Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

ribeiro55

[Ubuntu] ALSA Drivers / HD Sound

Mensagens Recomendadas

ribeiro55

Boas pessoal!

Estou em uma de desafios para aprender mais deste ofício danado e resolvi fazer um jejum de Windows durante uns 2 meses.

Nem dual-boots, nem VM nem o diabo a sete. Limpinho e siga para bingo.

Instalei o Ubuntu 10 mas estou prestes a quebrar e a voltar a chorar para o Windows se não conseguir meter a placa de som a trabalhar nisto.

Tenho uma Realtek HD Audio, uma ALC contemplada por os drivers ALSA.

Depois da instalação limpa, o gajo tinha na lista de hardware do mixer, uma placa mas som nicles.

Andei a inventar com o driver ALSA e essa única placa listada, deixou de existir e o som, como é óbvio, nicles.

Não anda por aqui um guru que me possa dar umas dicas de como por isto a bulir?

(a minha experiência nisto é equivalente a um gajo com 1 semana de DOS, que sabe fazer "cd", "ls" e que ainda anda a ler os "man" dos comandos todos)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Eu não tenho essa placa e não uso Ubuntu (nem PulseAudio), mas já experimentaste seguir o Sound Troubleshoot, principalmente a Manual installation? https://help.ubuntu.com/community/SoundTroubleshooting#Manual%20Installation

Experimenta reinstalar as drivers para ver se a placa aparece. A partir daí logo se vê.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Obrigado!

Ao menos com esse link já consegui voltar a meter a tal placa que tinha desaparecido.

Quando tento fazer modprobe snd- não consigo acertar com o nome do driver, diz-me sempre: module not found.

Há alguma maneira para ver os modulos disponiveis? Isto é algo que se tenha de ir buscar a algum sítio?

Desculpa lá a ignorância... learning, learning...

EDIT: Desculpa, não vi a página toda, só mesmo a partir da âncora "Manual Installation"

Estou a correr o troubleshooting todo e já vi lá qualquer coisa a haver com modulos.

Já digo qualquer coisa.

Obrigado

EDIT2: A linhas tantas, há um passo que nos dá um URL com info do nosso sistema. Se puderes dar uma vista de olhos agradecia.

http://www.alsa-project.org/db/?f=3626787b3fb65606c4e2c0352575885876691c8e

Está tudo detectadinho, tudo bonito. Som é que é mentira.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Lembrei-me de meter uns headphones no jack stereo.

Wham, som.

Tenho que vasculhar melhor esse link que me deste, agora não tenho tempo, para ver se descubro como passar isto para as colunas.

Obrigado!

Sérgio Ribeiro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Corre o alsamixer (no terminal) para ver se o volume das colunas não está muted.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

No alsamixer, o que está muted é precisamente o headphone.

Isto deve ser aquela configuração algures onde dita os interfaces físicos disponíveis.

Vi isso algures a webpages tantas.

Sabes de alguma coisa disso?

Sérgio Ribeiro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Que eu saiba, no Ubuntu é tudo configurado graficamente, pelo PulseAudio.. Sinceramente não sei que te diga, acho que devias perguntar nos fóruns ou no canal de irc (#ubuntu em irc.freenode.org, normalmente tem centenas de pessoas).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Bem, por os headphones é good enough.

Se entretanto conseguir resolver isto, digo qualquer coisa.

Sérgio Ribeiro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ribeiro55

Boas pessoal :D

Problema resolvido.

No meu caso (LG S1 P222P) bastou acrescentar a linha:

options snd-hda-intel model=lg

ao ficheiro de configuração:

/etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Já o tinha feito até a experimentar outros models mas parece que só o alsa force-reload não resolve a coisa.

Hoje ao arrancar, o som já saíu por as colunas :)

Obrigado!

Sérgio Ribeiro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.