Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Wiki apenas editável para utilizadores do P@P?

Mensagens Recomendadas

softklin

Boas, eu costumo acompanhar a wiki, e por vezes deparo-me com pequenos vandalismos, em que a maioria deles são resolvidos pelo Anolsi. Quase todos, senão todos eles, são feitos por utilizadores anónimos, em que apenas fica registado o IP.

O que sugeria era limitar a permissão de escrita/edição de artigos da wiki para utilizadores do P@P, talvez resolvesse este pequeno problema. Que acham? É possível?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi

Ser possível é. Aliás durante bastante tempo, mesmo os users do P@P é que podiam editar artigos na Wiki. Avançou-se para este modo por várias razões, uma das quais a tentativa de obter mais colaboração de outros, mesmo que não estivessem registados no fórum (já que ambas as plataformas estão interligadas e o registo numa corresponde ao registo na  outra).

Tal como dizes, os casos são escassos, e eu tento andar de olho nisso (mesmo porque as edições não são muitas, embora por vezes me possa escapar alguma). Não sei até que ponto se deveria voltar a atrás no método de edição, mas se alguém tiver mais algo a dizer sobre isso força, até pode haver algo em que não tenhamos pensado...

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Prefiro o método anterior. Apenas quem está registado no P@P deveria de ter acesso à criação de novos tópicos. Já a visualização por todos não vejo problema.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

A visualização claro, mantinha-se como antigamente. Agora a escrita é que poderia ser restrita aos utilizadores do P@P, como sugeri, e pelos vistos já foi assim.

Anolsi, em termos de contribuições anónimas, chamemos assim a quem não tem um username no P@P, achas que melhorou desde que foi permitido o acesso de escrita? Não sei dados concretos, mas por exemplo, no fórum apenas quem está registado pode postar alguma coisa, a wiki também poderia seguir essa lógica sem muito a perder (falo mas sem base em dados, daí a pergunta).

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Era interessante se quem quisesse contribuir anonimamente , o seu artigo teria de ser revisto por alguém do staff.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Ou então ter apenas permissão para colocar as coisas no namespace do wikiit, e alterar a página de recreio. Acho que era mais equilibrado, quem quisesse contribuir anonimamente, poderia fazê-lo na mesma, mas com algumas restrições adicionais para evitar o vandalismo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Na minha opinião, a Wiki é uma óptima plataforma para os nossos objectivos. :)

É simples de se usar, tens as funcionalidades necessárias.

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Yoda, não percebi. Do pouco que vi, isso do Disqus é um sistema de comentários. No meu ponto de vista, a wiki é (ou pelo menos tem potencial para) mais do que isso. Na wiki, podes colocar artigos completos, guias, ou até mesmo tutoriais, por exemplo, o tutorial de Java que o Knitter está a preparar aos poucos, em português. É um local mais vocacionado para consulta e referência, do que para discussão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Já dá. Engraçado é que ao bocado deu-me a página de 404 da SliceHost, que deve ser o host deles. :/

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi

Hei, vamos lá com calma, que o assunto do tópico não é, nem será a alteração de software, por isso peço que essa parte termine por aqui.

Quanto ao resto, @softclean, eu também não tenho propriamente dados (já que apesar de para cada ficheiro as alterações ficarem registadas, é muito difícil anda a ver um a um quantos foram alterados), o que sei é que essas alterações que referes são mesmo poucas, quanto à questão de ser revisto pelo staff se fosse colocado anonimamente, não creio que fosse possível (a menos que exista um plugin para isso, não andei à procura).

Reparem que a filosofia da Wiki é semelhante à Wikipédia, em que cada um pode contribuir com informação, podendo ou não estar registado com o objectivo de chegar ao maior número de pessoas...

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds

Pesquisas pelo nome do artigo que queres criar e depois clicas em criar página. Em algumas secções podes não ter privilégios para criar, no WikiIt podes sempre.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Pesquisas pelo nome do artigo que queres criar e depois clicas em criar página. Em algumas secções podes não ter privilégios para criar, no WikiIt podes sempre.

Obrigado.  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

É fácil. Se quiseres criar um artigo na secção de PHP, fazes, por exemplo (na caixa de pesquisa):

php:nome_do_artigo

E depois clicas em criar artigo.

É quase como as pastas em windows, só que o separador é o : :)

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi

Claro que é possível (aliás pelos vistos já conseguiste criar um artigo), btw puseste na secção errada, mas já corrigi isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.