Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Portugal: Pirataria provocou perdas de 174 milhões à indústria de software 2009

Mensagens Recomendadas

M6

A taxa de pirataria de software em Portugal subiu para 54 por cento em 2009 e a indústria perdeu 174 milhões de euros devido a esta prática ilegal. Estas são as conclusões do 7.º estudo da BSA - Business Software Alliance (associação internacional que representa a indústria de software) divulgado pela Assoft - Associação Portuguesa de Software.

Continua...

In Público, 17 de Maio de 2010.

"Se considerarmos as marcas institucionais, a linha branca, os leilões e as páginas de Internet, no total, 54 por cento do software utilizado em Portugal é pirateado"

Sinceramente não percebo como é que as linhas brancas, leilões e páginas de Intenet têm a ver para a pirataria.

As linhas brancas são material "sem marca", mas tanto quanto sei são vendidos de forma legal.

Os leilões são de software igualmente legal, os responsáveis pelos sistemas de leilões deixam isso bem claro. Acredito que haja que tente (e até consiga) vender ai coisas pirateadas, mas não me parece que isso tenha um peso substancial.

Quanto às "páginas de Internet", estou estupefacto, nem sei o que dizer... As páginas de Internet são responsáveis por grande parte da pirataria??? O homem não quererá dizer "sites" tipo Warez?

Ou houve aqui algum mal-entendido por parte do jornalista ou para presidente da  Associação Portuguesa de Software acho que este senhor deixa muito a desejar dado que mostra que não sabe grande coisa sobre o ramo...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
"Se considerarmos as marcas institucionais, a linha branca, os leilões e as páginas de Internet, no total, 54 por cento do software utilizado em Portugal é pirateado"

Sinceramente não percebo como é que as linhas brancas, leilões e páginas de Intenet têm a ver para a pirataria.

Independentemente daquilo que eu acho ou deixo de achar sobre esses números e, sobretudo, com a forma como se chega a esses números...

Está mal explicado, ou melhor, não está explicado de todo e ficou desenquadrado. Por linha branca ele refere-se às "lojas de rua" que instalam SO's em barda nas máquinas (nomeadamente, licenças OEM), muitas vezes com licenças repetidas. Por cada licença OEM repetida que uma destas lojas manda cá para fora, é prejuízo.

Os leilões, do ponto de vista deles, são ilegais. Não podes revender [a maioria do] software: lê bem os EULA.

Quanto a sites, eu penso que se deve estar a referir a sites que usem software proprietário que foi pirateado, por exemplo, motores de fórum como o vBulletin.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Independentemente daquilo que eu acho ou deixo de achar sobre esses números e, sobretudo, com a forma como se chega a esses números...

Está mal explicado, ou melhor, não está explicado de todo e ficou desenquadrado. Por linha branca ele refere-se às "lojas de rua" que instalam SO's em barda nas máquinas (nomeadamente, licenças OEM), muitas vezes com licenças repetidas. Por cada licença OEM repetida que uma destas lojas manda cá para fora, é prejuízo.

Os leilões, do ponto de vista deles, são ilegais. Não podes revender [a maioria do] software: lê bem os EULA.

Quanto a sites, eu penso que se deve estar a referir a sites que usem software proprietário que foi pirateado, por exemplo, motores de fórum como o vBulletin.

Isso que dizes já faz algum sentido, mas o que está na notícia não é perceptível que seja isso...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Isso que dizes já faz algum sentido, mas o que está na notícia não é perceptível que seja isso...

É o jornalismo que temos...  :angry1:

Também não tenho a certeza de ser isso que disse, só me parecem ser as únicas coisas lógicas...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.