Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

JPN

Melhor distribuição Linux

Mensagens Recomendadas

JPN

Boas.

Então eu ando à procura da pólvora, a melhor distribuição de Linux para as minhas necessidades... Sei que a melhor é sempre relativo e tal, mas eu sei mais ou menos o que quero, só não sei o nome...  :dontgetit:

Pouca RAM (500mb), bastante disco, necessidades normais (migração de WXP para linux) onde se inclui ferramentas de office, downloads (jdownloader, utorrents, btnext) muitas horas ligadas, e programação (utilizo entre o eclipse e o netbeans).

Ao nível da experiência em linux já tive instalado o ubuntu, neste momento até tenho aqui numa máquina virtual e tal, tentei outras mas tinha sempre problemas de compatibilidades com placas gráficas e por aí fora. E isso é o meu grande problema, os computadores (1 desktop e 1 portátil) não terem compatibilidades para as várias componentes (placas gráficas, som, wirless, e por aí fora). Resumindo tenho relativamente pouca experiência mas sei no que me estou a meter (e conto com a vossa ajuda para resolver problemas) e não queria ter problemas de compatibilidades (as máquinas já são fracas não convém desperdiçar recursos quando eles são tão curtos  ;))

Muito obrigado pela ajuda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

Se são máquinas mais fracas, talvez o Lubuntu, que é baseado no Ubuntu mas usa um ambiente diferente, mais leve (LXDE em vez de Gnome).

Mas se quiseres diz que componentes tens (Se não souberes, podes usar o Everest, por exemplo) e logo se vê se terás problemas, e em caso afirmativo o que se deve fazer.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JPN

Se são máquinas mais fracas, talvez o Lubuntu, que é baseado no Ubuntu mas usa um ambiente diferente, mais leve (LXDE em vez de Gnome).

Mas se quiseres diz que componentes tens (Se não souberes, podes usar o Everest, por exemplo) e logo se vê se terás problemas, e em caso afirmativo o que se deve fazer.

O fixo é uma máquina relativamente fraca (afinal tem 1gb de ram, pentium 4 a 3.4ghz com uma gráfica Radeon X600 series), o outro é um portatil bem melhor um compac presario CQ60 com 4gb de ram só falha na gráfica mas para rodar o SO não há problemas. Mas Eu dou muita importância ao tempo de resposta (velocidade) do sistema operativo tipo tempo que demora a arrancar o SO, tempo que demora a abrir os programas etc.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Sendo que vens de Windows, acho que o Ubuntu será uma boa opção. Claro, é uma opinião pessoal mas julgo ser uma escolha que oferece um bom compromisso. A última versão saíu há poucos dias, pode ser uma oportunidade para experimentares.

Por outro lado experimentar e trocar versões de GNU Linux é relativamente simples, podes começar com Ubuntu e ir trocando até encontrares uma que seja boa para ti. O software é o mesmo, podem existir diferenças devido aos ambientes gráficos mas podes ter aplicações de Gnome em KDE e vice-versa, caso seja necessário.

Acho que o melhor é mesmo começar a experimentar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JPN

Sendo que vens de Windows, acho que o Ubuntu será uma boa opção. Claro, é uma opinião pessoal mas julgo ser uma escolha que oferece um bom compromisso. A última versão saíu há poucos dias, pode ser uma oportunidade para experimentares.

Por outro lado experimentar e trocar versões de GNU Linux é relativamente simples, podes começar com Ubuntu e ir trocando até encontrares uma que seja boa para ti. O software é o mesmo, podem existir diferenças devido aos ambientes gráficos mas podes ter aplicações de Gnome em KDE e vice-versa, caso seja necessário.

Acho que o melhor é mesmo começar a experimentar.

Pois eu já fui testando, aliás tenho um ubuntu actualmente instalado numa dessas máquinas e pelo que dizes as actualizações que fez ante-ontem devem ter tido a ver com a versão nova, mas como existem tantas distribuições diferentes e tive problemas a instalar algumas que tentei testar à uns tempos pensei que existisse alguma que se adequasse mais às minhas necessidades (downloads, programação e muita rapidez).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
esquiso

Eu recomendaria duas distribuições para o que tu queres: Arch Linux e Crunchbang.

A minha preferência pessoal vai para o Arch Linux, mas talvez seja mais fácil para ti usares o Crunchbang.

No entanto, ambos os casos requerem alguma aprendizagem. Ela será maior no caso do Arch, mas os proveitos também serão maiores. É uma questão de tentar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Palmeira

Eu recomendaria duas distribuições para o que tu queres: Arch Linux e Crunchbang.

A minha preferência pessoal vai para o Arch Linux, mas talvez seja mais fácil para ti usares o Crunchbang.

No entanto, ambos os casos requerem alguma aprendizagem. Ela será maior no caso do Arch, mas os proveitos também serão maiores. É uma questão de tentar.

boas escolhas, nunca usei nenhum dos 2, mas parecem-me ser 2 distros muito "acarinhadas" pela comunidade linux em geral ..

eu nunca tive problemas quanto a tempos de resposta da máquina e usei sempre o ubuntu (versão gnome) no meu desktop, é tudo reconhecido pelo SO etc..

No entanto, para uma máquina menos apetrechada pode ser boa ideia instalares uma versão alternate, que instale só o sistema base sem ambiente gráfico, e depois instalares algo mais leve que o gnome/kde, experimenta XDE(xubuntu) , openbox (acho que lhe chamam *boxbuntu ou coisa do género), litestep, pá são muitos por onde escolher, e todos eles com os seus "prós e contras", eu recomendo o openbox, é simples e intuitivo de configurar/instalar, apenas começas com um desktop limpo, apenas com uma barra inferior com uns botoes pa mudar de ambiente de trabalho, e com um menu de contexto ( botao direito do rato no desktop), mas este menu permite-te entrar nas opções de config da máquina, do proprio openbox, e podes mudar tudo o que vês. em termos de gestão de ficheiros, recomendaria o thunar, visto que é tão poderoso quanto o nautilus, mas menos pesado..

Cumprimentos, e posta aí as tuas experiências ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mkman

Se ja souberes fazer umas coisinhas no linux pelo terminal, vai pelo ArchLinux, vais tirar muito partido do teu hardware, e ainda absorver muito conhecimento, se não tiverem tanto conhecimento vai pelo CruchBang como o esquiso disso, já vem com quase todo configurado pronto a usar. Se tiveres algumas duvidas dispõe

Boa Sorte :confused:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
turkis

o teu fixo tem hardware que chegue. tenho um ainda mais fraco(celeron a 3000) e o ubuntu 10.04 roda perfeitamente. normalmente não tenho stresses com  ubuntu instalado em máquinas menos recentes, tudo funciona à primeira.

quanto à distro a escolher, depende mesmo do que vais fazer com ele. se queres um que role sem stress, com um bom ambiente gráfico e muitas aplicações disponíveis, escolhe o ubuntu. se queres trabalhar mais a fundo na coisa, então vê outras distros como o Arch Linux.

eu por exemplo para o meu server(PIII a 500Mhz e 128M de ram) uso o ubuntu server 8.04 em modo de texto...chega, sobra e sobeja.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.