Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

F_Correia

Consultas sem refresh

Mensagens Recomendadas

F_Correia

Eu gostava que alguem me explica-se como fazer consultas sem fazer um refresh , vou vos mostrar um print com o que quero, ver se alguem me consegue ensinar a fazer.

166lq85.jpg

As consultas são feitas em PHP, ou seja, carrego a combobox, depois no onchange (Quando escolhem um servidor) vai me fazer 2 consultas em php para me encontrar o fornecedor do servidor ou seja o dono e devolver-me ao lado onde diz Fornecedor.

Já me deram 1 exemplo, mas esse exemplo não envolvia nada de php nem de consultas. dai eu tar a nora, php ainda percebo alguma coisa, agora javascript/jquery é praticamente 0.

Porque havia eu se assinar ? A minha mãe diz que é perigoso ter as nossas assinaturas na net ! :S

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Falaste em jQuery, será uma boa opção para o que pretendes fazer.

Este tipo de interacção é comum ser feito com AJAX, se usares uma biblioteca que facilite o desenvolvimento de aplicações AJAX, como o jQuery, tens metade do trabalho feito. O que precisas fazer é a parte do lado do servidor.

Tentando dar um exemplo de como podias fazer a pesquisa que tens na imagem:

function pesquisa(check, combo) {
var tipo = //... encontrar o tipo de produto...    
$.ajax({
        type: "GET",
        url: <url para ficheiro PHP que irá tratar o pedido>, 
       data: ({tipoProduto : tipo, servidor: combo.value}),
        dataType: "json",
        success: function(obj) {
            //preencher o campo correcto com o valor devolvido
            }
        }
    });
}

Do lado do PHP terias de tratar o pedido feito fazendo a pesquisa e devolvendo, no caso do exemplo, dados no formato JSON.

Se vires a documentação do jQuery tens imensos exemplos fáceis de seguir sobre como fazer pedidos AJAX, e se os pedidos forem simples, podes ser coisa para uma linha de código. Eu compliquei um pouco no exemplo porque tirei parte de um pedido em que estava a trabalhar e modifiquei e no meu caso era mais complexo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

data: ({tipoProduto :  tipo, servidor: combo.value}),

aqui são os valores que quero enviar para lá ? ou são os valores que quero receber ?

//preencher o campo correcto com o valor devolvido

qual é o codigo para preencher uma caixa de texto com o valor ? que nos vai devolver ? Alias eu nem vou a ver qual é o código que vai devolver o valor que quero

Porque havia eu se assinar ? A minha mãe diz que é perigoso ter as nossas assinaturas na net ! :S

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

No campo "data" vão os valores que queres enviar para o script. Neste caso como indiquei que ia usar GET, o jQuery vai transformar isso em qualquer coisa do estilo <url>?tipo=<tipoProduto>&servidor=<servidor>. No script tens acesso a estes dados através da variável $_GET, como em qualquer outro pedido GET.

Os dados devolvidos são os que tu colocares no script. Por exemplo, no meu caso o script desse pedido, no fim de processar vários dados faz apenas:

//....
    if(...) {
        echo "{'existe': 1}";
        return;
    }

echo "{'existe': 0}";
}

Dentro do bloco "sucess" eu tenho acesso a um objecto JSON que tem a variável "existe" e com essa faço outros tratamento, essa é a resposta que chega o jQuery em caso de sucesso, que no exemplo acima é sempre.

Para preencheres um campo depende do que tens. Podes usar jQuery e aceder através do id do elemento ou através dos método base do javascript, por exemplo

//Com jQuery, pode ser diferente dependendo do objectivo e sintaxe usada
$('#<id>')[0].value = <novo valor>
//sem jQuery
document.getElementById(<id do elemento).value = <novo valor>

Nota que sempre que uso os caracteres < e > é porque é algo que tens de substituir por um valor que faça sentido no teu caso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

<script type="text/javascript" language="javascript">
function  pesquisa(idservidor) {
var id = $("#idservidor").val();   
$.ajax({
        url: jsfornecedor.php,
       data: ({idservidor : id, nomefornecedor: nome),
         $('#message')[0].value = nomefornecedor
            }
        }
    });
}
</script>

Vai ser algo como isto ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Duas coisas que acho que estão mal Não está a usar o valor devolvido pelo script. Os valores devolvidos pelo script, se usares JSON, vêm na variável obj que é passada para dentro da função executada em caso de sucesso.

É essa variável que tens de usar, ou as variáveis que forem passadas aí, e tem de ser de acordo com o que devolves do lado do PHP. Portanto passarias $('#message')[0].value = nomefornecedor a algo como $('#message')[0].value = obj.nomefornecedor.

E como estamos à procura do nome do fornecedor não podes passar isso para o script, afinal é isso que queres que seja procurado pelo PHP e que seja devolvido, portanto nos dados passados não vejo porque é que estás a passar o nomefornecedor.

Olhando para a imagem, o nome do fornecedor é determinado de acordo com o tipo de produto e com o servidor, por isso o que tens de passar para o PHP são esses dois valores, que depois são usados para fazer a pesquisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

Tens aqui um resumo dos 2 files

jsfornecedor.php

<?
$id=$_GET['idservidor'];
$resultado=mysql_query("Select * from servidores where idservidor='$id'");
$linhas=mysql_fetch_row($resultado);
$pesquisa=$linhas[7];
$resultadox=mysql_query("Select * from fornecedores where idfornecedor='$pesquisa'");
$linha=mysql_fetch_row($resultadox);
$nome=$linhas[3];
?>

registo.php

<script type="text/javascript" language="javascript">
$.ajax({
       data: ({idservidor : id, nomefornecedor: nome),
         $('#message')[0].value = nomefornecedor
            }
        }
    });
}
</script>

Furmulario da mesma página

<select name="idservidor" id="idservidor" onChange="pesquisa()"></select>
<label>Fornecedor:</label><input type="text" id="message" />

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

$.ajax({
        data: ({idservidor : id}),
            $('#message')[0].value = obj.nome
        }
    });
}

No fim do PHP tens de devolver o valor que encontraste.

echo "{'nome': '$nome'}";

Acho que não me enganei em nada. Mas é uma questão de ires fazendo as coisas por passos, no PHP podes começar por simplesmente mostrar os dados do pedido, e no javascript ir vendo como é que a execução é feita, recomendo que tenhas o Firebug instalado no Firefox para veres algum erro de javascript que surja.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

já não está a dar erros, mas a uma coisa que me está a fazer confusão e dai ele não me estar apresentar os resultados

$('#message')[0].value = obj.nome

Se o obj.nome vai ser o message ou seja o objecto que quero que fique com  o value do outro lado vai ser o nome ?

$('#nome')[0].value = obj.nome

assim ?

PS: ele não entra na função .. não sei o porque

Abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

esse é o 2º problema, mas o 1º é como fazer que ele entre dentro de        success: function(obj) {

para que entam agarre o valor do outro lado (o nome) e entam coloque na textfield que tá para receber o nome do fornecedor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Isso seria $("#message").val(obj.nome) em jquery.

São alternativas, uma ou outra fazem o mesmo.

No fim do pedido ter terminado a função definida para a acção de sucesso é sempre invocada. Desde que devolvas um valor do lado do PHP essa função é sempre executada. Coloca, por exemplo, um alert(obj) dentro da função de sucesso e vê o que é que ele está a mostrar ou se está a mostrar alguma coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

alert(obj);

}

não acontece nada, simplesmente 0, nem a alert aparece  :thumbsup:

Abraços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia
<?

$id=$_GET['idservidor'];
$resultado=mysql_query("Select * from servidores where idservidor='$id'");
$linhas=mysql_fetch_row($resultado);
$pesquisa=$linhas[7];
$resultadox=mysql_query("Select * from fornecedores where idfornecedor='$pesquisa'");
$linha=mysql_fetch_row($resultadox);
$nome=$linhas[3];
echo "{'nome': '$nome'}";

?>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
F_Correia

alguém me ajuda ? :S

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.