Jump to content

Recommended Posts

Posted

Instalar temas e ícones em XFCE 4.x

Para quem usa o Xfce, como qualquer outro utilizador de qualquer outro WM, precisa de modificar um pouco o seu desktop. Aqui vamos mostrar como instalar um theme xfwm4, um theme GTK e um pacote de ícones.

Antes de mais, aviso desde já que os themes Metacity do Gnome não são compatíveis com o Xxfce em qualquer das suas versões. No entanto, é possível o port de Metacity para xfwm4

Primeiro, vamos obter os temas e o pacote de ícones.

Os temas GTK podem ser obtidos em:

http://art.gnome.org/

http://www.gnome-look.org/

http://www.xfce-look.org/

Os temas xfwm4 podem ser obtidos em:

http://xfce-look.org/

http://themes.freshmeat.net/browse/964/

Os pacotes de ícones podem ser obtidos em muitos lugares, aqui ficam alguns:

http://art.gnome.org/

http://www.gnome-look.org/

http://www.xfce-look.org/

Cuidado para não selecionar nenhum Metacity theme!

Agora vamos copiar os 3 pacotes que escolhemos para uma directoria na pasta home. Neste exemplo vamos usar uma pasta denominada /home/user/mod

Agora, abre-se um terminal para digitar seguintes comandos: (Nota: em Xubuntu Dapper Drake 6.06 tive que fazer 'sudo su' para obter permissões root, pois vamos extrair os pacotes para uma directoria protegida, aconselho isto em todos os Ubuntu-based)

# cd /home/user/mod

Agora estamos na pasta mod, onde se encontra os pacotes para instalar

# tar -zxfv 'icones.tar.tar' -C /usr/share/icons

Com este comando descompactamos o pacote icones.tar.tar para a directoria onde se encontra os ícones (eu meti icones.tar.tar como um exemplo, lembro que deve ser colocado o nome correcto do pacote)

# tar -zxfv 'temagtk.tar.tar' -C /usr/share/themes

Agora descompactamos o tema GTK para outra directoria, que é onde se encontram os temas pré-definidos do Xfce

# tar -zxfv 'temaxfwm4.tar.tar' -C /usr/share/themes

Note que a directoria para o xfwm4 theme é a mesma que a do tema GTK , e que o nome usado é apenas um exemplo, bem como o directorio do utilizador (user)

Agora que temos os pacotes instalados, vamos trocar os themes e o ícones pelos que acabamos de instalar

Escolher ícones:

Aplicações -> Definições -> Gestor de definições -> Interface do utilizador -> Tema dos ícones

Escolher tema GTK :

Aplicações -> Definições -> Gestor de definições -> Interface do utilizador -> Tema

Escolher tema xfwm4:

Aplicações -> Definições -> Gestor de definições -> Gestor de janelas

Se algum tema parecer deformado ou com alguma textura fora do lugar, tenta reinicicar o X (ctrl-alt-backspace). Caso o problema permaneça, experimente ou tema.

By Linteam

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.