Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Darkblood

Desenvolver aplicações para iPhone/iPad

Mensagens Recomendadas

Darkblood

Boas,

Queria saber se  para desenvolver e distribuir aplicações para o iPhone ou iPad é necessário entrar no iPhone Developer Program?

Cumprimentos.

Edit: Não era para colocar nesta secção, peço desculpa. 😳

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Legalmente não podes desenvolver para o iPhone sem o SDK da Apple para o iPhone.

Ser developer para iPhone significa "vender a alma" à Apple. "Vender a alma" e comprar um Mac, porque o SDK e o simulador só correm em MacacOS X, que por sua vez, também só pode ser legalmente utilizado legalmente em computadores Mac da Apple. Continuando na corrente de grilhetas que a Apple, para poderes publicar/distribuir o teu software tens que aderir ao iPhone Developer Program.

É uma pena que tantos programadores aceitem estas restrições, que impedem a liberdade dos outros programadores, que por exemplo querem utilizar Java, .net e outras tecnologias para programar para iPhone e isto tudo apenas para que a Apple possa monopolizar o mercado de aplicações e controlar mercado de serviços para iPhone.

Os programadores que aceitam estes termos estão a vender a sua liberdade pessoal e a contribuir para que a Apple se sinta confortável a algemar os outros, pois acaba por não sentir o descontentamento dos programadores e utilizadores da forma que ela sente, que é no bolso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

A diferença é que com iPhone têm uma maneira simples de publicar aplicações.

Mas também não concordo com as práticas da Apple.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Acho que te precisas de te registar como Apple Developer para teres acesso ao SDK. Mas a versão gratuita deve ser suficiente. Depois para distribuir já não sei se basta a versão gratuita.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Para desenvolveres para IPhone tens de comprar, como já foi dito, um SDK, em que o mais barato custa cerca de 99 dolares, e utilizares Objective-C.

Depois é colocares o programa na apple-store e esperar pela censura :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

Para desenvolveres para IPhone tens de comprar, como já foi dito, um SDK, em que o mais barato custa cerca de 99 dolares, e utilizares Objective-C.

Depois é colocares o programa na apple-store e esperar pela censura :D

Só se paga para distribuir.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Darkblood

Ok, obrigado a todos. Era o que pensava, mas resolvi vir confirmar,  porque é realmente impressionante (pela negativa claro).

Só se paga para distribuir.

Mas se desenvolvermos uma aplicação e não a distribuirmos, não faz sentido desenvolver a aplicação em primeiro lugar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Mas se desenvolvermos uma aplicação e não a distribuirmos, não faz sentido desenvolver a aplicação em primeiro lugar.

Podes querer programar algo mesmo pessoal e não quereres partilhar.

Pode ser um programa para um empresa que só usa dentro da empresa e não o querem na app store (nem sei muito bem como a app store funciona para ser franco) mas sim apenas em meia duzia de terminais.

E pode até ser um programa em testes e a máxima "Se não funcionar correctamente põe-lhe o Beta no fim da versão" e não quererem mesmo partilhar ou que se saiba do projecto que pode ser depois abandonado.

Há um monte de razões para programar e não publicar na appstore, até porque podes sempre (e tens uma boa chance) levar com o lápis azul do pessoal do Jobs (aka Censura) e aí a tua "distribuíção" será feita ou não .... mas já desenvolveste o programa apenas não o distribuíste oficialmente (acho que se pode usar uns sites onde se distribui não-oficialmente mas nem sei se isso é permitido no iPhone pelas políticas de segurança da Apple)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

mas já desenvolveste o programa apenas não o distribuíste oficialmente (acho que se pode usar uns sites onde se distribui não-oficialmente mas nem sei se isso é permitido no iPhone pelas políticas de segurança da Apple)

É proibida pelas licenças a distribuição de qualquer software para iPod, iPad, e iPhone, fora da loja da Apple. Consequentemente essa distribuição fora da loja, é crime.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

É proibida pelas licenças a distribuição de qualquer software para iPod, iPad, e iPhone, fora da loja da Apple. Consequentemente essa distribuição fora da loja, é crime.

Apple FAIL.

Depois levam com um jailbreak nos iPhones ... que admiração, com estas regras

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.