Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

RicardoGaio

Duvida com Insert usando DataSet's

Mensagens Recomendadas

RicardoGaio

Viva!

A minha duvida prende-se com a manipulação de dados da BD. Usando os insert, delete, select, update na página .aspx.vb até me estou a desenrascar, mas gostava de saber fazer isso usando datasets, o que não me estou a entender nada!  :wallbash:

Se calhar até é a coisa mais fácil do mundo, mas como me estou a iniciar em aspx, não estou a conseguir lá chegar...

Tenho o ficheiro insere.xsd, o insere.aspx e o insere.aspx.vb.

Para não complicar muito "a coisa", estou a usar uma tabela com 2 campos, ID (autonumber) e Nome...

No aspx tenho isto (apenas uma txtbox e um botão):

<%@ Page Language="VB" AutoEventWireup="false" CodeFile="insere.aspx.vb" Inherits="Teste_DataSet" %>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head runat="server">
    <title></title>
</head>
<body>
    <form id="form1" runat="server">
    <div>
         <asp:TextBox ID="txtNome" runat="server"></asp:TextBox>
        <asp:Button ID="btnInserir" runat="server" Text="Inserir" />
    </div>
    </form>
</body>
</html>

No ficheiro xsd tenho isto uGr_0.jpg

Qual a melhor forma de fazer as manipulações na BD através do dataset? Literatura e exemplos serão bem vindos.

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulo silva

Bom dia Ricardo,

Mas se estas a conseguir actualizar, inserir e apagar o porque de queres usar dataset?

Na programação existe "N" formas de chegar ao seu fim,

Mas também podes manipular o dataset na pagina.aspx.vb.

Se fizeres uma pesquisa "Inserir com dataset" ou algo do genero facilmente encontras a solução.

Como não tenho custume de o fazer não sei bem como é, mas se tiveres duvidas diz que rapidamente procuro uma solução ao teu problema.

Cumprimentos Paulo Silva

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoGaio

Obrigado Paulo,

Estou a tentar usar datasets, porque um amigo meu me disse que era mais fácil e menos trabalhoso...

Já pesquisei N coisas sobre datasets (numa dessas pesquisas vim dar ao P@P  :thumbsup: ), mas não consigo achar nada de jeito. Pelo menos é a sensação que tenho, sensação essa que também se pode dever à minha ignorância sobre o assunto...

Aparentemente já tenho o .xsd operacional, as minhas duvidas prendem-se com o "fazer" o .aspx.vb de acordo com o que pretendo, com a manipulação do que está no .xsd...

Daí se alguém tiver um exemplo bem simples para entender, agradeço.

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoGaio

Obrigado Paulo!

Era mesmo esse link que o meu amigo me queria passar para poder estudar, mas que ele não estava a encontrar!  :thumbsup:

Já vou dar uma olhada para aprender como se faz o que pretendo com os datasets.  :wallbash:

Thanks  :P :P

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulo silva

Depois posta aqui a solução se encontrada, para o resto da comunidade com as mesmas duvidas.

Cumprimentos Paulo Silva

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoGaio

Claro que sim! Amanhã, em principio, não terei muito tempo, mas assim que tenha, estou a pensar fazer um pequeno how-to, muito básico para ajudar outros iniciantes, que tal como eu, tenham duvidas!  :P :thumbsup:

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoGaio

Viva!

Apesar de não ser tutorial, é um exemplo completo, funcional e muito simplificado de insert e select numa BD usando datasets.

Pelo menos já dá para ir testando o código e aprendendo alguma coisa enquanto não faço o tutorial...  😳 :cheesygrin:

Esta é uma maneira de fazer o pretendido, pode não ser a melhor nem a mais correcta. Isso fica ao critério de cada um.

Espero que seja útil e que ajude outros, que, tal como eu, sintam necessidade de um exemplo muito simplificado para compreender como funciona.

Dowload: http://rghost.net/1506690

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulo silva

Boas Ricardo,

É sempre importante é deixar as sugestões, por aqui ajudamos a dar as luzes não fazemos o trabalho a ninguém.

O intuito é trabalhar a mente com pequenas luzes e assim desenvolver as capacidades.

Cumprimentos Paulo Silva

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoGaio

Boas!

Como o prometido é devido...

Aqui está um pequeno how-to para usar datasets. Junto está o código fonte completo e que foi usado para a construção do how-to.

Esta é uma maneira de fazer o pretendido, pode não ser a melhor nem a mais correcta. Isso fica ao critério de cada um.

Espero que seja útil e que ajude outros, que, tal como eu, sintam necessidade de um exemplo muito simplificado para compreender como funciona.

Espero, também, que o how-to esteja minimamente entendível...  :) Sugestões e criticas de melhoramento serão bem vindas... :cheesygrin:

http://rghost.net/1527143

Um abraço, Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.