Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tim§id€

Gestao de Clube video aluguer

Mensagens Recomendadas

Tim§id€

Boas malta  😎..não sei se e o sitio certo para esta duvida mas aqui vai:

estou a fazer uma gestão de Clube Vídeo, a minha duvida e a seguinte!

quando um cliente aluga um filme, o utilizador regista os seguintes dados?

ID_aluguer,ID_filme,Id_Cliente, DATA aluguer, data entrega!? sera que introduz os Preço por dias que o cliente vai alugar?

Obrigado  :thumbsup:

...º(>_<)º...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não.

O preço vai ser calculado no momento da entrega, não tens de o guardar por dia.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vbtipo

Tens de pôr o preço de aluguer de cada filme, o dia de requisição e o dia de entrega para depois puderes fazeres as contas.

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tim§id€

Tens de pôr o preço de aluguer de cada filme, o dia de requisição e o dia de entrega para depois puderes fazeres as contas.

Obrigado M6...

vbtipo o preço de aluguer de cada filme e por dia? por exemplo:Avatar 2;50€, FilmeX 1:50€ !?? tenho que fazer uma tabela com os preços de cada filme?ou basta fazer um campo na tabela filme com preço do filme!?

Obrigado 😎

...º(>_<)º...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

Podes ter varios tipos de preços:

• Preço p/ dia
  • Preço p/ 3 dias
  • Preço Semana (se exisitr)

Agora o preço deve ser calculado dependente do tipo de filme que esta alugar (periodo de tempo).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tim§id€

sim mas qual a maneira mais correcta de fazer isso dos preços!?

tabela preços

Id:1

dia:1 dia

preço:2,50€

ID 2:

dia:2 dias

preço :3

ID 3:

dia:3 dias

preço :3,50€

ID 4:

dia:4 dias

preço :4€

etc..

depois na tabela filme ponho um campo ID_preço e vai buscar o preço a tabela preço!

ps: a minha maior duvida! é quando se aluga nao se poem o preço e sim o preço vem quando o cliente entrega!?

bem para isso tenho que fazer dia aluguer+diaentrega=x€ depois x€+os dias de atraso!?

e para isso terei uma tabela com multas! certo?

quando o cliente traz de volta o DVD o utilizador! apaga o registo do cliente conforme o ID_Filme da tabela aluguer!

ou terei uma tabela entrega DVD?

desculpem la mas não faço a mínima como um clube de vídeo funciona...

obrigado :thumbsup:

...º(>_<)º...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

O cliente tem que saber de ante mão o preço pelo qual vai alugar o filme..... não pode existir nenhum serviço publico onde o cliente não sabe o preço, de algo que é prestado a ele proprio....

Tens que definir para o FilmeX o tipo de Preço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tim§id€

O cliente tem que saber de ante mão o preço pelo qual vai alugar o filme..... não pode existir nenhum serviço publico onde o cliente não sabe o preço, de algo que é prestado a ele proprio....

Tens que definir para o FilmeX o tipo de Preço

entao e como eu disse a bocado! faço uma tabela de preços consoante o ID filme....

entao e quanto a entrega de filme?

(quando o cliente traz de volta o DVD o utilizador! apaga o registo do cliente conforme o ID_Filme da tabela aluguer!

ou terei uma tabela entrega DVD?) ..

...º(>_<)º...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rjcarneiro

entao e como eu disse a bocado! faço uma tabela de preços consoante o ID filme....

entao e quanto a entrega de filme?

(quando o cliente traz de volta o DVD o utilizador! apaga o registo do cliente conforme o ID_Filme da tabela aluguer!

ou terei uma tabela entrega DVD?) ..

Supostamente deve ser definido (por filme) uma data limite de entrega (1 dia, 3 dias, 5 dias)... passado esses dias é aplicada uma multa de x% do valor pago pelos dias...

penso eu...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tim§id€

Supostamente deve ser definido (por filme) uma data limite de entrega (1 dia, 3 dias, 5 dias)... passado esses dias é aplicada uma multa de x% do valor pago pelos dias...

penso eu...

hum 🤔 ok ok :)

...º(>_<)º...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.