Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

gambas

Como instalar linux?

Mensagens Recomendadas

IRX773

Boas,

Sendo um apoiante do GNU/Linux e de todas as suas distribuições fico feliz em ver a tua vontade.

Para começares aconselho-te o Linux Ubuntu que, citado por muitos especialistas certificados, é uma das melhores para se começar pela versatilidade, facilidade e o tal friendly user que tu queres.

Tenta este site: http://www.ubuntu-br.org/comece

É em português (do Brasil) e ajuda pois é comunidade oficial do ubuntu no Brasil.

Existe ainda muito conteúdo na Internet pois, tal como tu, todos os que se iniciaram pelos "linuxes" tiveram uma ou outra dificuldade e, no geral, quem usa linux é pessoal que gosta de partilhar conhecimento.

Usa o google ... caso comeces pelo linux vais perceber o quão util ele é

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Sendo este um site português recomendo que utilizes o site da comunidade portuguesa de Ubuntu: http://www.ubuntu-pt.org/ (em vez de um estrangeiro, porque deve ser bem mais útil para os portugueses).

Não recomendo que comeces por usar o Google, mas sim a documentação oficial e a documentação da comunidade nos sites da comunidade. Há muita gente bem intencionada a ajudar que coloca coisas na Internet, mas nem toda ela produz documentação de qualidade. Muitas vezes o que é proposto só funciona num número limitado de casos e/ou tem efeitos colaterais indesejados, por isso é sempre preferível procurar ajuda na comunidade onde há um melhor controlo de qualidade.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Sendo este um site português recomendo que utilizes o site da comunidade portuguesa de Ubuntu: http://www.ubuntu-pt.org/ (em vez de um estrangeiro, porque deve ser bem mais útil para os portugueses).

Que tem menos utilizadores que o da versão do Brasil ... Ele está a começar acho que não vais estar a ligar se é pt-pt ou pt-br.

Não recomendo também que comeces por usar o Google, mas sim a documentação oficial e a documentação da comunidade nos sites da comunidade. Há muita gente bem intencionada a ajudar que coloca coisas na Internet, mas nem toda ela produz documentação de qualidade. Muitas vezes o que é proposto só funciona num número limitado de casos e/ou tem efeitos colaterais indesejados, por isso é sempre preferível procurar ajuda na comunidade onde há um melhor controlo de qualidade.

Não sei quantas vezes fizeste uma pesquisa no google sobre algo do ubuntu e te apareceu algo que não fosse o forum oficial do ubuntu .... eu pouquíssimas mesmo. Para alem que ele não referiu se tem conhecimentos suficientes de inglês para poder usar a documentação oficial (que é na sua maioria em inglês)

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gambas

pessoal obrigadissimo!

ja instalei o ubuntu!...

agora despertei com uma quantidade enorme de duvidas...

instalei o ubuntu com a opção de instalação dentro do windows... so mesmo para teste! e assim que corri o ubuntu reparei que tinha as drivers todas instaladas pelo menos as mais importantes... com wlan, vga, audio enfim...! e como nao percebo nada de linux/ubuntu pensei... 'bem isto ás tantas como ta dentro do windows foi buscar as informacoes das drivers ao proprio windows e instalou as drivers automaticamente'(estupido talvez!)... será isto possivel? eu espero bem que nao porque queria livrar-me definitivamente do windows e se o ubuntu fosse capaz de reconhecer os meus dispositivos e instala-los so por si era optimo porque apesar de o meu pc ja ter uns 2/3 aninhos nao consigo arranjar drivers para ubuntu...

outra questao...

esta coisa da instalacao de programas é me muito estranha...!

ainda onte quis instalar o xampp e tinha que ser atraves de linha de comandos... alguem me sabe explicar como isto funciona? esta coisa de instalacao de programas...? nao ha instaladores? :D

ja agora se acharem que deva saber mais alguma coisa substancial sobre o ubuntu, postem!

obrigado malta...

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Antimatéria

O Ubuntu não usa as drivers do windows mas sim as suas próprias drivers. Portanto se ele detecta o teu hardware nesse modo de instalação também detecta com uma instalação normal.

Para instalares software em GNU/Linux tens várias opções, no Ubuntu tens uma muito simples, Tens o Ubuntu software center com centenas de aplicações prontas para ser instaladas sem te dar trabalho nenhum, mais simples que carregar nos nexts em windows.

Depois existem outras maneiras mais complicadas, podes instalar pela consola, geralmente nos sites do software que queres instalar tens lá o comando que deves usar, instalar pela consola é quase o mesmo que instalar pelo software center.

Podes também descarregar um ficheiro que tem que ser compilado e só depois instalado, mas novamente no site em que descarregas ou através de uma pesquisa no google encontras informação sobre os comandos que tens que correr para compilar e para instalar.

Tens também os instaladores por pacotes que basta abrir o ficheiro e carregar no Install.

Qualquer duvida com algum dos comandos podes pedir ajuda por aqui ou fazer uma pesquisa do tipo "install .xxx file ubuntu" no google que aparece sempre como fazes.


#include <stdio.h>main(){  printf("Hello World");}

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Que tem menos utilizadores que o da versão do Brasil ...

É verdade, mas a comunidade portuguesa é muito activa, como aliás poderias saber se tivesses na mailing list, fosses aos canais de IRC, ou se fosses aos encontros mensais e a outros eventos organizados por ela.

Ele está a começar acho que não vais estar a ligar se é pt-pt ou pt-br.

Há mais vantagens para um português que viva em Portugal em recorrer à comunidade portuguesa do que há brasileira. Ora vejamos:

* a comunidade portuguesa tem com bastante frequência eventos físicos, se não recorreres aos meios da comunidade portuguesa não sabes deles;

* a comunidade portuguesa foi criada pelas equipas de documentação e traduções para Português de Portugal, e nela participam vários Ubuntu Members e empresas ligadas ao Ubuntu em Portugal. É muito mais provável poderes dar feedback (positivo e negativo) e ajudares a comunidade e o Ubuntu na comunidade portuguesa, bem como obter ajuda com mais qualidade;

* há problemas específicos de Portugal, não só os relacionados com as traduções, mas por exemplo relacionados com hardware e serviços de empresas portuguesas que podem não existir em outros países (por exemplo: é frequente por exemplo modems terem modificações específicas para cada ISP);

Não me move nada contra a comunidade Brasileira, mas há vários e bons motivos, para que um português prefira envolver-se com a comunidade Portuguesa.

Não sei quantas vezes fizeste uma pesquisa no google sobre algo do ubuntu e te apareceu algo que não fosse o forum oficial do ubuntu ....

É raro eu fazer pesquisas sobre o Ubuntu, mas quando faço aparecem-me muitas referências que não dos fóruns oficiais (embora com menos destaque). Mas devo dizer que os fóruns oficiais não têm controlo de qualidade do que é proposto pelos utilizadores. Há lá muita coisa boa, mas há ainda mais porcaria e a maior parte dos utilizadores que não têm conhecimentos técnicos e que não têm experiência, não conseguem distinguir uma coisa da outra.

A respeito da instalação de software, o Ubuntu como a generalidade das distribuições de GNU/Linux utiliza um modelo completamente diferente (e melhor) de distribuição e instalação de software.

O Software é todo colocado em repositórios on-line centralizados de cada distribuição e existem o gestores de pacotes, que obtêm a lista de software disponível, mostram ao utilizador (caso uses uma interface gráfica para o gestor de pacotes), e permitem-lhe seleccionar e mandar instalar/actualizar/remover todo o software. A procura do software, download, resolução de dependências, a instalação e configuração, são feitas pelo gestor de pacotes sem que o utilizador tenha que fazer o que quer que seja. No máximo pode ter que responder a algumas perguntas para ajudar a configuração, ou para dizer ao gestor de pacotes o que fazer em caso de conflitos (embora ele ajude nisso). Isto poupa imenso trabalho ao utilizador e garante que tudo o que vem dos repositórios oficiais, foi integrado e testado com a distribuição e também que é mantido.

O Synaptic é a interface gráfica por excelência para o gestor de pacotes utilizado no Ubuntu e o Software Center que já foi referido é outra (simplificada e reduzida).

Utilizar outros métodos de instalação não é recomendável. Pode causar problemas. E é algo que só utilizadores experientes e com conhecimentos técnicos devem fazer. Até eu que tenho quase 10 anos de experiência de GNU/Linux e que sou informático e tenho apenas GNU/Linux nos meus postos de trabalho em vários dos sistemas com que lido, evito fazer isso, porque embora saiba resolver os problemas, a chatice (principalmente) e o trabalho que dão a resolver não valem a pena os benefícios (pelo menos na minha opinião).

Quanto a isso de instalar o Ubuntu dentro do window$ é algo que não entendo... Sei que existe um instalador que é uma aplicação de window$, mas que eu saiba não instala o Ubuntu dentro do window$ (são coisas diferentes).

Quanto aos drivers, a maior parte do hardware é detectado e configurado automaticamente, há excepções, infelizmente entre algum do hardware que existe mais frequentemente. Mas sem saberem qual é o teu hardware e sem se fazer despistes, não te podemos ajudar.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gambas

mas eu instalei o ubuntu dentro do windows so mesmo para testar porque nao me queria arriscar a a instala-lo em reposicao ao windows sem que tivesses os drivers correctos mas a maior surpresa foi que apos eu instalar o ubuntu tinha o que mais me convinha a funcionar o que foi excelente...

so outra coisa sempre que utilizo a consola de comandos quando  a mesma me pede a minha senha eu nao consigo digitar nada, carregos nas teclas e nada... ainda ontem quis instalar o flash player e nem sabia como fui pesquisar á net e vi instruções mas aquando a instalação pela linha de comandos aquilo pediu-me a senha mas eu bem que queria mas nao consegui.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Para testar podias ter utilizado o livecd...

Para instalar software não precisas de utilizar a linha de comandos.

Quanto à questão da password é normal que não apareça nada que é para ninguém espreitar por cima do teu ombro e ver a password, ou pelo menos o tamanho da password. Mas escreve dá enter e vais ver que funciona.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O penso que o repositório de parceiros da canonical tem software da adobe... Tens é que o adicionar (há uma aplicação no menu de administração do Ubuntu que faz essa gestão dos repositórios).

Mas recomendo-te que não uses software da Adobe. Principalmente o flash, que é um cancro para a WWW.

Como já disse, na Internet há muitos tutoriais e guias. Mas a maior parte deles não presta (apesar das boas intenções). Lê a documentação oficial e recorre à comunidade portuguesa, que safas-te muito melhor.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Antimatéria

Quando te é pedido a password de root na consola, quando escreves não aparecem caracteres nenhuns, mas é mesmo assim, atrofia um bocado de inicio ;) mas depois habituas.t

Basta escrever a password e carregar enter que aquilo corre como já disseram :thumbsup:


#include <stdio.h>main(){  printf("Hello World");}

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gambas

pessoal queria so deixar um feedback...

este fim de semana descartei completamente o windows!

instalei o ubuntu e estou bastante satisfeito o problema é que as tantas vou ter mesmo que instalar o windows novamente por culpa de alguns programas nao darem pra instalar!

seja como for estou maravilhado com o SO!

obrigado pelas vossas respostas...

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

instalei o ubuntu e estou bastante satisfeito o problema é que as tantas vou ter mesmo que instalar o windows novamente por culpa de alguns programas nao darem pra instalar!

Podes sempre utilizar outros programas que façam o mesmo...

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

pessoal queria so deixar um feedback...

este fim de semana descartei completamente o windows!

instalei o ubuntu e estou bastante satisfeito o problema é que as tantas vou ter mesmo que instalar o windows novamente por culpa de alguns programas nao darem pra instalar!

seja como for estou maravilhado com o SO!

obrigado pelas vossas respostas...

Que programas são? Se não forem muito exigentes e/ou tiveres uma máquina decente, podes usar uma VM.

so mais uma coisa instalei o xampp pra linux e nao sei porque razao o mysql nao ta a funcionar sera que se desintalar e voltar a instalar a coisa dê? no windows fazia isso!

Não é por nada, mas achas que o Xampp vale a pena? Acho que mais vale instalares os pacotes individualmente (php5, apache2, mysql-server e php5-mysql) e ficas com uma solução mais integrada com o SO, com updates automáticos e tal.


❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

No Ubuntu há uma "task" para instalar isso tudo, logo basta abrir um terminal e correr "sudo tasksel install lamp-server".

Em teoria fica tudo configurado, com os ficheiros a serem "servidos" da directoria /var/www.


❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
so mais uma coisa instalei o xampp pra linux e nao sei porque razao o mysql nao ta a funcionar sera que se desintalar e voltar a instalar a coisa dê? no windows fazia isso!

Em GNU/Linux a instalação, actualização e remoção de software têm um paradigma diferente. São utilizados os gestores de pacotes que tratam dessas coisas. Outra caracteristica do modelo utilizado em GNU/Linux é a cada distribuição ter os seus repositórios de software centralizados, que os gestores de pacotes utilizam para obter o software e as suas actualizações . Coisas como o xampp, não são compatíveis, nem fazem sentido neste modelo e deves utilizar sempre os gestores de pacotes.

Apaga tudo o que instalaste com o xampp. E instala o que precisas recorrrendo ao gestor de pacotes. O IceBrain já te disse uma das formas de o fazer, faltaram foi algumas explicações:

* existem diversas aplicações de interface para o gestor de pacotes (chamado dpkg);

* alias as aplicações de interface não são só diversas como funcionam em pilha;

* apt e aptitude são as duas alternativas que ficam imediatamente em cima do dpkg. Fornecem capacidades como utilização dos repositórios centralizados (recorrendo à rede), resolução de dependências, resolução de actualizações e upgrades, etc...

* Synaptic, Taskel, Ubuntu Software Center (e muitos outros) ficam ainda mais em cima na pilha que o apt e o aptitude. O synaptic fornece a interface gráfica mais popular, o taskel fornece um paradigma diferente (no synaptic escolhe software e no taskel uma funcionalidade, sendo que nesse caso a escolha de software que fornece a funcionalidade é pré-feita de acordo com as preferências de quem criou a distribuição). Faço nota que o taskel tem um conjunto de taks/funcionalidades limitadas e destina-se a fazer o setup mais simples para funcionalidade extremamente comuns, utilizando software que normalmente é o mais popular, ou o preferido pelo distribuidor e daí que seja menos flexível (não deixando de ser útil).

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Instalar a stack LAMP como te disseram deixa tudo a funcionar. Pelo menos nos casos que corre bem (nunca vi não correr).

Sem saber o que fizeste e sem ver logs, e sem saber mensagens de erro pode ser bastante difícil ajudar-te. Por isso começa por descrever o que fizeste e o que aconteceu depois de instalares os servidores (Apache e Mysql) e o PHP.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dkid

Quanto a alguns programas que estavas habituado a utilizar em Windows, existe muitos "semelhantes" em GNU/LINUX, e um bom site para consultares pode ser o www.osalt.com


I promise that I will not change the PATH variable again other than:PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.