Jump to content

Sistema Operativo Firefox

TheDark
 Share

Recommended Posts

A Firefox PC operating system?

Lost amid the hubbub of the Saturday afternoon appearance by Firefox's Blake Ross at Gnomedex was a very interesting comment to Ross from Brian Livingston of Windows Secrets. Here's what Livingston said:

"What I would like to see as the roadmap is not adding more features to Firefox, because it's a good browser, but if you had a development cycle for a Firefox OS, and you had 10 percent of the computers in the world going out with Fire OS on it, then we would see some improvements in this corporation in Redmond. Because they don't improve and they don't innovate unless they have somebody taking apart their market share. You could do that. You have the developers and you have the innovation. You have the energy and the excitement.

We have Ubuntu and we have Linux ... but you could really do something that looked like Windows, worked better than Windows. Microsoft installed spyware called Genuine Advantage to 100 million Windows users in April, May and June. They're just starting to fall back from that, but people would trust Firefox and Mozilla far more than they trust the Microsoft Corp. with the integrity of their computers."

in msfn.org

Desaparecido.

Muito provavelmente será um HOAX, visto que se a Mozilla gosta de atribuir nomes a todo o tipo de software, mesmo nos que estão no mesmo género, reparem no pormenor do Sunbird e do Thunderbird.

Acho então que por isso seria um Mozilla OS e não um Firefox OS visto que o Firefox é um browser e não uma ferramenta de gestão de hardware e interação com o utilizador..

Outro dos factores que me leva a pensar que será HOAX é que a criação de um SO é bastante complexa e leva muito tempo, e se tal acontece-ce seria anunciado num site de notícias mas credível.

Já para não falar no Google que é actualmente o maior adversário OSS da M$..

De qualquer forma não tenho a certeza da falsidade de tal documento 😉.

Cumps. Overrun

Atenção que a notícia não especula a criação de um Firefox OS, mas diz antes que os utilizadores ficariam muito felizes se tal SO existisse e dominasse 10% do mercado (percentagem que o Firefox domina no mercado dos browsers).

A criação de um SO pela Mozilla Foundation ia ter todo o apoio que necessitassem de mim (incluíndo monetário, se fosse necessária uma doação). Não sei exactamente que capacidades tem a empresa para tal, mas ter um browser como produto principal é algo que dá trabalho.

Quanto ao Google OS, ora diga-me lá se não existe já? Leiam este artigo de opinião que já tem uns meses para ficarem a saber mais: Why Google OS already exists...

Quanto ao Google OS, ora diga-me lá se não existe já? Leiam este artigo de opinião que já tem uns meses para ficarem a saber mais: Why Google OS already exists...

É do conhecimento geral que o Google OS já existe, uma vez que os servidores do google funcionam de uma forma muito especial. Em vez te terem por exemplo 10 máquinas de gama alta têm 100 de entrada de gama que fazem muito melhor o mesmo trabalho, tanto que se especula que nem a Google sabe ao certo qual é o tamanho do seu parque informático. Foi necessário criar um sistema linux que trabalha com milhares de máquinas.

Tem existido muita expeculação quanto à criação de SO e PC's do Google, tais como o Google OS e o Google Cube, entre outros. Acredito que um poderá contecer, mas é provável que esse informação seja vinculada pelas próprias empresas e nunca por sites de fundo de garagem e com pouca credibilidade.

ser.gifsartim.gif

É do conhecimento geral que o Google OS já existe, uma vez que os servidores do google funcionam de uma forma muito especial. Em vez te terem por exemplo 10 máquinas de gama alta têm 100 de entrada de gama que fazem muito melhor o mesmo trabalho, tanto que se especula que nem a Google sabe ao certo qual é o tamanho do seu parque informático. Foi necessário criar um sistema linux que trabalha com milhares de máquinas.

Pá! Não digas asneiras!

Não há um Google OS. É sabido que o Google usa GNU/Linux, não uma distribuição particular, mas costumizações que eles foram usando. E o Google não usa nenhuma técnica especial. Usa Clusters, que não é nada de muito especial nem obscuro.

Não foi preciso criar nada de muito especial porque uma das coisas que o GNU/Linux sempre teve de bom foi capacidades de clustering.

O Google já disse mais que uma vez que não vai haver nenhum sistema operativo do google, esse não é o negócio deles.

O nmap não mente:

main miguel # nmap -v -A -O google.pt

Starting Nmap 4.01 ( http://www.insecure.org/nmap/ ) at 2006-07-09 22:26 GMT

DNS resolution of 1 IPs took 0.02s. Mode: Async [#: 2, OK: 0, NX: 1, DR: 0, SF: 0, TR: 1, CN: 0]

Initiating SYN Stealth Scan against 216.239.59.104 [1672 ports] at 22:26

Discovered open port 443/tcp on 216.239.59.104

Discovered open port 80/tcp on 216.239.59.104

The SYN Stealth Scan took 51.99s to scan 1672 total ports.

Initiating service scan against 2 services on 216.239.59.104 at 22:27

The service scan took 12.57s to scan 2 services on 1 host.

For OSScan assuming port 80 is open, 113 is closed, and neither are firewalled

Insufficient responses for TCP sequencing (0), OS detection may be less accurate

Host 216.239.59.104 appears to be up ... good.

Interesting ports on 216.239.59.104:

(The 1668 ports scanned but not shown below are in state: filtered)

PORT    STATE  SERVICE  VERSION

80/tcp  open  http    Google httpd 2.1 (GWS)

113/tcp closed auth

179/tcp closed bgp

443/tcp open  ssl/http Google httpd 1.3 (GFE)

No exact OS matches for host (If you know what OS is running on it, see http://www.insecure.org/cgi-bin/nmap-submit.cgi).

TCP/IP fingerprint:

SInfo(V=4.01%P=i686-pc-linux-gnu%D=7/9%Tm=44B182DF%O=80%C=113)

TSeq(Class=TR%IPID=RD%TS=U)

T1(Resp=Y%DF=N%W=1FFE%ACK=S++%Flags=AS%Ops=M)

TSeq(Class=TR%IPID=RD%TS=U)

T2(Resp=N)

T2(Resp=N)

T3(Resp=N)

T2(Resp=N)

T3(Resp=N)

T4(Resp=N)

T3(Resp=N)

T4(Resp=N)

T5(Resp=Y%DF=N%W=0%ACK=S++%Flags=AR%Ops=)

T4(Resp=N)

T6(Resp=Y%DF=N%W=0%ACK=O%Flags=R%Ops=)

T7(Resp=N)

T7(Resp=N)

PU(Resp=N)

T7(Resp=N)

PU(Resp=N)

PU(Resp=N)

TCP Sequence Prediction: Class=truly random

Difficulty=9999999 (Good luck!)

IPID Sequence Generation: Randomized

Service Info: OS: Linux

Nmap finished: 1 IP address (1 host up) scanned in 84.682 seconds

Raw packets sent: 3421 (154KB) | Rcvd: 38 (1748B)

Epa... se eu pegar numa distro de linux, trocar o browser eo cliente de email por outros e gravar um CD fiz um sistema operativo?

epa... tenham lá calma... as distribuições de linux NÃO são sistemas opertivos... nem querem ser... são simplesmente distribuições.

E mesmo os sistemas operativos só há 4 ou cinco famílias, se tanto... e para duas ou três arquitecturas.

"Criar um sistema operativo" so assim a uma coisa graaaaaaaaaande.. e solene n é?

O google criar um sistema operativo... ya... optimizou uma distribuição de linux ou bsd ou qq coisa do estilo até certo ponto... pa... nesse sentido tambem eu criri o meu sistema operativo.

Pessoal:

Eu criei sistema operativo. ... sinceramente... acham que afirmações destas fazem sentido?

quer dizer... pego no windows... instalo o office, faço um ghost e já está? sou o "criador" de um sistema operativo novo?

tal como disse o falco... desenvolveram tecnologias de clusters... pa... se o google é um cluster... que é que eles haviam de fazer? Não estou a ver nada de transcendente nisso. O pessoal cria assim uma coisa a volta do google tipo um deus.... um pouco como os povos antigos faziam com o fogo, a água, o sol, etc etc... e porquê... porque estavam ali sempre todos os dias mas não se sabia muito sobre eles... tal como o google.

Quanto ao hipotético sistema operativo firefox... como o death diz, o artigo só aborda uma hipotese... penso que a ideia central do artigo é que o firefox ( browser ) sendo open source, chega até uma comunidade a que o amigo tux não conseguia chegar. Basicamente é tipo uma nova forma de OS, remodelando a comunidade e liberalizado-a mais.

Já agora...

o site de onde essa noticia vem é uma instalação "out of the box" do mambo... quere-me parecer que é um daqueles sites feitos para ganhar dinheiro à custa de prostituição de conteudos através de inserção de links no digg, slashdot, etc etc etc... posso tar enganado... mas é uma forte suspeita

E mesmo os sistemas operativos só há 4 ou cinco famílias, se tanto... e para duas ou três arquitecturas.

depende do que consideras famílias...

se considerares GNU/Linux, BSD's, Mac OS, AIX, etc. como sendo tudo a família UNIX, se calhar não obtens muitas famílias de SO's. caso contrário és capaz de obter mais de 5 famílias.

tal como disse o falco... desenvolveram tecnologias de clusters..

Não disse isso.

Eu disse que eles usam clusters, quer as capacidades que o GNU/Linux já tinha e também criaram algumas como sistemas de ficheiros distribuidos que também não eram novidade, apenas os satisfaziam melhor por terem necessidades diferentes da maioria.