Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

ciganofcp

Login para entrar no programa

Mensagens Recomendadas

ciganofcp

Boas pessoal vengho aqui pedir uma ajudazita para a minha PAF pois como tenho o visual basic 2008 nao estou a conseguir safar-me muito bem.

O trabalho consiste numa empresa de informatica onde a primeira form vai ser pa se fazer logins onde quem iniciar sessao como admin tem uns previlegios e como utilizador tem outros. O sistema de login queria que fosse com acesso a base de dados.

Infelizmente nao estou a perceber muito do visual basic 2008 e nao consigo fazer com que acesse a base de dados para iniciar sessao...

Queria tambem que ao carregar no botao login se as credenciais estivessem certas ele efectuasse o login.

Pessoal preciso mesmo de ajuda  :eek:

Deixo uma imagem de como esta o layout do login, ajudem por favor pessoal.

paps.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

É o teu primeiro post e não te ocorreu que já houvessem pessoas aqui no fórum (já nem falo no google) que tivessem a mesma dúvida que tu? Não te ocorreu de todo?

É que se te tivesse ocorrido, fazias uma pesquisa ao P@P, na secção VB.NET e encontravas dezenas de tópicos..

Whatever, pega lá um link:

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=280604

Já agora, se nada percebes de base de dados, de nada te vai adiantar o link..

É bom que tenhas bases de ligações e afins.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ciganofcp

Vou ver o que consigo fazer e que nao consigo mesmo fazer ligaçoes a bases de dados mas vou ler aquilo e ver se me safo, ja agora deem ideias para continuar a estrutura e que pra ja nao tenho muitas ideias e todas serao bem-vindas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Boas explica-me uma coisa como colocaste a base de dados e que nao consigo aceder a base de dados e que dantes no Vb6 usava o adodc e agora nao sei como fazer

Tens SQL Server instalado e/ou Access?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ciganofcp

Tenho o Acess...

Bioshock mandei-te pm ve por favor...

E tu sempre conseguiste meter aquelas cenas das restriçoes ao efectuar login

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ciganofcp

Sim tenho a base de dados criada.

Tenho duas tabelas:

-Admin

-Users

Em cada uma das tabelas tem nome de utilizador e password

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vasco16

Ja tentei tudo mas nao sei mesmo como ligar a base de dados ao programa

Existe um modo gráfico de adicioonar base de dados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

É normal não conseguires caso esteja em access, só estava a tentar perceber os pontos do teu access.

Precisas de fazer o Imports System.Data.OleDb

Pegando no exemplo do link que te mostrei, altera para isto:

Dim myConnectionString As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\NOMEtuaBASEDADOS.mdb"
        Dim OLE As String = "SELECT count(*) From utilizadores where username = @utilizador and senha = @senha;"
        Dim connection As New OleDb.OleDbConnection(myConnectionString)
        Dim command As New OleDb.OleDbCommand(OLE, connection)
        command.Parameters.Add("@utilizador", OleDbType.VarChar).Value = UsernameTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@senha", OleDbType.VarChar).Value = PasswordTextBox.Text
        connection.Open()
        Dim x As Object
        x = command.ExecuteScalar
        If Integer.Parse(x.ToString) = 1 Then
            MsgBox("Login efectuado com sucesso!", MsgBoxStyle.Information, "Login")
            Me.Hide()
            Form1.Show()
        Else
            MsgBox("Número de Identificação ou Acesso errados", MsgBoxStyle.Information, "Login")
        End If
        connection.Close()
        connection = Nothing
        command = Nothing
    End Sub

NOTA: A base de dados tem de estar obrigatoriamente na pasta bin\debug\ do teu projecto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ciganofcp

Boas antes de mais como faço para usar System.Data.OleDb.

Dentro da pista bin do meu projecto nao tenho nenhuma pasta a dizer debug...

Nao sei como fazer isto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Tu nem um imports sabes fazer..lol.

O imports é só chegar ao topo do Form e meter lá o que te disse. Mas nem te preocupaste em ir ao google tão pouco. Por aqui me fico, boa sorte.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ciganofcp

Ja consegui meter a minha base de dados no programa. Agora diz-me uma coisa tenho que meter o codigo que me deste onde no botao do login ou na forma load???

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.