Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

zukinha

base de dados offline

Mensagens Recomendadas

zukinha

Boas,

Como aconselharam nu forum a utlizar uma base de dados na catalogo que estou a a fazer em html surgiram-me algumas duvidas.

Estou a fazer um catalogo que irá ter +/- 10.000 artigos nas mais diversas categorias, gostava que tivexem organizados por filtros muito a semelhança da site www.standvirtual.com, para fazer essa mesma base de dados falaram-me no mysql i no xampp mas nao encontro o mysql gratuito e nao consigo perceber nada do xampp.

Alguem me pode dar uma ajudinha?

quais os programas a utilizar e quais a sua funcionalidades?

uma outra pergunta, o vendedores irao andar com este catalogo nos seus portateis sem tarem ligados a net. A base d dados funciona na mesma?

desde ja obrigado..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Se sacares e instalares o XAMPP, ficas com tudo o que precisas. O pacote incluí o servidor MySQL, para a base de dados, o servidor Apache como servidor WEB e PHP para puderes desenvolver o sistema. Só com HTML não será viável. Tens também o phpMyAdmin para gerires a base de dados facilmente, entre outras ferramentas que não deves precisar.

Se instalares isto num portátil, ficas com um sistema servidor completo que pode ser acedido facilmente no computador local sem necessidade de acesso à net.

Instalar o XAMPP é simplesmente seguir os passos do instalador, se leres a documentação que o acompanha está explicado algum processo que seja necessário fazer para configurações posteriores, tais como adicionar passwords, mas a instalação base deixa logo tudo a funcionar e só tens de colocar os ficheiros na pasta htdocs que está dentro da pasta de instalação do XAMPP.

Recomendo que instales e experimentes ver como tudo funciona, e que leias a documentação. Que conhecimentos de bases de dados e de programação em PHP tens?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Desde ja obrigado pela resposta knitter.

tipo, eu irei fazer a base de dados aqui no pc da impresa, depois a ideia é dar a base de dados aos diversos fornecedores para substituir os imensos catalgos com que eles andam no dia a dia, a minha duvida é que eu fass a base de dados aqui no meu pc. Depois ao passar para eles como fasso com o servidor?

Nao tenho muitos conhecimentos, tenho trbalhado tudo a base de codigos sacados na net e edito ao meu gosto mas tudo muito basico. em relação a base de dados sempre percebi um pouco de acess. Mas mesmo so por alto.

Relativamente ao xampp ja o tive instalado mas como sou muito novato axei complicado. nao me consegues arranjar um tuturial?

obrigado mais um vez.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Não conheço tutorial nenhum além da documentação que está no site. O XAMPP não é mais que uma colecção de software configurado especificamente para ser usado localmente com objectivo de desenvolver. É usado quando queremos ter um ambiente de desenvolvimento para fazer os nosso sites ou outros sistemas e é uma forma simples e rápida de instalar uma data de software e de o colocar todo a funcionar.

A única coisa que é necessário saber sobre o XAMPP, especificamente, é usar a opção para iniciar e parar os serviços, que se não me engano é o ícone que aparece na área de notificações do windows, junto ao relógio.

Vais é precisar de saber trabalhar com os softwares que isso trás. MySQL não é MS Access, não há editores gráficos, sistemas para criar consultas nem nada que se pareça, é um servidor de bases de dados e neste caso tens o phpMyAdmin para o gerir com maior facilidade, mas não deixa de ser um sistema para gerir o servidor.

Depois vais precisar de saber programar em PHP para fazeres o que colocaste como exemplo, bem como de mexer com HTML, neste caso talvez não fosse má ideia arranjares um template gratuito que já tenha o que precisas e só tens de desenvolver a aplicação PHP.

Se tens o XAMPP com os serviços a correr, podes aceder a http://localhost/phpmyadmin'>http://localhost/phpmyadmin para teres acesso ao phpmyadmin, e se acederes a apenas http://localhost/ terás acesso a site por omissão que vem com o XAMPP.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

obrigado mais uma vez knitter.

Ja estou a dar os primeiros passos no xampp. tipo a vasculhar o local host... agr entendo porque é que isto nao funcionava... nao passava do xampp control painel... LooOL

Acho que isto irá ser uma longa viagem, muita frustração, i muitas dores de cabeça. Mas nada se faz sem esforço. ne?

Eu aqui no catalogo estou a fazer as coisas por dois lados. Um é uma pesquisa por marca... Onde eu tenho um top down feito com codigos html que tem um top down com as marcas. simplicaficando. marcas de carro. seleccionas a marca audi. depois ira te abrir uma nova pag que é a principal da marca ond se selecciona o modelo desejado escolhe-se por exemplo A4 e depois ira abrir outra pag ond ser encontra todas as versoes desse modelo. esta parte esta simples. i funciona tudo por hiperligações.. Entendes?

Sok o meu boss quer tambem uma pesquisa por modelos... Por exemplo todos os carros com motores 2.0tdi ate 150cv. Aqui é que isto se complica da i a base de dados. Exist alguma alternativa que simplifik o meu trabalho?

Obrigado mais uma vez

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Esse tipo de pesquisas é uma simples query na BD, não estou a ver o que possa simplificar o trabalho tendo em conta que é, já por sim, algo simples. Mas claro, vais precisar de saber SQL para o fazer. Não estou a ver outra forma de fazer isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

eu sei que nao é dificil basta fazer um query. isso e implementar depois em html é simples

Mas é que o meu problema deriva de muitas outras coisas... como por exemplo... como devo extruturar as tabelas, no sentido de quantas tabelas preciso? como devo organizalas? Como fazer ligações entre elas? isto é que torna o trabalho dificil. é que ligar o campo A ao campo B nao é o mesmo que ligar o B ao A. LooOL

utilizando o acess nao seria mais facil? ou ate mesmo o excel? eu sei que estou a fujir um pouco ao assunto do topico.

Mas estou a tentar arranjar alternativa. sok ainda estou limitado nisto.

obrigado pela paciencia k tens tido cmg..

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Com Access o Excel até podias conseguir guardar os dados, se trabalhares melhor com eles, mas nesse caso não ias conseguir ligar ao site. Se queres usar MS Access não usas versão WEB, a não ser que te queiras meter com ASP e .Net, se usas Excel, não tens forma de ligar isso aos ficheiros que constituem o site. Além disso, estarias a ir por opções que simplesmente não se enquadram no que pretendes, ias ter ainda mais barreiras.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Pois, tens razao. So falei no excel porque foi onde fiz as tabelas, gravei em htm depois abri a pag tirei o cod fonte passei para o php editor, editei a minha maneira no sentido de colocar um titulo e configurar para aparecer ao centro da pag e voltei a grvar em htm.

As vezes podia aver uma maneira de colocar o query para ligar a tabela. Umas das ideias que tb ja tive foi tambem no excel que foi em criar uma hiperligação na pag htm para o ficheiro do excel ond estao as tabelas que vai fazer uma especie de download depois com as tabelas abertas em excel é so fazer ctrl+t e ctrl+l para fazer a pesquisa.

Mas pronto isto foram so ideias que em ultimo recurso terao que ser aplicadas.

nao tens assim nenhuma ideia que me possa ajudar?

nao percebi aquilo que falast do acess em relação a web. Ond ek posso alterar isso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Boas,

ja estive a dar uns passos no xampp, mas nem tudo correu como esperava.. ja sei utilizar o localhost. Eu tinha as paginas criadas em html ao passar para la as hiperligações nao funcionam, ja verifikei se elas estao correctas i de facto estao.

eu acho que o problema é que elas estao gravadas no directoria C: e a pag principal esta no servidor do xamp. como posso alterar isso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Nenhum dos links pode ser absoluto. Os links não devem referenciar nada que seja dependente de uma localização específica, devem todos depender do URL que está a ser usado ou ser relativos ao local onde os ficheiros HTML estão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Pois de facto assim fika o link muit mais curto.

Mas fikei sem perceber uma coisa. Tipo assim ja nao estou a indicar o caminho... limitome so a colocar o nome do ficheiro e a sua extenção. no meu caso ficou so "menu principal.htm". ja nao tive de estar a colocar como antigamente "C:\Documents and Settings\Utilizador\Os meus documentos\menu principal.htm".

mas isto de colocar so o nome e a extenção so funciona se o ficheiro estiver na directoria  " http://localhost" ne?

brigado mais uma vez... =D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Boas,

Ja consegui dar uns passos no xampp... :)

Ja criei a base de dados e ja criei a tabela. Mas agr a pergunta é:

Como coloco isto numa pag html?

Tipo eu tenho o menu principal onde queria colocar um query (axx que é assim que se xama). ond escrevia por exemplo "Audi" e depois afrente aparecia uma outra caixa de testo ond escrevia por exemplo "A4". e depois iame passar para outra pag ond me iria mostrar a lista com todos os audis a4. Entendes a ideia?

obrigado por tudo ate agr. =D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Em HTML só, não colocas. Precisas programar um script PHP para aceder à base de dados e executar a query, processar o resultado e gerar o HTML que vai ser apresentado. Tutoriais para isso não faltam, tanto aqui na secção de tutoriais ou na wiki do P@P.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

Eu ja estive la a dar uma olhadela... =D

Mas eu ja tenho a pag em html feita. Ond esta o menu principal. e queria incorporar la essa query. fasso a programação em php e depois copio o cod para la?

Obrigado mais uma vez

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

HTML não é uma linguagem de programação, não te permite fazer queries nem nada que se pareça. O que tens de fazer é refazer tudo em PHP, ou pelo menos a parte que precisa de aceder à base de dados. Cada vez que a página for lida, o PHP terá de ser executado e terá de criar os menus, obter os dados, apresentar os dados ao utilizador gerando o HTML com a estrutura que pretendes. Vai ler um tutorial :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

boas, tive a dar uma olhadela nos tutoriais aki do site mas nao encontro nenhum que me possa ajudar... =(

Nao quero abusar mas nao podes colocar aki uns links?

Se podexes fikaria muito grato...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zukinha

boas,

ja consegui criar a base de dados com a query... =D

mas... Tou com outro problema, como o knitter me aconselhou passei a pag de html para php e coloquei nu localhost.

nao sei se fix correcto:

peguei no codigo fonte da pag que estava em html e passei para o CONTEXT no qual gravei em php, de seguida colokei no localhost, depois fui ao ficheiro ond fix a query e copiei para dentro do ficheiro php (que antes era html) e add o ficheiro connect.php na mesma pasta mas num outro ficheiro e de facto fikou la. sok quando vou fazer a pesqueisa dixme que o objecto nao foi encontrado.

O que fix de errado?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.