Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Trocaqui | Não compre, troque aqui.

Mensagens Recomendadas

M6

[table]

trocaqui_photo.jpg

[/td][td]

Projecto: Trocaqui | Não compre, troque aqui.

Link: http://www.trocaqui.net/ ou http://www.trocaqui.com/

Filosofia: Promover a troca directa entre pessoas de forma gratuita.

Tecnologia: Drupal costumizado, PHP, MySQL.

Autor: Fernando Martins, Hexónio

[/td]

[/table]

Descrição do Projecto:

O Trocaqui é um serviço de troca directa de objectos, produtos e serviços.

O lema é simples "não compre, troque aqui", e o objectivo é trocar tudo directamente com qualquer pessoa de forma fácil e gratuita, sem comissões, sem leilões, sem complicações.

• Fazes colecção de Gormitis, moedas ou selos? Aqui os coleccionadores têm um local propício às suas trocas.
  • Queres trocar a tua PS2 por uma bicicleta de montanha? Aqui podes fazê-lo.
  • Gostavas de trocar os teus jogos de vídeo por um telemóvel? Basta dizeres o que tens para oferecer e os itens que te interessam.

Actualização 09/01/2011:

Agora com sistema de notificações baseado no cruzamento dos interesses dos utilizadores com as ofertas disponíveis.

Actualização 19/03/2011:

Agora com sistema de notificações de respostas a ofertas.

Actualização 17/06/2011:

Após a correcção de um erro, que podem ler aqui, o serviço foi actualizado e volta a estar disponível.

Actualização 19/07/2011:

Agora com interface para dispositivos móveis.

Atualização 08/02/2012

Nova área de trocas adicionada: Serviços Pessoais.

Atualização 24/10/2013

Sistema atualizado para Drupal 7.

Novo design.

Fernando Martins

Editado por M6

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Adoro este tipo de iniciativa.

Infelizmente num país com alguma aversão à mudança ou  mesmo à tecnologia como é Portugal este tipo de coisas chega sempre com anos de atraso em relação a outros países tipo Estados Unidos, Alemanha, etc. Mas hey, vamos mudando isso como se pode ver :D

Boa onda suportarem openId.

Ainda não é tem é conteudo :thumbsup:

Uma sugestão: facilitar tambem a oferta de coisas. Há muitas pessoas que gostavam de se ver livres de coisas mas não estão à espera de receber nada em troca dado o baixo valor delas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não tem conteúdo porque lancei isso hoje! :thumbsup:

Quanto à oferta de algo sem receber nada em troca, quando colocas uma oferta podes referir que não queres nada em troca.

Mas se tens algo para doar, talvez seja melhor oferecer isso a uma instituição (se lhes for útil, claro).

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Este projecto está numa secção que me parece errada.

O projecto não é de software proprietário. O software em causa é privado (pelo menos não parece estar a ser distribuído) e como tal aqueles que correm o software em causa no servidor, têm as quatro liberdades da definição de Software Livre e como tal é Software Livre, aos outros não é distribuído o software, só lhe acedem remotamente como um serviço.

A ideia do projecto parece-me bastante interessante, mas ainda não tive tempo para a analisar em detalhe, nem ao site, por isso vou comentar isso mais tarde (caso o faça).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Este projecto está numa secção que me parece errada.

O projecto não é de software proprietário. O software em causa é privado (pelo menos não parece estar a ser distribuído) e como tal aqueles que correm o software em causa no servidor, têm as quatro liberdades da definição de Software Livre e como tal é Software Livre, aos outros não é distribuído o software, só lhe acedem remotamente como um serviço.

Eu tive essa dúvida inicialmente, mas dado que o projecto no seu todo inclui sw proprietário (nada têm a ver com o Drupal e afins) creio que esta é esta a secção certa.

A ideia do projecto parece-me bastante interessante, mas ainda não tive tempo para a analisar em detalhe, nem ao site, por isso vou comentar isso mais tarde (caso o faça).

Todas as opiniões são bem vindas. :thumbsup:

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Eu tive essa dúvida inicialmente, mas dado que o projecto no seu todo inclui sw proprietário (nada têm a ver com o Drupal e afins) creio que esta é esta a secção certa.

MAs também parece ter muito mais Software Livre, e o simples facto de ele ser privado faz com que o  código que tu fizeste (e é desse que falamos e não das suas dependências), seja Software Livre.

Quanto aos comentários à ideia e ao site, vão ter que ficar para o fim-de-semana ou depois porque tou com bastante que fazer e não tenho tempo para nada minimamente sério. E faço a mim mesmo sempre a exigência que por mais pequena e/ou resumida seja uma opinião, ou uma análise, ela tem que ser séria. Mas o conceito geral agrada-me à primeira vista.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

MAs também parece ter muito mais Software Livre, e o simples facto de ele ser privado faz com que o  código que tu fizeste (e é desse que falamos e não das suas dependências), seja Software Livre.

Parece porque essa é a parte mais visível do projecto.

Além disso o código é de um sistema satélite/auxiliar que não herda/usa nada de software livre. Tem, obviamente, um ponto em comum, os dados.

Quanto aos comentários à ideia e ao site, vão ter que ficar para o fim-de-semana ou depois porque tou com bastante que fazer e não tenho tempo para nada minimamente sério. E faço a mim mesmo sempre a exigência que por mais pequena e/ou resumida seja uma opinião, ou uma análise, ela tem que ser séria. Mas o conceito geral agrada-me à primeira vista.

Ok, fico à espera. Até lá, "dá-lhe de força" :thumbsup:

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não analisei o projecto a fundo, mas um sistema de tags não seria mais adequado do que secções?

É uma sugestão interessante e não me tinha lembrado disso...

Também não te sei responder se seria melhor ou não, só fazendo alguns testes para ver a receptividade dos utilizadores.

Pode ser que numa versão futura a coisa venha a ser diferente.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

É uma sugestão interessante e não me tinha lembrado disso...

Também não te sei responder se seria melhor ou não, só fazendo alguns testes para ver a receptividade dos utilizadores.

Pode ser que numa versão futura a coisa venha a ser diferente.

Há coisas que não teem uma categoria específica :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

É verdade. Por isso há uma categoria "outros" para meter lá essas coisas.

Se se justificar, posso criar novas categorias.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Ou as duas coisas :)

Eu não abdicaria da estrutura de categorias. É importante para utilizadores menos tech-savy se orientarem no site.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
Tens também a benéfice das tags em relação à pesquisa

Se as coisas estiverem tão bem escritas como nessas frase, então duvido que alguém encontre alguma coisa...

O BENEFICIO

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
fLaSh_PT

Projecto muito interessante, que requer bastante tempo e monitorização..

Força nisso :)

Making the impossible possible and pwing the world on db at a time.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Acho que também poderia ser interessante uma área em que as pessoas pudessem colocar o que estão à procura. Na página de apresentação dos produtos, também podia ser possível dizer qual o objecto que as pessoas procuram para trocar pelo seu.

NOTA: não estou registado no website, por isso apenas tenho vista de visitante.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Acho que também poderia ser interessante uma área em que as pessoas pudessem colocar o que estão à procura. Na página de apresentação dos produtos, também podia ser possível dizer qual o objecto que as pessoas procuram para trocar pelo seu.

Isso já está contemplado na área de cada utilizador.

Entendi que ter tópicos de oferta e de procura não faz muito sentido, até porque ia criar confusão sobre se era uma oferta ou uma procura.

E dado que essa informação é pessoal, quando te registas tens a hipótese de dizer o que te interessa por secção. E tens ainda (como complemento ou opção às secções) uma caixa de texto livre para referir quais os teus interesses.

Há um texto explicativo de ajuda no preenchimento de cada uma dessas coisas.

Quando vês algo que te interessa, basta clicares no link do utilizador que colocou a oferta e ver quais são os seus interesses.

NOTA: não estou registado no website, por isso apenas tenho vista de visitante.

Se te registares vês o que referi.

Além disso, na página de entrada está explicado como a coisa funciona em três simples passos, dividido em "colocar uma oferta" e "responder a uma oferta".

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Eu depois de responder lembrei-me que quem procura, em principio também teria algo para trocar, por isso nem faria sentido, poderia simplesmente anunciar o que tem para a troca.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quadrado

Muito bem, adorei. Eu comecei a fazer as mais variadas colecções desde que era pequeno assim até pode ser que consiga trocar algumas coisas e completar colecções... :D

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Quando lancei o serviço, entenda-se quando fiz spam ao pessoal da minha lista de contactos :D , tive umas quantas perguntas sobre o Drupal.

Resolvi assim escrever sobre a minha escolha do Drupal, em particular em detrimento do Joomla!: Drupal vs Joomla!

O artigo descreve ainda de forma simples a evolução do Trocaqui, serve para os curiosos ficarem saber como correu a coisa.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Finalmente consegui algum tempo para incluir o sistema de notificações.

Esta funcionalidade era a última coisa que faltava na minha ideia original da v1 e entrou agora mesmo em produção.

Quem está registado no site que tenha em atenção que o mail poderá ir parar ao spam. Ainda não tenho a mensagem totalmente afinada para passar pelos spam filters.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Muito bem, adorei. Eu comecei a fazer as mais variadas colecções desde que era pequeno assim até pode ser que consiga trocar algumas coisas e completar colecções... :thumbsup:

Ainda me falta o Gomes na colecção de 85... Tens?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

M6, gostei da ideia, boa iniciativa. Contudo, um pequeno reparo: A div da Pesquisa (no index) está..horrorosa :thumbsup:

Aquele cinzento com verde... :thumbsup:

De resto, nada apontar, parabéns!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.