Rui Carlos Posted July 7, 2006 at 05:29 PM Report Share #36865 Posted July 7, 2006 at 05:29 PM Os pacotes RPM's permitem instalar facilmente programas em determinadas distribuições Linux (baseadas no RedHat). Apesar de hoje em dia se usarem cada vez menos, são sobretudo úteis para quem não tem net em Linux. Neste texto vou indicar como manipular estes pacotes (através do gestor de pacotes rpm). As principais operações que podem ser executadas são: - instalação de pacotes; - remoção de pacotes; - actualização de pacotes; - consultas. Instalação $ rpm -i <pacote> Em vez de '-i' podemos usar '-ivh', que permite um melhor acompanhamente do processo de instalação. Eventualmente poderão faltar dependências. Nesse caso devemos instalar primeiro as dependências e depois voltar a tentar a instalação deste pacote. Mas se quisermos instalar um pacote, mesmo sem as dependências, podemos usar a opção '--nodeps'. Este opção é útil quando temos dependências "cíclicas" (um pacote X precisa do Y e vice-versa), apesar de poder parecer estranho, já me aconteceu uma vez. Se o pacote já estiver instalado será mostrada um mensagem a indicá-lo. A opção '--replacefiles' permite "forçar" a instalação. Remoção $ rpm -e <pacote> A remoção de um pacote pode originar problemas (se existirem outros pacotes instalados que dependem deste). Neste caso será mostrada uma mensagem de aviso; mais uma vez a opção '--nodeps' permite forçar a operação. Actualização $rpm -Uvh <pacote> Permite desinstalar uma versão e instalar outra, salvando as configurações do programa. Consultas Existem várias opções possíveis, por exemplo: $rpm -qa ==> Lista todos os pacotes instalados; $rpm -qi <pacote> ==> permite saber informações sobre <pacote>; $rpm -ql <pacote> ==> lista os arquivos de um pacote; $rpm -qR <pacote> ==> indica quais as dependências de um pacote; ... Estes são os comando que me parecem mais úteis mas, como habitualmente, podem obter mais informações fazendo na consola 'man rpm'. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
neon_prannock Posted July 7, 2006 at 06:09 PM Report Share #36872 Posted July 7, 2006 at 06:09 PM Eu, como tenho o Fedora Core 5, uso regularmente rpms. Mas uso mai através do yum e do yumex. Bom artigo. 🙂 http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted July 7, 2006 at 06:13 PM Author Report Share #36873 Posted July 7, 2006 at 06:13 PM Eu, como tenho o Fedora Core 5, uso regularmente rpms. Mas uso mai através do yum e do yumex. Bom artigo. 🙂 eu agora também já quase não uso rpm's, mas quando não tinha net... já agora, para quem usa Fedora, este é um dos melhores locais para encontrar rpm's: http://rpm.livna.org/fedora Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gurzi Posted August 4, 2006 at 01:08 AM Report Share #42097 Posted August 4, 2006 at 01:08 AM Instalei agora Linux, Fedora 5 e agora queria remover do sistema o rpm do xchat.. não sei se fazendo o que disseste vai dar problemas pelo que falaste podem haver ficheiros dependentes.. como sei isso ? como faço uma remoçao então completa e segura ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 4, 2006 at 01:50 AM Report Share #42103 Posted August 4, 2006 at 01:50 AM Instalei agora Linux, Fedora 5 e agora queria remover do sistema o rpm do xchat.. não sei se fazendo o que disseste vai dar problemas pelo que falaste podem haver ficheiros dependentes.. como sei isso ? como faço uma remoçao então completa e segura ? o xchat não tem nenhum ficheiro dependente, podes remover sem problemas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted August 4, 2006 at 08:48 AM Author Report Share #42113 Posted August 4, 2006 at 08:48 AM Instalei agora Linux, Fedora 5 e agora queria remover do sistema o rpm do xchat.. não sei se fazendo o que disseste vai dar problemas pelo que falaste podem haver ficheiros dependentes.. como sei isso ? como faço uma remoçao então completa e segura ? se houver algum problema é mostrada uma mensagem e o pacote não é removido. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted August 4, 2006 at 05:01 PM Report Share #42241 Posted August 4, 2006 at 05:01 PM Bom post Rui Carlos, parece fácil mas dá muito geito para quem inicia em Linux! "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts