Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

duduml

Filosofia das cores!

Mensagens Recomendadas

duduml

Pessoal, desculpem o tópico, mas como vocês são experientes e tudo mais no que toca às aplicações, achei que este tópico teria legitimidade suficiente para aqui estar!

Bem, como o próprio assunto indica, a minha questão é sobre cores...

Para mim, a parte de design num projecto, é sempre a mais complicada!!!  🤔

Nunca sei que cores escolher atendendo ao tipo de aplicação, nem se quer que cores combinar, digamos que não tenho jeito nem paciência!

Assim, gostaria que dessem as vossas opiniões/sugestões e ajudas...

Se me puderem, disponibilizar sites (é que para buscas a minha net esta uma  😡 ) , agradeço :thumbsup: Já estou desde o inicio da tarde nisto, e não encontrei nada...  :wallbash:

Cumprimentos,

Eduardo Silva.

"use windows, você merece!"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Existe muita teoria em torno da aplicação de cores, principalmente em relação a aplicações WEB. Muita da literatura que se encontra actualmente está algo desactualizada ou feita para uma altura em que os limites computacionais implicavam escolhas mais limitas, por exemplo as 256 cores, ou a falta de transparências. De qualquer modo, o google dá-te uma panóplia bastante grande com informação.

Mas pondo de parte a teoria, quando desenvolves um projecto estás preso a algo que já existe. Embora possas estar a desenvolver coisas novas, se estiveres a desenvolver um site para uma empresa é comum e importante, que as cores que usas sejam as mesmas, ou em tonalidades próximas, das cores do logótipo da empresa ou das cores do produto. Portanto tens sempre uma base com a qual podes e deves trabalhar, independentemente do quão imaginativo possas ou não ser, as cores do produto ou da empresa serão sempre um ponto de partida para qualquer design que venhas a fazer.

No caso de aplicações para desktop, tanto a Miscrosoft como a Apple têm guias sobre como desenvolver o aspecto gráfico de aplicações para os seus sistemas operativos, podes procurar por "apple aqua guidelines" por exemplo. Em sistemas GNU Linux só conheço as linhas orientadores do Gnome, não sei se os restantes ambientes gráficos têm.

Como vês, terás sempre algo no qual te podes basear ou que pode guiar o desenvolvimento de aplicações, quer web quer para desktop, para que não tenhas de tentar criar sem qualquer orientação.

Se procurares no google por "color theory" encontras bons resultados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
duduml

A aplicação é para a MotoMeter, aliás, que agora passará a chamar-se BlauPunckt...

É um software de registo de referencias lançadas....para depois consultar e tudo mais...é uma coisa simples...

Tendo em conta a questão das cores da empresa, terei de falar com os chefes, pois MotoMeter é vermelho, e BlauPunkct é azul...

Independentemente, da cor base escolhida, a minha dificuldade é mesmo combinar cores...:P

De qualquer forma, obrigado pessoal!=D

Vou fazer mais umas pesquisas, mas é sempre bom ter opiniões tão bem formadas...:thumbsup: e dicas!

CUMPS

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PCerqueira

Eu vou-te dar a minha opinião:

Eu sou a favor dos designs claros, que sejam soft.

Quando digo soft, refiro-me a efeitos que tornem a imagem suave, um exemplo assim que me vem à cabeça são os wallpapers do se7en; Obviamente não estou a dizer para usares wallpapers de se7en, até porque para além do 'plágio' ficaria mal.

Tenta coisas muito leves, que tenham de certa forma 'padrões', ou seja, que se possa expandir ou redimensionar para quaisquer dimensões, e não perca o seu 'poder'.

Espero que tenhas percebido, e que tenhas ajudado também :thumbsup:

PS: Quanto às cores do logótipo, não concordo que devas usar as cores da empresa, poderás sim, usar EFEITOS em certos objectos com as cores da empresa, mas claro, é só a minha opinião :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Eu também gosto de designs claros, e boa utilização de contrastes. Costumo usar um website para me gerar paletes de cores baseadas em certos critérios:

http://colorschemedesigner.com/

Tem em atenção que para além de ficar bonito, tens de ter um conta uma boa utilização das cores e os seus significados, ou seja, os seus significados culturais.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Scorpion_Blood

normalmente o que é mais comum ver é as cores basearem-se muito nas cores do logotipo/tema, trata-se de branding, se pensares na coca-cola pensas logo em vermelho, tal como a mc donalds vermelho/amarelo etc etc.

se precisas de te baseares em cores podes sempre usar o KULER http://kuler.adobe.com, ou o site que o softclean deu, andares por este site: http://www.colourlovers.com/ e até mesmo alguns artigos, uma simples pesquisa apareceu isto http://www.smashingmagazine.com/2009/01/28/colors-in-corporate-branding-and-design/

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
duduml

Desculpem responder tanto tempo depois, mas estou de olho nos post... :D

Grato pela atenção, ajuda/dicas, opiniões...

Obrigado a todos  :D             :thumbsup:

CUMPS

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.