Jump to content

Pacotes RPM

Rui Carlos
 Share

Recommended Posts

Os pacotes RPM's permitem instalar facilmente programas em determinadas distribuições Linux (baseadas no RedHat). Apesar de hoje em dia se usarem cada vez menos, são sobretudo úteis para quem não tem net em Linux. Neste texto vou indicar como manipular estes pacotes (através do gestor de pacotes rpm).

As principais operações que podem ser executadas são:

- instalação de pacotes;

- remoção de pacotes;

- actualização de pacotes;

- consultas.

Instalação

$ rpm -i <pacote>

Em vez de '-i' podemos usar '-ivh', que permite um melhor acompanhamente do processo de instalação.

Eventualmente poderão faltar dependências. Nesse caso devemos instalar primeiro as dependências e depois voltar a tentar a instalação deste pacote. Mas se quisermos instalar um pacote, mesmo sem as dependências, podemos usar a opção '--nodeps'. Este opção é útil quando temos dependências "cíclicas" (um pacote X precisa do Y e vice-versa), apesar de poder parecer estranho, já me aconteceu uma vez.

Se o pacote já estiver instalado será mostrada um mensagem a indicá-lo. A opção '--replacefiles' permite "forçar" a instalação.

Remoção

$ rpm -e <pacote>

A remoção de um pacote pode originar problemas (se existirem outros pacotes instalados que dependem deste). Neste caso será mostrada uma mensagem de aviso; mais uma vez a opção '--nodeps' permite forçar a operação.

Actualização

$rpm -Uvh <pacote>

Permite desinstalar uma versão e instalar outra, salvando as configurações do programa.

Consultas

Existem várias opções possíveis, por exemplo:

$rpm -qa ==> Lista todos os pacotes instalados;

$rpm -qi <pacote> ==> permite saber informações sobre <pacote>;

$rpm -ql <pacote> ==> lista os arquivos de um pacote;

$rpm -qR <pacote> ==> indica quais as dependências de um pacote;

...

Estes são os comando que me parecem mais úteis mas, como habitualmente, podem obter mais informações fazendo na consola 'man rpm'.

Eu, como tenho o Fedora Core 5, uso regularmente rpms. Mas uso mai através do yum e do yumex.

Bom artigo.  🙂

eu agora também já quase não uso rpm's, mas quando não tinha net...

já agora, para quem usa Fedora, este é um dos melhores locais para encontrar rpm's: http://rpm.livna.org/fedora

Instalei agora Linux, Fedora 5 e agora queria remover do sistema o rpm do xchat.. não sei se fazendo o que disseste vai dar problemas pelo que falaste podem haver ficheiros dependentes.. como sei isso ? como faço uma remoçao então completa e segura ?

se houver algum problema é mostrada uma mensagem e o pacote não é removido.