Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Carros da Google recolhiam acidentalmente informação de ligações wireless

Mensagens Recomendadas

M6

A Google já admitiu que esta foi uma grande falha de privacidade. Os carros que circulavam por cidades de mais de 30 países para construírem mapas com imagens detalhadas das ruas (um serviço chamado Street View) também recolhiam, segundo a empresa por engano, informação das redes sem fios de ligação à Internet.

Continua...

In Público, 15 de Maio de 2010.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773
(devido à inclusão por engano de uma funcionalidade no equipamento dos carros) e que esta nunca foi usada.

É .... Engraçado como instalar um sniffer ou algo do género numa viatura para quitada para tirar fotos é um engano.

Ele há com cada engano. A google tem "levado na pá" em questões de privacidade e antes que acontecesse mais uma, toca a desculpar-se.

Questões de armazenamento de dados por parte da Google são a questão pelo qual muita gente a odeia, eles são o deus deles e guardam o que querem, sem se preocuparem com isso. Isso é um dos principais problemas da Google.

Uma coisa que nao percebi em todos os sites onde tinham esta noticia é: porque raio andavam eles a saltar de net em net? Anda na poupa e não querem uma ligação de bada larga portátil é?  :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Eu diria que eles estavam a aproveitar os carros para fazer uma listagem dos hotspots gratuitos.

Será que se esqueceram que nem todas as redes abertas são hotspots?.. Parece-me mais um "esquecimento". Talvez estivessem a pensar em filtrar esses depois..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Eu diria que eles estavam a aproveitar os carros para fazer uma listagem dos hotspots gratuitos.

Será que se esqueceram que nem todas as redes abertas são hotspots?.. Parece-me mais um "esquecimento". Talvez estivessem a pensar em filtrar esses depois..

Aqui o problema não é a listagem das redes, mas sim a captura dos pacotes que circulavam nas redes.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Não vou por em causa a google... Sinceramente não vejo a situação tão grave.E além do mais a Google admitiu o erro... Preocupa-me mais a falta de segurança dos utilizadores... por favor, ter hoje em dia redes desprotegidas é um erro que pode sair bem caro. Por este tipo de situações o governo alemão vai começar a multar quem tiver uma rede de livre acesso...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Dizer uma coisa dessas é como dizer que uma casa de campo precisa de ter um muro de 5m em redor.

Oh não tenho as cortinas do quarto abertas :O
(devido à inclusão por engano de uma funcionalidade no equipamento dos carros) e que esta nunca foi usada.
e eu sou o pa natal.

Isto não é nada que em preocupe, primeiro são poucas as redes abertas, depois duvido que os dados que recolham lhes sirvam para alguma coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Oh não tenho as cortinas do quarto abertas :O

e eu sou o pa natal.

Isto não é nada que em preocupe, primeiro são poucas as redes abertas, depois duvido que os dados que recolham lhes sirvam para alguma coisa.

:cheesygrin:

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vulcano

Isto não é nada que em preocupe, primeiro são poucas as redes abertas,

Não concordo em nenhum ponto... actualmente há imensas redes desprotegidas... fizeram um estudo qualquer que comprovava isso mesmo, e basta ver  :D ...

depois duvido que os dados que recolham lhes sirvam para alguma coisa.

não interessam para a Google...mas para algum funcionário dessa mesma empresa pode interessar... por isso o melhor é tentar evitar esse tipo de situações e ter uma rede protegida  :) .

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Apoio, provavelmente a Google ia adicionar a função de descoberta de hotspots no google earth e maps em breve, e provavelmente só repararam quando estavam a dar uma "vasculhadela" nos dados recebidos. Neste caso SSID e o MacAdress eram o que seria necessário para que o pessoal soubesse a que hotspots se ligar naquela área.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Apoio, provavelmente a Google ia adicionar a função de descoberta de hotspots no google earth e maps em breve

Não me parece, por exemplo em leiria os carros andaram por lá á cerca de um ano, e ainda não está disponivel a vista de rua lá. Num ano as redes podem mudar muito, não acho viavel essa ideia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

A razão para a Google ter os dispositivos no carro era geolocalização assistida.

No entanto, o facto de eles terem admitido isto não me parece uma grande vantagem. Só me deixa a pensar que outras informações eles recolhem "acidentalmente", por engano, como quem não quer a coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Só me deixa a pensar que outras informações eles recolhem "acidentalmente", por engano, como quem não quer a coisa.

Deixam ninjas plantados em cada canto dos quarteirões. Um em cima de um poste outro perto de uma cabina telefónica se tiver. Transmitem tudo o que vêm e ainda tiram fotos a todos as pessoas que por lá passam.

São... pior que o monóxido de carbono: silenciosos mas mortais.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.