Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

19rui90

SO ideal para programador

Mensagens Recomendadas

19rui90

Boas pessoal

Para o próximo ano lectivo, vou começar a aprender programação, mais propriamente C e depois C++, e gostaria de saber a vossa opinião quanto ao SO ideal para programar.

Estou indeciso, entre Mac OS e Linux, e queria saber a vossa opinião, e que SO que aconselham.

Obrigado,

Abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

O SO ideal depende das necessidades de cada um. Eu acho o Linux um SO mais ideal para um programador pelo conjunto de ferramentas que trás de raiz e pela sua facilidade de instalação. Mas na minha experiência, perdia mais tempo a "tomar conta" do OS, do que a trabalhar. Por isso agora uso Windows, que com as devidas ferramentas, fica tão usável como qualquer outro sistema operativo para programar.

Lembra-te que podes sempre correr máquinas virtuais. Eu estou neste momento a programar em Windows e a compilar e executar o código em Linux.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
19rui90

(Obrigado pela resposta rápida)

Hum, mesmo assim queria usar outro SO que não o Windows, para experimentar outro tipo de SO´s, mais dinâmicos, para tentar ganhar mais experiência nesse ramo e também por curiosidade.

Ja agora, que tipo de Linux aconselhas?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

(Obrigado pela resposta rápida)

Hum, mesmo assim queria usar outro SO que não o Windows, para experimentar outro tipo de SO´s, mais dinâmicos, para tentar ganhar mais experiência nesse ramo e também por curiosidade.

Eu tenho instalado e gosto do Arch Linux, mas para começar podes tentar o Ubuntu ou Fedora.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O SO melhor para programar é aquele que te disponibiliza melhores ferramentas e funcionalidades para as tuas necessidades.

Ou seja: não há uma resposta certa para essa pergunta.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo
Ou seja: não há uma resposta certa para essa pergunta.

Mas como ele vai começar a aprender programação em C (e eventualmente C++), a resposta a essa pergunta tende para sistemas que encorajem essa mesma aprendizagem... tendencialmente, Linuxs

A menos que instales uma suite de programação, programar em Windows é mais chato que programar em Linux, no que diz respeito a ter ferramentas e documentação disponíveis. Além disso, em windows é muito mais fácil cairmos na asneira de utilizar tecnologias proprietárias...

Por outro lado, como disse o Triton, com linux corres o risco de passar demasiado tempo a configurar o sistema. No entanto, como ambiente de programação, na minha opinião, é a melhor opção :)

Outra coisa, se vais começar a aprender C/C++ penso que não te faria mal aprenderes um pouco de linux, e por isso aconselho-te a ir em frente com esse SO. Também uso ArchLinux :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Eu a minha opinião é para o Windows, eu gosto do linux, mas como foi dito perdíamos pelo Triton perdes mais tempo "tomar conta" do OS,o Windows ainda permite teres maquinas virtuais podemos trabalhar em todos os SO. :)

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Entre esses dois eu não tenho dúvida nenhuma em dizer GNU/Linux.

O GNU/Linux é Software Livre e o MacacOSX não é.

Tem mais ferramentas de desenvolvimento.

As ferramentas de desenvolvimento que existem para MacacOSX, são frequentemente as mesmas que existem para GNU/Linux, mas normalmente as versões para GNU/Linux têm muito mais "amor e carinho" dos seus criadores que as outras.

O GNU/Linux está disponível para muito mais plataformas.

O GNU/Linux corre melhor em hardware mais antigo.

O GNU/Linux suporta muito mais hardware e não obriga a que compres um Mac.

O GNU/Linux suporta muito mais software e as suas distribuições são de raiz mais úteis e flexíveis.

Não que o MacacOS X seja tecnicamente mau... Mas não é o melhor para um programador e é software proprietário, o que para mim faz com que seja uma não opção, mesmo que fosse tecnicamente superior.

O C e C++ dão-se melhor em sistemas *nix, porque foram feitos um para o outro (aliás o C e o Unix têm um criado em comum). E o GNU/Linux é um sistema inspirado em sistemas semelhantes ao Unix, tendo muitas semelhanças (muito mais que as diferenças) e o MacacOS X também, sendo que as versões mais recentes até receberam a certificação de ser um sistema Unix.

Eu acho o Linux um SO mais ideal para um programador pelo conjunto de ferramentas que trás de raiz e pela sua facilidade de instalação. Mas na minha experiência, perdia mais tempo a "tomar conta" do OS, do que a trabalhar.

Eu uso GNU/Linux à perto de 10 anos. O actualmente o tempo que eu passo a tomar conta do sistema é quase 0 (só tenho que lhe dar a autorização para fazer os updates). Mas também eu não me meto a fazer coisas pouco recomendáveis e potencialmente perigosas (instalar coisas de repositórios não oficiais (excepto Perl vindo do CPAN, mas ainda assim evito substituir o que vem instalado por omissão pelo que está no CPAN, para evitar qualquer risco de quebrar o que quer que seja, instalar software compilando-o primeiro, etc...).

Com um cuidado não particularmente grande, um sistema GNU/Linux não precisa de qualquer atenção relevante. Aliás essa é uma das coisas que gosto nele. Eu não trabalho para o computador, é o computador que trabalha para mim.

É claro que se usares uma distribuição como Arch Linux, que é uma distribuição para ppl que gosta de tweeking, então é normal que tenhas que gastar muito mais tempo nisso, do que se por exemplo usares Ubuntu. Arch é uma distro developer/geek friendly e não end-user friendly (http://wiki.archlinux.org/index.php/The_Arch_Way). Só que alguns developers mais geeks, esquecem-se que também são end-users e que nem sempre vão ter tempo e paciência para ter que lidar com as configurações.

Não há tipos de Linux...

Há ports do kernel.

Há versões do kernel.

Há distribuições de GNU/Linux.

Há outros sistemas com o kernel Linux, como o Android, o Chrome OS, SkyOS, etc...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
19rui90

Obrigado pelas respostas pessoal.

Acho que vou seguir o conselho do Triton, vou começar com o Ubuntu e depois passo para Arch Linux.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Imoogi

com certeza GNU/Linux, so se perde tempo com o sistema no inicio, por exemplo, veja bem o que vai precisar e instala e configura tudo no inicio, primeiro prepara o ambiente, depois vc ñ vai mais precisar mais de nada

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Concordo com o falco e o lmoogi: mesmo usando uma versão potencialmente "perigosa" de uma distro - Debian Unstable - é muito raro ter problemas.

Além disso, pode dar algum trabalho inicial, mas Windows não se aproxima às possibilidades de configuração disto. Só o tempo que se poupa "largando" o rato é imenso.

E o pessoal do #debian tem uma paciência enorme para novatos :)

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
vou começar com o Ubuntu e depois passo para Arch Linux

Passas porquê? O que tens no Arch, tens no Ubuntu. Só que a diferença é que no Ubuntu tens trabalho quando queres ter, e no Arch tens sempre...

com certeza GNU/Linux, so se perde tempo com o sistema no inicio, por exemplo, veja bem o que vai precisar e instala e configura tudo no inicio, primeiro prepara o ambiente, depois vc ñ vai mais precisar mais de nada

Configurar? Normalmente não é preciso configurar nada. As configurações são normalmente automáticas. Quanto a instalar coisas, certamente que instalas menos que no window$ porque as distribuições de GNU/Linux trazem muito mais coisas que o window$ na instalação por omissão. E instalar software dá menos trabalho em GNU/Linux que em window$.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Imoogi

Configurar? Normalmente não é preciso configurar nada. As configurações são normalmente automáticas. Quanto a instalar coisas, certamente que instalas menos que no window$ porque as distribuições de GNU/Linux trazem muito mais coisas que o window$ na instalação por omissão. E instalar software dá menos trabalho em GNU/Linux que em window$.

sim, eu sei, se ele vai usar ubuntu, ja configura basicamente tudo automatico..., mas dependendo a distro tem que dar umas configurada na mão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Já há muitos anos que as distribuições de GNU/Linux modernas, têm as configurações automatizadas (onde é possível serem automatizadas).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Mas a questão que aqui se impões é que o Windows tem a vantagem das maquinas virtuais que nos vão permitir acabar por experimentar e programar para todos os SO... :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Já programei nos dois ambientes e actualmente programo em GNU/Linux e estou muito mais "à vontade" do que estou em Windows, acho é muito mais flexível.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

Mas a questão que aqui se impões é que o Windows tem a vantagem das maquinas virtuais que nos vão permitir acabar por experimentar e programar para todos os SO... :D

Dude. Máquinas virtuais há em todos os sistemas operativos. Não é nenhuma vantagem de Windows.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain
Presently, VirtualBox runs on Windows, Linux, Macintosh and OpenSolaris hosts (...)

Não é vantagem do Windows.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

ta bem pode haver maquinas virtuais noutros sistemas tal como os do Windows, mas eu uma ve utilizei uma no ubunto e digamos que não me correu bem...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

ta bem pode haver maquinas virtuais noutros sistemas tal como os do Windows, mas eu uma ve utilizei uma no ubunto e digamos que não me correu bem...

Problem Exists Between Keyboard And Chair.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Mas a questão que aqui se impões é que o Windows tem a vantagem das maquinas virtuais que nos vão permitir acabar por experimentar e programar para todos os SO...

Estás profundamente enganado!

Em primeiro lugar a criação e utilização de máquinas virtuais, não é uma exclusividade do window$.

Em segundo lugar o Linux (estou a falar do kernel para que não sobrem duvidas) tem há muitos anos suporte para diversos tipos e sistemas de virtualização e as suas distribuições, incluem diversos sistemas de virtualização de serviços e diversos hipervisores para virtualização de sistemas operativos inteiros. Mais ainda várias destas soluções de virtualização são superiores às que existem em window$.

mas eu uma ve utilizei uma no ubunto e digamos que não me correu bem...

É UbuntU.

Provavelmente por asneira tua. O Ubuntu até tem neste momento (desde há várias versões) uma especial atenção a isso (mais que todas as outras distribuições de GNU/Linux e de outros sistemas).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Programo em Windows e na distribuição do Ubuntu de Gnu/linux e para certas linguagens prefiro o Ubuntu, para outras, como o Visual Basic ou os .Net 's, é melhor nem começar com os dilemas de qual usar pois será o Windows a melhor para programar.

Pessoalmente prefiro programar em Ubuntu pois para mim é mais simples e traz aquela nostalgia de programar em sistemas livres.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

O SO ideal depende das necessidades de cada um. Eu acho o Linux um SO mais ideal para um programador pelo conjunto de ferramentas que trás de raiz e pela sua facilidade de instalação. Mas na minha experiência, perdia mais tempo a "tomar conta" do OS, do que a trabalhar. Por isso agora uso Windows, que com as devidas ferramentas, fica tão usável como qualquer outro sistema operativo para programar.

Lembra-te que podes sempre correr máquinas virtuais. Eu estou neste momento a programar em Windows e a compilar e executar o código em Linux.

A pergunta já foi respondida, a meu ver.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
A pergunta já foi respondida, a meu ver.

Tens algum problema com o triton exprimir a opinião dele? Mesmo que seja só para reforçar a opinião que já alguém deu?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.