Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Candeias

Applet (???) com ligação Mysql, colocado num Site

Mensagens Recomendadas

Candeias

Boa noite,

Tenho um site estático já desenvolvido, e agora preciso de adicionar uma mini-aplicação desenvolvida em Java, que por sua vez liga a uma base de dados mysql.

Primeiro: Consigo "transformar" a minha aplicação numa applet?

Segundo: Consigo adicionar a minha applet com ligação a base de dados no meu site? E que problemas poderei ter com isto?

Obrigado! :biggrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Acho que consegues transformar a aplicação em Applet, mas se fica bem feito é outra conversa. Para além disso sem conhecer a aplicação em causa não posso dar uma opinião que considere fundamentada para o teu caso.

Que problemas podes ter?

Uma data de utilizadores chateados, a correr atrás de ti com forquilhas e archotes!

Usar Applets de Java é um disparate... A web passa bem sem eles, não têm nada (que seja boa ideia) que não possa ser feito da forma correcta (utilizando standards da web). Para além disso utilizar uma applet de Java obriga as pessoas a carregar o Java, muitas vezes só para essa Applet. E conbvém não esquecer que o Java tem um footprint notável, ao que podemos ainda adicionar o da própria Applet se for grande.

Eu recomendo que não avances com isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Candeias

Obrigado pela resposta Falco! :)

Entao como deveria estruturar este projecto? :D

A minha aplicação em java, a unica coisa que faz, é ler informação da base de dados e apresentar ao utilizador, nada mais.

Já tinha pensado em php, mas nao tenho muitos conhecimento de php, por isso pensei numa solução em java que fosse possivel de integrar com o que já está feito...

Alguma solução mais simples?

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Já tinha pensado em php, mas nao tenho muitos conhecimento de php, por isso pensei numa solução em java que fosse possivel de integrar com o que já está feito...

PHP é simples, também podes correr o Java do lado do servidor em vez de correr como applet do lado do cliente, mas acho isso over-kill para um simples CRUD. O PHP serve perfeitamente para isso e não é difícil de aprender o suficiente para fazer um CRUD. Usar PHP é uma das soluções mais simples e em todos os dias da semana, melhor que usar um Applet de Java.

CRUD: http://en.wikipedia.org/wiki/Create,_read,_update_and_delete

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Candeias

Ok falco.

Parece que vou ter de explorar o php... :hmm:

Já agora, antes de começar esta batalha com o php... é possivel ter um "resultset" em php, e iterar sobre os registos desse resultset, correcto? lol.

O objectivo da aplicação é recolher cerca de 25/30 registos da base de dados (no máximo), e mostrar ao utilizador 1 a 1 depois de uma iteração do utilizador.

Exemplo prático: -> Teste de escolha multipla, apresentado pergunta a pergunta ao utilizador...

-> sao retiradas 25/30 perguntas e respostas da bdd.

-> mostrar ao utilizador a 1ª pergunta e respectivas respostas, o utilizador escolhe uma resposta.

-> proximo registo repete o processo. Até acabar com os registos.

-> guardar as perguntas correctas e as incorrectas.

Outra duvida neste projecto é: quando o utilizador passa para a proxima pergunta o que acontece? é feito um refresh na página e passa para a proxima pergunta e consigo guardar na mesma a resposta do utilizador? :S

Ou como devo fazer?

Obrigado! :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Quem diz, php, diz perl, diz python, diz ruby... Qualquer um deles serve. Eu gosto particularmente de perl e de python e tenho muito mais experiência em perl, por isso normalmente favoreço perl.

Já agora, antes de começar esta batalha com o php... é possivel ter um "resultset" em php, e iterar sobre os registos desse resultset, correcto? lol.

Claro! Qualquer sistema de abstracção de bases de dados minimamente decente faz isso.

O objectivo da aplicação é recolher cerca de 25/30 registos da base de dados (no máximo), e mostrar ao utilizador 1 a 1 depois de uma iteração do utilizador.

Os utilizadores não fazem iterações... O código que executa no servidor é que faz. O utilizador despoleta eventos (não estou a falar de eventos de bases de dados, mas eventos genéricos). Esses eventos podem levar a iterações sobre resultsets, ou outra coisa qualquer. Estou a dizer isto para que na tua cabeça fique claro que deve haver uma separação entre os vários domínios da aplicação (pelo menos entre interface de utilizador, lógica que está por trás), e a forma como tratas, uma coisa e outra, pode e deve ser diferente para as potenciar ao máximo.

Não estou convencido da lógica da aplicação, mas também não me esforcei e isso interessa é a ti.

Outra duvida neste projecto é: quando o utilizador passa para a proxima pergunta o que acontece? é feito um refresh na página e passa para a proxima pergunta e consigo guardar na mesma a resposta do utilizador? :S

Ou como devo fazer?

Podes fazer várias coisas diferentes. Quando um utilizador preenche campos de um formulário é normalmente boa ideia subter esses valores validar, guardar e mandar o servidor para o passo seguinte. Podes fazer isso de várias formas (pedir uma página inteira, ou recorrer a coisas como AJAX), não me cabe a mim sem conhecer detalhes dizer para fazeres de uma forma, ou de outra.

Parece-me que precisas de mais conhecimentos sobre desenvolvimento web (e não estou a falar de web-design, mas sim de programação para web). Qualquer livro sobre php (ou sobre outra linguagem aplicada à WWW) deve dar-te a parte das bases. Recomendo que aprendas um pouco sobre isso antes de começares, pois pelo que vi das tuas dúvidas o teu problema parece ser esse e não é praticável estar a ensinar-te isso aqui (mas se tiveres dúvidas apita, que alguém ajuda).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rippp

Boas, se precisares do codigo que te faz isso em php diz-me que o ponho ai ou envio por PM :D

Java, Android developerhttp://minimalcode.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Já te deram boas indicações, mas tentando responder à questão de converter a aplicação para applet...

Não será uma boa opção. Uma aplicação Java, com interface gráfica feita em Swing, AWT ou SWT, tem mais razão existir para desktop, se surge a necessidade de a passar para uma versão WEB, então o melhor a fazer será mesmo implementar numa tecnologia diferente, que não as Applets.

Embora considere que há lugar para as Applets, não acho que seja em situações de "conversão" de aplicações existentes. As Applets estão limitadas, quer a nível de recursos quer a nível de suporte, não têm acesso ao mesmo que uma aplicação normal, onde o acesso a bases de dados será uma limitação, e toda a aplicação será mais simples de usar e de implementar se não estiveres a pensar em converter o código Java que tens para uma versão Applet.

Acho que a única situação onde o uso de Applets poderá ser considerado será o desenvolvimento de jogos que queiras disponibilizar dentro do browser, nesta situação, tendo em conta a especificidade e algumas restrições de outras tecnologias WEB que o browser oferece, pode ser considerado com uma utilização válida se não encontrares alternativa. Para desenvolvimento de aplicações que não sejam jogos e que não sejam jogos onde a complexidade ou outros requisitos tornem o uso de coisas como Javascript impossível, não há grande razão para tentares usar uma Applet.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Candeias

Obrigado pelas opiniões!

Parece que vou pesquisar um pouco mais sobre desenvolvimento web, e ver a melhor solução para resolver o problema.

Obrigado pelas dicas pessoal!  :biggrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mribeiro

Se queres fazer em Java, podes sempre utilizar JSP (ou JSF, mas nunca pesquisei muito deste)  :)

O JSP é interessante mas requer alguns conhecimentos um pouco mais abstractos e avançados (na minha opinião) por causa das Servlets.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.