Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

danfergo

Criar um sistema de login básico em PHP e MySQL - AJUDA

Mensagens Recomendadas

danfergo

Boas pessoal!

sou novo aqui no forum e desde já queria dizer que este até agora foi o forum que penso que poderá vir a ajudar-me mais. Sou fã de programação, embora muito verdinho ainda ;)

Bem, o que me traz cá é que eu tentei utilizar o tutorial disponibilizado no wiki.portugal-a-programar: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:criar_login_basico e por mais que pense não consigo concluir o tutorial.

Sempre que tento fazer login diz me que os dados n estão correctos.  Tenho a BD mal criada? as linhas mal criadas? é a primeira vez que crio uma base de dados por mim.

Desde já, um grande obrigadão a quem poder ajudar, fica aqui o site onde testo tudo isto:

http://phproject.co.cc/login.php

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Tiveste de alterar o código nalgum sítio (excepto passwords mysql, etc)? Eu consegui por a funcionar conforme lá está.

Como inseriste os utilizadores na base de dados?

EDIT: inseri uma nova secção com introdução de utilizadores, talvez fosse esse o problema, da base de dados não ter utilizadores.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
danfergo

Brutal !!! ;):)

era mesmo isso eu bem estava a ver que era a codificação da password que me estava a dar mal.

PERFEITO agora.

agora queria algumas ajudas para melhorar este sistema e começar a divertir-me com php .

1º, como posso criar uma pagina para criar contas ? ou seja passar o

INSERT INTO users (username,password) VALUES ('administrador', SHA1('password'));

para php (penso)

2º Como posso criar paginas que só sejam visíveis a certos usuários?

Ou por exemplo, a usuarios que tenham um certo valor num campo do perfil, por exemplo:

tipo_de_user: admin

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
danfergo

e ando a ler, manual em pt. mas entretanto quero desenvolver um projecto em paralelo para ir "brincando".

eu consigo perceber todas as linhas de codigo escrever é que nao.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Para iniciar a conexão ao MySQL:

http://pt2.php.net/manual/en/function.mysql-connect.php

Para escolheres a BD:

http://pt2.php.net/manual/en/function.mysql-select-db.php

Para executares a query (inserir):

http://pt2.php.net/manual/en/function.mysql-query.php

Isto é o básico. Já sabes trabalhar com variáveis $_POST e "derivadas"?

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Para concretizares isso do nível de utilizadores, tens de adicionar mais uma coluna na tabela. Para adicionares utilizadores, precisas de um formulário idêntico ao do login, só que em vez de fazer uma query com um SELECT, faz uma query com o INSERT, ou seja, o comando SQL que aí tens.

Mas, recomendo-te a fazer o que o yoda e scorch te disseram, porque saber criar o teu próprio código é importante.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
danfergo

Não não, ainda n sei propriamente nada de concreto de php, o que sei é ler visto que conheço rasuavelmente bem javascript e acho o php bastante parecido dirando a sintaxe e algumas "paravras" que são de interacção com o SQL ou assim! já estou a ler e a tentar criar o meu proprio código, estou a criar uma pagina register.php, em breve mostro-vos os resultados !

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andre025

Obrigado pela resposta rapida.

tenho outro problema

quando faço o login sao-me apresentados estes erros:

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Este anfitrião não é conhecido. in C:\wamp\www\login\processaLogin.php on line 9

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: [2002] php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Este anfitrião não (trying to connect via tcp://hostsql:3306) in C:\wamp\www\login\processaLogin.php on line 9

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Este anfitrião não é conhecido. in C:\wamp\www\login\processaLogin.php on line 9

php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Este anfitrião não é conhecido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Na linha em que tem mysql_connect('hostsql', 'username', 'password') era suposto ter trocado pelas informações para o caso em concreto.

Pareceu-me que usas o Wamp, e se não houve alterações, tens de substituir por:

mysql_connect('localhost', 'root', '')

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andre025

Peço desculpa pela pergunta sei que responderam no post acima mas a mim também me esta aparecer que os dados estão incorrectos.

E não percebi com é que vocês fizeram para resolver esse problema, se me pudessem ajudar agradecia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

Troca isto

mysql_connect('hostsql', 'username', 'password')

por isto

mysql_connect('localhost', 'root', '') 

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Copia o erro, sff, o erro não pode ser excatamente igual, porque o host foi alterado. Certifica-te que o ícone do Wamp está com cor branca, e não vermelha ou amarela.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andre025

Utilizador ou password invalidos. Tente novamente

o erro é este como tinha dito em cima.

Sei que já responderam a uma pergunta parecida mas nao consegui perceber muito bem como conseguiram dar a volta

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Eu acho que tu estás a copiar código e não estás a ler as descrições. Aconselho-te a ler, porque têm informação relevante, incluindo quais as passwords que tens de usar. Criaste a base de dados, e a tabela com pelo menos um utilizador?

Não podes saltar esse passo, verifica se fizeste tudo correctamente:

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:criar_login_basico#base_de_dados

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andre025

é assim eu criei a bd como lá esta.

So mudei o username e a passowod.

O nome da bd é users qual é o nome que dou á tabela?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andre025

consegui resolver o problema

parece que existia um comflito de nomes devo ter-me enganado em algum lado.

Obrigado pela paciencia

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.