Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

IceBrain

Discussão: fórum em árvore

Mensagens Recomendadas

IceBrain

Boas!

Visto que as "redes sociais" que mais frequento ainda são fóruns, e actualmente mantenho um, gostava de saber a vossa opinião quanto ao sistema de fóruns em árvore, ou seja, em que as respostas não são simplesmente uma lista consecutivas, mas ficam "agregadas" ao post a que se está a responder.

O único que frequento que segue este modelo é o Slashdot:

slashdot_branching.png

Mas este é bastante específico. A minha questão é, alguém frequenta (ou gere) um fórum generalista com este modelo? Acham que funciona melhor ou pior?

As vantagens que vejo é ser mais fácil seguir um assunto específico, sem ter que andar a saltar posts não relacionados. Por outro lado, é mais difícil chegar ao tópico e ver os novos posts, visto que em vez de ficarem todos seguidos ao último lido, ficam espalhados pelo tópico.

Opiniões?

PS: isto não é bem sobre "desenvolvimento", mas também não é sobre "design" (porque no P@P refere-se ao gráfico, right?). É mais sobre uma concepção anterior. Se não ficar bem aqui podem mover o tópico, sff?

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

PS: isto não é bem sobre "desenvolvimento", mas também não é sobre "design" (porque no P@P refere-se ao gráfico, right?).

É design, mais especificamente usabilidade.

Mas este é bastante específico. A minha questão é, alguém frequenta (ou gere) um fórum generalista com este modelo? Acham que funciona melhor ou pior?

Frequentei durante muito tempo o cidadela.org (RIP) no qual até fui moderador, frequentei durante muito tempo o Gildot (RIP) que era baseado em slashcode, e frequento o próprio Slashdot e frequentei outros ainda.

O modelo em arvore tem vantagens:

* é mais fácil só leres o que queres;

* as conversas ficam mais organizadas;

mas também tem desvantagens:

* é mais difícil/dá mais trabalho ler a thread toda;

* há um limite criado pelo tamanho do ecrã, que faz com que possas não ver todos os posts/todos os ramos;

Na minha opinião o ideal é o utilizador poder alternar o tipo de vista entre um modelo como o utilizado neste fórum e um modelo em árvore. Assim a cada momento o utilizador pode fazer o que preferir.

Na cidadela.org, acho que se chegou a fazer uma experiência com um modelo hibrido (ou só discutimos isso?), mas já lá vão tantos anos, que eu não me recordo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.