Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Drive de disquete (emulação em hardware)

Mensagens Recomendadas

Dotinho

Boas a todos, tenho umas máquinas que usam a drive de disquetes para guardar dados. o que já não é muito prático além que se estragam.

Então eu estava a pensar num sistema de flash, tipo pen e tentar emular uma disquete para o sistema da maquina puder gravar mais coisas de forma simples, mas já andei á procura no google e encontrei os pinout das drives, mas não encontrei o protocolo de comunicação, alguém sabe ou já encontrou?

Cmps

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Mas os programas simplesmente guardam a informação num local específico ou verificam se estão mesmo a escrever os dados numa disquete (ou estão a validar se a drive que estão a usar é uma drive de disquetes)?

PS: as pens também se estragam e também têm um tempo de vida útil limitado.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dotinho

É assim, aqui encontrei a lista dos pinos da flatcabel que liga na drive http://pinouts.ru/Storage/InternalDisk_pinout.shtml

O que quero é no mesmo cabo, ou seja retirar a drive fora, e ligar a um sistema que terei que fazer, mas que irá trabalhar com os mesmos comandos da drive de disquetes, mas no entanto não haverá drive, havera outra memoria.

Por exemplo, existe este tipo de conversor http://store.jvc.com/product.asp?Model=SDDR-21-01#features , mas o que quero é substituir a drive inteira por uma adptação a MMC ou pen ou serial eeprom.

Ou seja, já existe feito converter uma disquete em MMC, mas o que quero converter é a drive inteira, e não encontrei nada feito, por isso queria fazer...

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Dotinho, creio que compreendi o que queres fazer, mas não o porquê e muito menos o como.

Se a drive é o dispositivo físico que lê e escreve as disquetes, se ligares um desses dispositivos mmc/pen/etc. a fazer de conta que é a disquete que o programa usa, então a drive é irrelevante nesse ponto, dado que o programa escreve numa determinada disquete que está numa dada drive que é emulada pelo conversor mmc/pen/etc..

Não compreendo o que queres dizer, e muito menos a necessidade nem o porquê, de converter a drive inteira.

Eu não estou a dizer que não tens "razão" no que estás a dizer, mas parece-me que estás a tentar arranjar uma solução para um problema que não existe. Mas atenção, eu não tenho a mesma visão do problema que tu, por isso eu posso estar errado.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dotinho

Ora M6, vou tentar explicar de outra forma.

O que quero, é um dispositivo que use o mesmo interface da drive de disquetes, mas em vez de ser drive de disquetes, ser um cartão de memoria.

Visto que não encontrei nada, pensei em perguntar se alguém já tinha passado por algum site onde mostra o protocolo de comunicação entre a drive e o PC, de forma a poder eu construir esse dispositivo.

Entendes?

Em relação ao porque, onde eu trabalho, vendemos máquinas que usam disquetes para gravar dados, que por vezes os clientes usam disquetes velhas ou a funcionar e pifam-me a drives, e por outro motivo nunca fazem copias de segurança e ficam sem os dados.  Então quero apenas trocar a drive de disquetes por esse dispositivo, a vantagem, é que nã teria de alterar o software da máquina, apenas funcionaria normal, só que em vez de gravar numa disquete, grava num cartão de memoria.

cmps

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Peço desculpa não ter respondido antes, mas também conhecia o circuito que está no link que mostras, além de conhecer outros. No meu caso precisei de usar um circuito assim por causa de um automato que li e excrevia em diskette apenas.

O software para o circuito (firmware) por assim dizer, consegui arranjar na net, é OSS, bastou mandar um mail para o endereço que estava na pagina onde vi o diagrama do circuito.

Na pratica funciona lindamente. ;)

Cordiais cumprimentos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Dotinho, compreendi o que disseste na última explicação, estava alinhado com a ideia que tinha.

Como entretanto já resolveste o problema, deixo de "opinar" ;)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dotinho

M6 podes opiniar na mesma, porque na realidade o que está feito é para usar jogos de consolas que trabalham com disquetes, penso que vai dar trabalhar a adaptar para a minha situação.

Inclusive se vires bem, no fórum ate pedem para usar em todo o tipo de equipamentos, desde sintetizadores mdid ate maquinas de escrever que usam disquetes... eu acho interessante.

apocsantos foi no mesmo site que indiquei? é que deixei lá uma mensagem, parece um pouco parado. e podes-me enviar algumas das informações que tens? é que gostava mesmo de fazer esse upgrade ás minhas máquinas.

Luis Lourenço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.