Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

perez

Duvida Mac OS X

Mensagens Recomendadas

perez

Boas,

eu tenho um PC com Windows XP, se eu "comprar" o Mac OS X posso instalá-lo no PC?

Agradeço qualquer ajuda

Cumprimentos,

perez

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Boas,

eu tenho um PC com Windows XP, se eu "comprar" o Mac OS X posso instalá-lo no PC?

Agradeço qualquer ajuda

Cumprimentos,

perez

Sim e não.

Antes de mais a parte legal: a licença da Apple não te deixa instalar o SO sem ser num PC deles.

Agora a parte técnica: dependendo do hardware que tenhas no computador o sistema pode, ou não funcionar. Mesmo que funcione, muito provavelmente alguns dos dispositivos do teu PC não serão reconhecidos.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

o meu pc é o acer extensa 5620z do E-escolas.

o que poderá não funcionar é o teclado e o rato?

Não. O teclado e o rato é bastante standard, no limite podes usar teclados e ratos usb sem problema, inclusive da Apple.

O que pode não funcionar é a gráfica, o modem, as placas de rede, de som, etc..

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

e não há maneiras de por a funcionar?

tipo instalar drivers ou coisa assim??

é que eu queria mesmo o mac, mas não há cheta para comprar um :/

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

É precisamente por não haver drivers que esses dispositivos não funcionam.

Repara que o hardware que vem nos mac é "controlado", logo o SO só garante drivers para esse hw.

Mas se queres um mac barato, compra usado ou então compra um mac mini.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
é que eu queria mesmo o mac, mas não há cheta para comprar um :/

Azar!

O que queres fazer é ilegal e um crime punível com até três anos de prisão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Azar!

tá calado.

eu disse comprar, porque se tu fores a fnac, por exemplo, podes encontrar lá o SO para compra...

deves ser menino com papá rico.

@M6:

sendo assim vou ver se encontro alguma coisa barata

Obrigado pela ajuda

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
eu disse comprar, porque se tu fores a fnac, por exemplo, podes encontrar lá o SO para compra...

Isso não faz com que a licença e a lei permitam que instalar o sistema fora de um Mac seja legal.

Claro que está à venda porque alguém pode querer comprar uma versão do sistema mais nova, ou mais antiga para o seu Mac.

P.S.: Da próxima vez que mandares alguém calar, tenta o menos saber do que falas. Não estar a querer cometer um crime, e ter o mínimo de razão nos teus argumentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Isso não faz com que a licença e a lei permitam que instalar o sistema fora de um Mac seja legal.

Claro que está à venda porque alguém pode querer comprar uma versão do sistema mais nova, ou mais antiga para o seu Mac.

P.S.: Da próxima vez que mandares alguém calar, tenta o menos saber do que falas. Não estar a querer cometer um crime, e ter o mínimo de razão nos teus argumentos.

dai a minha duvida se dava para instalar num pc que não mac

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Metaluim

se queres usar o sistema operativo do Mac, podes usar um "parecido" que é o GNU Step. O Mac OSX deriva bastante do NeXT Step, o GNU Step é a versão open-source do NeXT Step (que já não existe). É óbvio que não é de longe tão eye candy como o Mac OSX, mas a filosofia e usabilidade está lá.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

se queres usar o sistema operativo do Mac, podes usar um "parecido" que é o GNU Step. O Mac OSX deriva bastante do NeXT Step, o GNU Step é a versão open-source do NeXT Step (que já não existe). É óbvio que não é de longe tão eye candy como o Mac OSX, mas a filosofia e usabilidade está lá.

Eu vou ser sincero, eu quero o Mac mais por causa do GarageBand, claro que o resto também abusa, mas o GarageBand era o principal que eu queria.

Esse GNU têm GarageBand? Existe alguma versão para Windows ou algo parecido?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
hristosax

Azar!

Peço desculpa, mas salvo erro, se comprares a versão oficial do OS X em vez das versões re-compiladas, é legal.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Também me parece que não é.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Esse GNU têm GarageBand? Existe alguma versão para Windows ou algo parecido?

Semelhante ao GarageBand tens o Mixcraft ou o FruityLoops.

Se queres mais power, tens o Cubase (em conjunto com o Reason, então, é brutal), mas prepara-te para largar uma nota preta.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Palmeira

existem comunidades específicas para este tipo de assuntos, com vários guias de instalação, e com testes de compatibilidade.. era mais fácil teres procurado no google : Acer Extenza XPTO + Hackintosh, e vias logo os primeiros resultados, no entanto, por experiência própria, os portáteis dão mais dores de cabeça do que os desktops ao instalar OSX, eu tenho OSX no desktop, mas no portatil nao, apesar de quase todo o hardware ser suportado ...

Acho que não há dúvidas quanto á ilegalidade da operação no entanto, eu uso o OSX no meu pc de casa pra umas brincadeiras (reason inclusivé), e não comprei coisa nenhuma, se errei ? sim, se me importo com isso ? nem por isso, é apenas um objecto de estudo e brincadeira até, visto que não tenho qualquer retorno monetário da coisa (eu sei q vão dizer q com os jogos também não tenho retorno monetário, mas é diferente). se te interessas mesmo por isso, fazes como eu, não chateias a "polícia dos fóruns", registas-te num dos milhares fóruns sobre o assunto (que é ilegal, independente de teres comprado o SO ou não), e tens o assunto mais ao menos resolvido. não estou a criticar quem está a dizer que é ilegal, apenas estou a dizer que podem dar uma abébia ao rapaz.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Não, não devemos dar "adebia" nenhuma. Eu posso até nem concordar com a licença e com a lei. Mas por princípio, não posso concordar com a violação da lei.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Palmeira

whatever...

@falco obrigado pela correcção, não tinha a certeza de como se escrevia, e como o verificador ortográfico do ff não detectou nd de errado, pensei q tivesse certo.

@perez se pensas em trabalhar a sério no OSX, e gostas do hardware/software Apple, compra um Mac Mini, são mais em conta, e no fim de contas, dão pa fazer algumas coisas :confused:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Violação de uma licença de utilização (não reprodução) é crime? Eu não sei, mas não vejo nada disso na Lei da Criminalidade Informática. Há algum tipo de jurisprudência por cá?

Por exemplo, na Alemanha há uma empresa que vende Hackintoshes (com o MacOSX pré-instalado) sem problemas legais: https://www.pearc.de/

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Violação de uma licença de utilização (não reprodução) é crime?

É!

Eu não sei, mas não vejo nada disso na Lei da Criminalidade Informática. Há algum tipo de jurisprudência por cá?

Em primeiro lugar, não é essa lei que faz disto crime. Mas sim o Código de Direito de Autor e Direitos Conexos.

Em segundo lugar a Lei nº 109/2009 de 15 de Setembro (a lei de criminalidade em vigor actualmente), foca-se em assuntos diferentes.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.