Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Miudadestimida

[Dúvida] Adicionar domínio ao meu servidor!

Mensagens Recomendadas

Miudadestimida

Boa Noite.

Já conheço o P@P algum tempo. Mas só hoje me registei, pois penso que seja o espaço ideal para o esclarecimento de uma dúvida que eu tenho e também para começar aprender um pouco mais.

Então é o seguinte.

Eu aluguei um servidor dedicado na OVH com o sistema operativo ubuntu 8.04!

E queria colocar lá o meu site on-line.

Instalei o apache, mysql, php, phpmyadmin.

Está tudo a funcionar correctamente e até consigo aceder ao meu site através do IP do servidor.

Mas o que eu pretendo é adicionar ao meu servidor o meu domínio .com!

Já dei voltas e mais voltas e não consigo meter isto a funcionar.

Já estive a ler sobre o "Bind9" e "VirtualHost" mas na verdade eu ainda sou um bocado novata nisto e não consigo mesmo perceber como associar o meu domínio ao IP do meu servidor.

Desde já fico grata a quem me possa ajudar e espero que tenha sido o sitio correcto para colocar a dúvida.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Não está relacionado com o teu servidor, mas sim com DNS.

Se a empresa de alojamento tiver servidores de DNS (e tem, quase de certeza), têm que ser configurados (por eles) para "empurrar" o teu domínio para a tua máquina e depois configurar o teu domínio - quem to vendeu deve ter dado dados de acesso para isso - para empurrar para esses servidores de DNS.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Não está relacionado com o teu servidor, mas sim com DNS.

Se a empresa de alojamento tiver servidores de DNS (e tem, quase de certeza), têm que ser configurados (por eles) para "empurrar" o teu domínio para a tua máquina e depois configurar o teu domínio - quem to vendeu deve ter dado dados de acesso para isso - para empurrar para esses servidores de DNS.

Isto não é uma conta de alojamento. É um servidor dedicado.

Pelo o que sei vou ter que criar eu os dns... mas como?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Isto não é uma conta de alojamento. É um servidor dedicado.

Instalas um servidor de DNS nessa máquina.

Nunca o fiz pelo que não conheço nenhum.

EDIT:

Ok, esqueci-me da parte logística da questão:

Tens que comprar (registar) o domínio numa empresa de registo de domínios. Muitas empresas de alojamento têm esse serviço, algumas não têm. Eu costumo comprar os meus aqui.

Depois de registado o domínio, vais lá ao site da empresa onde o fizeste e defines o ip do teu servidor como DNS. Atenção que isto pode demorar umas horas a propagar-se pelos servidores de DNS globo fora, pelo que podes não ver os efeitos imediatamente.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Ui, nunca ouvi falar duma empresa de hosting que não forneça serviço de DNS com um servidor dedicado!

Tens a certeza que tens mesmo de o criar? Já mandaste um mail para o suporte?

(como disse o pedrotuga: já tens o domínio, certo?)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

O servidor de DNS pode estar em, virtualmente, qualquer lado, e tenho algumas dúvidas se será necessário instalares o servidor de DNS na tua máquina, mesmo que seja servidor dedicado.

Acho que actualmente qualquer registrar te oferece um servidor de DNS, e se ele não oferecer, a empresa onde compraste o servidor dedicado deve oferecer, mesmo que em última análise tenha de ser gerido por eles. Tanto o meu registrar habitual como a empresa onde tenho os VPSs me oferece servidor de DNS gerido por mim, seria bom veres com o teu registrar e com a tua empresa de servidores dedicados antes de pensares em instalar um servidor DNS na máquina.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Desde já muito obrigado pelas respostas de todos.

Eu já tenho o meu dominio registado que por acaso é na ptwebtech (sem querer fazer publicidade) e lá posso criar os meus DNS.

O problema é que o dominio não redirecciona para o meu site.

Mas por exemplo se eu aceder a http://ns1.meudominio.com já consigo aceder.

Isto é estranho. Terei que fazer alguma configuração no meu servidor?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Pois, nem me lembrei, os serviços de resito de domínio oferecem tambem serviços de DNS. De facto é capaz de ser mais simples do que matenres o teu proprio servidor de DNS.

O problema é que o dominio não redirecciona para o meu site.

Mas por exemplo se eu aceder a http://ns1.meudominio.com já consigo aceder.

Isto não é uma área onde esteja muito à vontade, mas isso significa que ns1.meudominio.com aponta para o ip do teu servidor, e meudominio.com nao aponta para lado nenhum. Assim a seco diria que tens uma entrada DNS mal definida. Não colocaste ns1.meudomínio.com onde devias ter colocado só meudomínio.com?

Outra dúvida, o meu servidor não terá que aceitar os pedidos do domínio?

Não percebi a dúvida. Acho que se tens um porto à escuta, por defeito ele responde a todos os pedidos que lá chegarem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Pois, nem me lembrei, os serviços de resito de domínio oferecem tambem serviços de DNS. De facto é capaz de ser mais simples do que matenres o teu proprio servidor de DNS.

Isto não é uma área onde esteja muito à vontade, mas isso significa que ns1.meudominio.com aponta para o ip do teu servidor, e meudominio.com nao aponta para lado nenhum. Assim a seco diria que tens uma entrada DNS mal definida. Não colocaste ns1.meudomínio.com onde devias ter colocado só meudomínio.com?

Não percebi a dúvida. Acho que se tens um porto à escuta, por defeito ele responde a todos os pedidos que lá chegarem.

Não. Eu apenas fiz os seguintes DNS.

NS1.meudominio.com = IP do server

NS2.meudominio.com = IP do server

Se aceder por http://NS1/2.meudominio.com eu acedo ao meu site, agora se for por http://meudominio.com já não dá =/

Estou mesmo à nora...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Se acedo por ns1.meudominio.com os valores estão certos. Só mesmo o meudominio.com não dá.

Ninguém me consegue arranjar um tutorial de como adicionar um dominio a um servidor dedicado?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Se acedo por ns1.meudominio.com os valores estão certos. Só mesmo o meudominio.com não dá.

Ninguém me consegue arranjar um tutorial de como adicionar um dominio a um servidor dedicado?

Ainda não deu para perceber o que raio estás tu a configurar. Para que tenhas um domínio configurado precisas de configurar os NS no registrar, normalmente tens duas entradas, tipicamente para o NS1 e NS2 do servidor DNS. Estes são os IPs do servidor de DNS.

Depois no servidor de DNS precisas de, pelo menos, uma entrada do tipo A que corresponde ao domínio a tratar e o IP para o qual o domínio deve apontar. Este é o IP do servidor de páginas, onde tens o apache instalado.

No apache precisas ter uma entrada para o domínio que registaste de modo a que o apache possa servir correctamente os ficheiros do domínio quando alguém o pedir. Se não configurares o apache ao tentares aceder ao domínio o normal é o apache te mostrar uma página de erro.

Estes são os passos básicos, o teu registrar deve ter uma secção de ajuda para te ajudar a configurar os NS e a empresa que te dá o servidor DNS deve ter o mesmo. Configurar o apache com um virtual host é trivial, basta seguires a documentação oficial.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Vocês não estão a perceber.

Isto é como fosse o computador de minha casa. Não tem NADA configurado.

Imaginem que quero metro dominio XXX.com apontar para o meu IP de casa. Como faço?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

IP de casa? São coisas diferentes. Explica o que tens e o que queres fazer.

Se alugaste um servidor não é nada como o computador de casa, é um servidor e para acederes ao mesmo com um domínio precisas configurar serviços NS e serviços de DNS. Um é feito no registrar, que é o local onde compras o domínio, e outro feito ou no servidor destino ou nalgum serviço que te seja oferecido ou que pagues.

Os passos básicos para ter um domínio a apontar para um site são:

- Comprar domínio num registrar.

- Configurar NSs para o IP do servidor de DNS.

- Configurar o servidor de DNS com os registos correctos para o domínio e IP de servidor de alojamento correspondente.

- Configurar domínio no apache no servidor de alojamento, de modo a que o apache mostre os ficheiros correctos.

Quais destes passos não tens feito?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miudadestimida

Resolvido :P

O meu problema é que estava a criar mal os DNS no Bind.

E agora como faço para criar e-mails para o meu domínio?

Alguém me pode ajudar?

Desde já o meu muito obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.