Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Internet Explorer está a perder a guerra dos browsers

Mensagens Recomendadas

M6

Depois de ter registado o seu pico em 2003, dominando 95 por cento do mercado, o Internet Explorer (IE), da Microsoft, tem vindo a perder a guerra dos browsers. Neste momento controla menos de 60 por cento do mercado e a tendência é para continuar a descer.

Continua...

In Público, 05 de Maio de 2010.

Tenho alguma desconfiança nestes números. É uma queda demasiado rápida e não coincidente com os dados que tenho dos sites de que sou responsável, alguns deles técnicos onde os utilizadores são mais propensos a usar browsers que não o IE.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Eu já vi estatísticas que lhe davam menos de 65% há muitos meses (mais ou menos 62%)... Não eram todas e eram para a Europa apenas, mas era claramente uma tendência em todo o mundo. Por isso não estou minimamente surpreendido, estou é pelos contínuos maus resultados da Opera que já foi ultrapassada pela Apple e pelo Google com os seus browsers.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/internet_explorer_abaixo_dos_60_de_quota_1062884.html

Se os dados da StatCounter estiverem correctos, parece-me que o único browser que está em claro aumento de utilizadores é o Chrome.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

A subida do Chrome não me espanta. É precisamente aquilo que o Firefox foi e que o tornou um sucesso: rápido, leve e funcional.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

A subida do Chrome não me espanta. É precisamente aquilo que o Firefox foi e que o tornou um sucesso: rápido, leve e funcional.

O facto da divisão de abas e processos e das extensões, bem como a sincronização de marcadores (embora o opera também seja bom ou até melhor nesse aspecto) fez dele o meu browser usado em todos os pc's e similares agora

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

E foi mesmo por isso que eu mudei do Firefox para o Chrome. A malta do Firefox ainda está a ver se acorda. :D

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

E foi mesmo por isso que eu mudei do Firefox para o Chrome. A malta do Firefox ainda está a ver se acorda. :D

A malta do Firefox ainda está a ver é quando é que o Chrome tem plugins como o Firebug e o Ad block plus. Já tem o XMarks, que foi o que me fez começar a usar o Chrome de forma mais regular (o Firefox ainda domina em todos os meus sistemas).

Só que se o Chrome tiver isso vai ficar pesado e gordo como o Firefox, ou seja, é um ciclo vicioso em que o browser é vitima do seu próprio sucesso.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

A malta do Firefox ainda está a ver é quando é que o Chrome tem plugins como o Firebug

Já tem à muito.

https://chrome.google.com/extensions/detail/bnbbfjbeaefgipfjpdabmpadaacmafkj

edit : ad block https://chrome.google.com/extensions/detail/gighmmpiobklfepjocnamgkkbiglidom

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

O único problema do chrome no meu pc é que os processadores ficavam lentos sempre que o tinha aberto durante algum tempo. Mas isso era dantes, agora nunca experimentei.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton

A malta do Firefox ainda está a ver é quando é que o Chrome tem plugins como o Firebug e o Ad block plus. Já tem o XMarks, que foi o que me fez começar a usar o Chrome de forma mais regular (o Firefox ainda domina em todos os meus sistemas).

O Chrome já tem suporte para extensões, e a comunidade já criou bastantes. Aliás, foi desde que apareceram as extensões que eu mudei para o Chrome (Adblock is good). A grande maioria das pessoas nem precisa de ferramentas como o Firebug, para não falar que podes sempre iniciar o Firefox quando é necessário. Curiosamente a Mozilla está a desenvolver uma arquitectura de extensões para o Firefox semelhante à usada no Chrome (https://jetpack.mozillalabs.com/).

Só que se o Chrome tiver isso vai ficar pesado e gordo como o Firefox, ou seja, é um ciclo vicioso em que o browser é vitima do seu próprio sucesso.

O Chrome é muito rápido e estável. Uma das razões que me levou a deixar o Firefox foi mesmo a instabilidade e lentidão do browser, quase todos os dias tinha vários crashes e isso hoje em dia é inadmissível. O Chrome come bastante memória, mas a memória hoje em dia é barata. É um preço pequeno a pagar pelas melhorias em termos de segurança e estabilidade que a arquitectura do Chrome oferecem.

<3 life

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

O Chrome é muito rápido e estável. Uma das razões que me levou a deixar o Firefox foi mesmo a instabilidade e lentidão do browser, quase todos os dias tinha vários crashes e isso hoje em dia é inadmissível. O Chrome come bastante memória, mas a memória hoje em dia é barata. É um preço pequeno a pagar pelas melhorias em termos de segurança e estabilidade que a arquitectura do Chrome oferecem.

Também mudei à pala disso. Especialmente porque o facto de o firefox carregar as extensões todas ao mesmo tempo fazia-o demorar muito a abrir (eu gosto de ter a extensões que preciso).

Com o Chrome a colocar uma extensão por processo separado e carregar em processos separados é muito melhor ... sem contar com as funcionalidades de html5 que o tornam o melhor do mercado nesse aspecto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Quem é que faz essas estatísticas anyway?

Faz-me lembrar os canais públicos de televisão .. cada vez que abro um diz que é esse o líder de audiências .. lol

Várias entidades diferentes e independentes.

O que tu dizes não faz sentido nenhum, porque todas as estatísticas para este objecto de estudo em causa apontam para dados semelhantes, os números não são iguais porque têm amostras diferentes, mas são semelhantes e as tendências são iguais.

Para a próxima experimenta mandar uma boca a respeito de coisas que tenhas verificado.

Há uma grande diferença entre o Chrome e o Firefox. O Firefox é uma verdadeira plataforma aplicacional enquanto que o Chrome não. O Chrome não tem nada como o XUL e afins, que é o que torna o Firefox realmente mais pesado.

O Chrome tem suporte para extenções mas não com nada como o XUL. O que tem sido uma vantagem porque permite mais performance.

A respeito da estabilidade do Firefox, eu não me queixo absolutamente nada. Mas também não uso flash e só tenho Java na máquina do trabalho para poder utilizar uma applet de um site interno. Quanto ao consumo de memória o Firefox tem estado cada vez melhor e sempre foi e continua a ser o que se comporta melhor com mais tabs abertas (neste momento tenho 20 e tal janelas de Firefox abertas com a maioria delas com mais de 10 tabs (não fui contar mas algumas delas têm certamente bem mais que isso e não me queixo da performance, sendo que a máquina só tem 2GB de ram e eu tenho mais coisas abertas).

Também mudei à pala disso. Especialmente porque o facto de o firefox carregar as extensões todas ao mesmo tempo fazia-o demorar muito a abrir (eu gosto de ter a extensões que preciso).

Isso não é um problema. O browser só precisa de ser aberto uma vez quando fazes login e depois suspender/hibernar em vez de encerrar.

sem contar com as funcionalidades de html5 que o tornam o melhor do mercado nesse aspecto.

E que o Firefox, Opera e Safari (entre outros) também têm? E que não se sabe ainda se vão ser HTML 5 standard porque ainda não há um standard, apenas drafts para a proposta de especificação?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IRX773

Na minha opinião ... o Chrome é mais rápido e fluido ... o Firefox é bom, extremamente bom, mas tem vindo a ser ultrapassado pela equipa responsável pelo Chrome no google (para quem ainda não viu que vá ver a equipa por trás do navegador ... são bastantes mesmo ... a google tem investido muito no seu browser).

Isso não é um problema. O browser só precisa de ser aberto uma vez quando fazes login e depois suspender/hibernar em vez de encerrar.

A solução de deixa o Firefox aberto não é a melhor ... A memória pode ser barata mas ainda é finita e os processos também gostam de gastar processador.

Quanto ao consumo de memória o Firefox tem estado cada vez melhor e sempre foi e continua a ser o que se comporta melhor com mais tabs abertas (neste momento tenho 20 e tal janelas de Firefox abertas com a maioria delas com mais de 10 tabs (não fui contar mas algumas delas têm certamente bem mais que isso e não me queixo da performance, sendo que a máquina só tem 2GB de ram e eu tenho mais coisas abertas).

É realmente uma qualidade do firefox embora quando começares a fechar várias tabs irás ver meória a continuar a ser reservada para ele como se estivessem abertas as tabs. O Chrome perde por consumir muita memória mas também divide as tabs para não acontecer isso.

Já agora ... começa a usar o Ctrl+W e o Alt+F4 :D

E que o Firefox, Opera e Safari (entre outros) também têm? E que não se sabe ainda se vão ser HTML 5 standard porque ainda não há um standard, apenas drafts para a proposta de especificação?

Falei devido a testes próprios que fiz tendo em conta o html5test.com ... Foi o browser que me obteve melhor classificação e mais funcionalidades.

Eu não estou a defender o Chrome, estou só a mostrar como o Firefox e o Chrome têm os seus baixos e altos, aliás, desde o windows até ao mac passando pelo linux eu uso ambos como navegadores (nuns o Chrome como predefinido, noutros o Firefox). Acho que a Mozzila e a Google têm mostrado ao mundo dos navegadores o que se pode fazer com um e que o end-point numa construção de um web-site ou aplicação web é importante ... por isso os outros browsers não estão tão preparados como estes dois. (Mais um exemplo que nao sou Chrome fan-boy ... algumas aplicações web são uma porcaria no Chrome e funcionam que nem ginjas no Firefox)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
o Firefox é bom, extremamente bom, mas tem vindo a ser ultrapassado pela equipa responsável pelo Chrome no google

Em diversos aspectos sem dúvida!

Mas o Chrome não é uma plataforma aplicacional tão boa e também não gosto da interface. Para além disso a versão que é realmente livre (Chromium), nem sempre está tão up to date como deveria, o que tem implicações, por exemplo a nível de segurança.

Já agora ... começa a usar o Ctrl+W e o Alt+F4

Utilizaria isso, se as quisesse fechar, o que não é o caso.

Falei devido a testes próprios que fiz tendo em conta o html5test.com ... Foi o browser que me obteve melhor classificação e mais funcionalidades.

Mas o que disseste, não foi que era melhor com o HTML 5, mas que era o que suportava HTML 5.

Para além disso, como já disse, a especificação do HTML 5 não está fechada, e o que é verdade hoje pode não ser verdade amanhã pelo que é parvo correr já a implementar muitas coisas do HTML 5, porque amanhã podem deixar de ser válidas.

Eu não estou a defender o Chrome

Também não estou a atacar.

Só que tal como o Firefox, também ele tem vantagens e desvantagens. É melhor em muita coisa e pior em outras. E quanto ao HTML 5, acho que não nos devemos excitar demasiado com ele até ele ser uma especificação fechada e norma aprovada. Devemos adoptar partes estabilizadas e consensuais já, porque são precisas e favorecem os trabalhos à volta da especificação. Devemos até experimentar coisas que ainda não estão muito evoluídas e estáveis na especificação, mas não devemos esquecer que isso é experimental e que por isso não deve ser tratado como estável e como tal não são vantagens para o browser, mas sim para o trabalho à volta do desenvolvimento da especificação da norma.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.