on car theft

como os carros são hoje controlados electronicamente é possível interferir sobre esse sistema e está aqui uma artigo que fala num sistema a ser usado no Brazil para detectar e PARAR o carro enviando sinais para o CPU do carro afim de acionar os travões

http://news.bbc.co.uk/2/hi/7792469.stm

um sistema destes nas mãos de ladrões...

Leste a noticia?

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
herakty
Leste a noticia?
"They ask you where and they send a signal. Your car receives the signal, blocks the car and our recovery team is on the way with the police," he said.

a coisa que mais detesto é mesmo isto...irrita-me mesmo... palavras soltas sem explicar qual o ponto a que se referem... assim é fácil criticar... qualquer dia começo a dizer num post de C++ que o céu é azul... mas somos todos professores BAMBO ou KARAMBA para sermos adivinhos? achas que disseste alguma coisa que fosse possível eu perceber o que queres dizer?

eu depois de analisar ao detalhe percebi o teu ponto, mas não é assim... pelo menos dizias qual era a situação a que te referias, porque mts podem estar fora de contexto... custava muito escrever mais duas ou três palavras?

o que queres dizer com esta afirmação? podes ser mais preciso e explicativo? é que sinceramente nem sei do que estás a falar com o leste a noticia, porque li... e não sei o que queres dizer com isso

eu estava a falar na possibilidade de ser enviado um sinal para parar electricamente um carro... e encontrei esta noticia, a pedido de alguém que humildemente pediu mais info e tentei encontrar e deparei-me com esta situação

eu sei que o TÓPICO que EU iniciei falava das ligações wireless... mas como em muitos casos abrangeu-se a questão e já se fala também de como parar um carro forçadamente, sem ser o condutor... por sinais e afectando o sistema eléctrico do carro

em relação a isto está bem claro na noticia que há um sistema que pode ser implementado no carro, mas também pode ser sem qualquer implementação... se conhecesses as técnicas de jamming poderias entender... é sempre possível interferir nos sinais eléctricos e activar sistemas do próprio carro... esta noticia foi a única coisa que encontrei a falar de algo assim, apesar de se ter de instalar

se conseguires saber para onde enviar o sinal que vai afectar o sistema de travões, podes mesmo sem qualquer instalação ACTIVAR ESSE SISTEMA... ALGO MUITO USADO CONTRA SISTEMAS DE ALARMES E AFINS, COMO PORTAS DE SEGURANÇA E TAL

"The cars will come already pre-installed with the device, you are able to block your car while it is driving and no-one steals it when it is parked," said Francisco Maximo,who works for Car System, a company that produces anti-theft systems.

"It begins when your car gets stolen - you just let the thief take your car," he said.

Favela drugbust (AP)

Drug traffickers are behind much of the car crime in Rio

"Then you go to the next phone, you call the centre and say that your car is stolen," he added.

Each driver will be issued with a password that they give to the police along with the details of their vehicle.

"They ask you where and they send a signal. Your car receives the signal, blocks the car and our recovery team is on the way with the police," he said.

The car will then be located by GPS and a signal is sent directly to the vehicle, blocking its electrical system - literally stopping the car in its tracks.

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky

A noticia que puseste não tem nada haver com jamming.

Isto é, o sistema anti-roubo que permite ao dono bloquear o seu carro é tanto jamming como o meu controlo de tv mandar o sinal para a mesma se desligar.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
herakty
A noticia que puseste não tem nada haver com jamming.

Isto é, o sistema anti-roubo que permite ao dono bloquear o seu carro é tanto jamming como o meu controlo de tv mandar o sinal para a mesma se desligar.

ok... agora percebi... custou muito explicar o teu ponto? e digo-te... tens toda a razão nisso, no que fala a noticia... apesar de quando tu envias um sinal é algo provocado por ti, é algo controlado e auto-promovido

no caso de alguém ir a conduzir um carro e lhe enviarem um sinal à revelia, sem ele sequer saber o que se passa... bem... estamos mesmo na fronteira do jamming, pois jamming é enviar sinais contraditórios ao suposto... e para o ladrão não era suposto receber um sinal de travagem

mas confesso que tens mais razão do que eu...

mas há aqui muita coisa... falou-se de mt coisa e eu com essa noticia quis mostrar a quem pediu, como podes ver nos posts, mais info sobre estas coisas e foi o que fiz... se o que apresentei não é o melhor exemplo. sou humano... apesar de ter demonstrado que é possível

e também disse que é possível fazer isso sem instalar nada no carro... assim é jamming... TUDO O QUE É ELÉCTRICO E TEM CHIPS PODE SER MANIPULADO POR JAMMING... TUDO... QUE É O MAIOR PROBLEMA DA DOMÓTICA E DAS REDES POWERLINE E TLC... a possibilidade de por indução ou sinais de interferência, criar problemas nas comunicações nas tecnologias que falei

falou-se de muita coisa aqui e o INICIO até era sobre o FACTO DE HAVER HOJE CARROS COM SISTEMAS WIRELESS PARA SE LIGAREM À NET, LOGO AO SEU CPU, SEM QUALQUER PROTECÇÃO

o TOPICO SERIA SOBRE ISTO

Hackers Could Remotely Disable Your Car's Brakes, Report Finds

As cars are increasingly equipped to wirelessly access the Internet, the potential for security breaches grows. According to The New York Times, computer security researchers from the University of Washington and the University of California, San Diego (UCSD) have proven in a study that it's possible to remotely control many of a car's functions by hacking its computer. The researchers were able to remotely disable the brakes, apply the brakes, shut off the engine and more. While they wouldn't identify the make or model, the researchers confirmed in the study that they used two types of newer cars in both the lab and field.

UCSD researcher Stefan Savage compared this security problem with the one faced by the PC industry as it became increasingly wireless and networked. In the early days, there weren't enough safeguards in place to prevent hacks. "We found ourselves thinking we should try to get in front of this before it suddenly becomes an issue," he told the Times, speaking about security flaws in car computer networks. The researchers were also able to show that hackers could manipulate the car's computers to destroy any evidence of hacking in the first place.

Of course, your vehicle would have to be connected via wireless services like OnStar to be susceptible to an attack, but many newer models are being shipped with built-in wireless positioning and remote diagnostic systems. Fortunately, we're not too worried. We haven't been able to afford a new car in years.

Mais em:

http://www.switched.com/2010/05/16/remote-car-hacking-a-real-danger-report-finds/

http://www.nytimes.com/2010/05/14/science/14hack.html?partner=rss&emc=rss

Instituto que fez a investigação:

http://www.autosec.org/index.html

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

eu falei das ligações wireless à Internet e não noutros sistemas  :):thumbsup:

Ah, não tinha conhecimento que já existiam carros com ligações wireless.

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.