Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

outsid3r

FEUP e FCUP

Mensagens Recomendadas

outsid3r

Bom dia,

Vou ingressar na faculdade este ano e em princípio a minha primeira opção vai ser a FCUP para o curso Ciência dos Computadores (CC), no entanto também ando a ponderar ingressar na FEUP (MIEIC).

Gostava de ouvir opiniões sinceras relativamente aos cursos (dificuldade, qualidade, docentes, entre outros) por parte de pessoas que os frequentam. Dispenso opiniões formatadas de pessoas que apenas argumentam em defesa do seu curso.

Se alguém me puder mostrar alguns exames de programação em .pdf dos cursos que frequentam seria óptimo, dessa forma tiraria as melhores conclusões por mim próprio, visto que já programo a uns tempos...

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
outsid3r

Também tenho curiosidade em saber como são as coisas no curso de LCC no minho, mas estudar para lá está fora de questão para mim visto que é bastante longe da minha casa. Eu sinceramente estou muito mais inclinado em estudar Ciência dos Computadores que Engenharia Informática, só gostava era mesmo de ver uns exames para confirmar se engenharia é mesmo aquilo que estou a pensar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JD557

Bem, é assim, eu estou no 1º ano MIEIC da FEUP e, antes de dar a minha opinião, gostava de te lembrar que normalmente cada um "puxa para o seu lado" e, escolhendo o curso que escolheres, vai-te sempre parecer o melhor depois de estares lá.

Passando a razões para escolheres o MIEIC:

-É um Mestrado Integrado. (Para mim isso é uma vantagem)

-Tem emprego garantido (com propostas de emprego de sobra para os finalistas. A relação entre propostas/finalistas é de aproximadamente o dobro, agora já não consigo encontrar o gráfico)

E, tendo em conta o plano de estudos: (como estou no 1º ano, não me vou poder alargar muito sobre isto)

-1º Semestre:

Álgebra:

Aqui dás as bases de álgebra, é o equivalente a álgebra I. Basicamente é cálculo com matrizes.

No caso da LCC, dás as bases disto em Matemática I, mas não tão aprofundado como nesta.

Análise Matemática:

Aqui dás as bases de cálculo infinitesimal. Algumas faculdades chamam-lhe cálculo I. Consiste no cálculo de derivadas, limites, integrais e afins.

No caso da LCC, dás as bases disto em Matemática I, mas não tão aprofundado como nesta (como é óbvio, visto que também tens álgebra à mistura :P ).

Arquitectura e Organização de Computadores:

Nesta cadeira vais estudar circuitos lógicos, o funcionamento de um processador (MIPS-32) e vais começar a programar em assembly para este.

Em LCC no segundo ano tens uma cadeira chamada arquitectura de computadores, mas não sei se é o mesmo ou não, logo não vou falar.

Fundamentos de Programação:

Bem, acho que o nome desta diz tudo. Nesta cadeira dás as bases de programação em scheme.

No caso da LCC tens uma cadeira idêntica, "Introdução à programação", mas aprendes a programar em python (o que, do meu ponto de vista, está melhor do que no MIEIC)

Matemática discreta:

Embora tenha matemática no nome, esta trata-se de uma cadeira de informática. Aqui aprendes lógica, funções, operadores, estruturas de árvore, grafos... mas de um ponto de vista teórico.

Desconheço se a LCC tem alguma cadeira assim.

-2º Semestre

Microprocessadores e computadores pessoais:

Eu pessoalmente gosto desta cadeira, mas acho que toda a gente que conheço a detesta, logo posso não ser a melhor pessoa para falar dela. :cheesygrin:

Aqui aprendes a programar em assembly para os processadores intel da familia IA-32. É como Arquitectura e Organização de Computadores, só que com muito mais enfase no assembly.

Complementos de Matemática:

Bem, esta cadeira é Cálculo II+Álgebra II. Não tenho muito a dizer quanto a ela.

Fisica I:

Fisica. Começas por estudar fisica clássica e depois avanças para sistemas dinâmicos e caóticos que só podes estudar por computador.

Métodos Estatisticos:

Cálculo de estatistica. Probabilidades, distribuições... Já deves ter uma ideia do que é.

Programação:

Agora começas com a programação em C++. Esta cadeira é conduzida por projectos ao longo do ano, por isso prepara-te para teres de trabalhar. :P

E bem, do primeiro ano é só. Qualquer coisa podes perguntar.

Tens por cá mais gente do MIEIC e da LCC que te podem esclarecer melhor. Eles eventualmente postam por cá. :)

Espero ter ajudado.

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rolando2424

A AEFEUP (Associação de Estudantes da FEUP) andou a recolher apontamentos dos vários anos.

Tens aqui a informação do 1º semestre e do 2º semestre.

Não consegui encontrar nada do site da AEFCUP para o curso de Ciências dos Computadores.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.